Antigo Egito

22 de Outubro – Festival do Sol no Templo de Abu Simbel..

O templo de Abu Simbel construído no reinado do faraó Ramsés II, proporciona a entrada do sol em dois dias do ano: 22 de Fevereiro e 22 de Outubro. Nessas datas, o sol entra pelo templo iluminando a estátua do Faraó e de dois deuses solares a qual o templo foi dedicado: Re-Horakhty e Amun-Re. Ambos estão sentados ao lado do deus Ptah. O Festival é celebrado todos os anos e é um belíssimo espetáculo. Veja aqui um vídeo da celebração de 2010, clicando aqui.


Estátuas sendo iluminadas pelo sol no interior do templo de Abu Simbel – Acessado: http://www.flickr.com/photos/42613792@N08/3963389860/sizes/m/in/photostream/ em 20 de outubro de 2012.



Essa festa que ocorre todos os anos nessas respectivas datas são marcadas com muita música, alegria, fogos e um espetáculo de tirar o fôlego. Como pode ser visto no vídeo citado acima, a alegria contagia. Quem já presenciou o festival do sol no templo de Abu Simbel relata que a experiência é única. É preciso chegar cedo para garantir um bom lugar no festival, já que a procura é muito grande.

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo