Antigo Egito

Zahi Hawass ajuda Peru em repatriamento de 4.000 artefatos..

Ontem, Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades (SCA), recebeu uma carta do ministro peruano dos Negócios Estrangeiros, reconhecendo a cooperação e o apoio do Egito na recuperação de 4.000 artefatos que estavam na Universidade de Yale nos EUA.

O Embaixador Liliana Cino, sub-secretário dos Negócios Estrangeiros para a Política Cultural Internacional, manifestou o seu apreço e gratidão para com Hawass em nome do Ministro das Relações Exteriores, José Antonio García Belaunde e o país do Peru, por compartilhar suas experiências na repatriação de antiguidades egípcias. O Peru tinha promovido um relacionamento com o Dr. Hawass, durante a conferência da SCA sobre a Cooperação Internacional para a Proteção e repatriação de Patrimônio Cultural, em abril de 2010.

O Ministério das Relações Exteriores em Lima afirmou que a Universidade de Yale devolveria os artefatos ao Peru ameaçando tomar medidas legais contra o presidente da universidade. Em uma carta ao Hawass, o Embaixador Cino indicou que as principais peças seriam devolvidas ao Peru no final de 2011 e o resto dos objetos seria restaurado até o final de 2012, firmando assim um acordo entre as duas partes.

O presidente peruano Alan Garcia Perez liderou uma grande campanha de mídia contra a Universidade de Yale, em novembro, em uma tentativa de pressioná-los a retornar as antiguidades. Esta campanha, juntamente com outras táticas, mostrou-se muito eficazes em convencer a universidade à retornar os objetos.

O ministro peruano das Relações Exteriores tem discutido muitas preocupações relacionadas com o comércio ilegal de antiguidades com o Dr. Hawass, e ambos os países pretendem trabalhar juntos no futuro para combater esses crimes.


Fonte: www.drhawass.com

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo