Antigo Egito

Deuses Egípcios (Cosmogonia)

Como foi visto no link Religião Egípcia, a quantidade de deuses egípcios ao longo de toda a civilização era enorme, cada nomo possuía seus próprios deuses, mas com o passar do tempo e com a unificação do baixo e do alto Egito esse número caiu consideravelmente.

Há muitos mitos, e as divindades aparecem de formas bem diferentes em cada um deles, mas isso não significava algo contraditório para os egípcios, e sim algo que se completava.

A Cosmogonia faz parte dos primeiros textos sagrados egípcios. Cosmogonia é o termo usado para abranger as diversas teorias sobre as origens do universo de acordo com as mitologias. A maioria das teorias evolve uma força desconhecida e tenta explicar o que parece inexplicável. Os deuses eram divididos de várias maneiras e isso variava de lugar para lugar. As organizações que conhecemos eram as seguintes: as Enéades (nove deuses), as Ogdoádes (oito deuses) ou as tríades (três deuses). A mais popular e conhecida é a Enéade de Heliópolis. A seguir falaremos sobre ela e as demais.

Geb e Nut – Papiro de Wespatrashouty no Museu do Louvre – Paris

Enéade de Heliópolis (Principal)

Enéade é um termo grego para os nove deuses e deusas que eram a base de um dos mitos de criação do antigo Egito. O primeiro mito de criação vem de Heliópolis e incluiu nove divindades que surgiram do deus criador Atum (associado a Ré) e do deus dos oceanos primordiais, chamado de Nun. Atum fez Shu, deusa do ar, e Tefnut, o deus da umidade. Eles, por sua vez, fizeram Geb, deus da terra, e Nut, a deusa do céu. Geb e Nut eram os pais de Osíris, Set, Ísis e Néftis. Mais tarde a Enéade teve uma variação no número de deuses, chegando a ter até 15.

A Enéade de Heliópolis foi um dos três mitos que surgiram durante o Império Antigo na tentativa de explicar o surgimento do mundo. Foi desenvolvido pelos sacerdotes de Ré. A fonte mais completa que existe sobre a Enéade vem dos textos das pirâmides. Atum foi associado a Ré, e essa fusão era explicada pelos sacerdotes como um adicional de poder a Atum. Os principais mitos envolvem a Enéade de Heliópolis, que sem dúvida foi a mais popular em todo o antigo Egito.

A composição da Enéade era feita da seguinte maneira:

Atum-Rá, Chu, Tefnut, Geb, Nut (5 deuses)
Osíris, Seth, Ísis e Néftis (4 deuses)

Ogdóade de Hermópolis

O mito da Ogdóade originou-se em Hermópolis, um centro de importantes cultos para a religião egípcia. Acreditava-se que o deus sol nasceu lá, e os sacerdotes de Hermópolis alegavam que lá ocorreu o primeiro nascer do sol do mundo. A origem dos deuses variava, e existiam diversos mitos sobre isso. No início a Ogdóade era tida como uma força do poder egípcio; depois seus deuses foram tomando formas de animais. Com a evolução, os deuses passaram a ser agrupados em casais:

Nun e Nunet, o oceano primordial;
Hek e Heket, o infinito;
Kek e Keket, as trevas;
Amun e Amunet, o oculto;

Em outra versão do mito da Ogdóade, os oito deuses se uniram para formar o ovo cósmico que foi fertilizado por Amun quando ele ainda era uma serpente. No entanto há outro mito que diz que Amun botou o ovo cósmico, do qual eclodiu o deus sol.

Tríade de Mênfis

Mênfis era a capital do Egito no antigo Império e era conhecida por suas fortificações. PTAH era o deus principal, associado aos artesãos. Ele é representado mumificado. Sua esposa era a deusa cabeça de leão SEKHMET, que segundo os mitos atacou a humanidade em um momento de fúria e foi punida por Ré. Em seu aspecto mais doce, SEKHMET era a deusa da cura. Seu filho, Nefertum, era o deus da felicidade e estava associado à flor de lótus.

Tríade de Tebas

Na tríade de Tebas o deus principal era Amun. Ele aparecia de muitas formas, mais na maioria das vezes era retratado segurando um cetro e um ankh – que respectivamente significam “poder” e “vida” – e com uma coroa de duas plumas na cabeça. Amun era o deus do oculto/invisível. A esposa de Amun era MUT, cujo nome significa “mãe”, às vezes chamada de “mãe da terra”. Geralmente Mut era retratada segurando um cetro de papiro e com uma coroa dupla. O filho deles, KHONSU, era considerado o deus da lua, completando a tríade de Tebas.

Vale lembrar que no Império Novo Amun (Amon), deus local de Tebas, ganhou força e foi fundido com Ré (Rá), formando assim uma das divindades mais cultuadas: Amun-Ré. Ré, que era a manifestação do poder do sol, foi fundido com outras divindades ao longo da história.

Tríade de Edfu

Edfu está situada ao sul de Tebas e virou um importante culto durante a dinastia ptolomaica. HORUS, o deus falcão, era a divindade principal. O templo ptolomaico em Edfu é protegido por dois falcões esculpidos em granito preto. Hathor era a esposa de Hórus, e no templo há inscrições que falam do casamento de ambos. Seu filho, Harsomtus (“Hórus, o mais jovem”), foi ao mesmo tempo um ser humano, um falcão e a reencarnação do rei morto. Um de seus títulos era “Filho da Terra”.

Tríade de Elefantina

Era um grupo de três deuses adorados em Aswan, na ilha de Elefantina: KHNUM, deus carneiro que criou a humanidade modelando os homens como um oleiro; ANUKET (Anukis), a deusa que era guardiã da fronteira sul do Egito; e SATET (Satis), sua filha, deusa da catarata em Aswan. Durante alguns períodos da história egípcia, Satis foi considerada a esposa de Khnum.

Conheça os principais Deuses, clicando no link abaixo:

Principais Deuses do Panteão Egípcio.

Por que há tantas versões?

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– DERSIN, Denise. What Life was Like on the Banks of the Nile 3050-30 b.C. Publisher: Time Life Education, 2007.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

19 Comentários

  1. Lucas tudo bem?
    Tem como me indicar ou compartilhar comigo, informações sobre a Deusa Néftis?
    Um abraço.

  2. Olá tudo bem?
    Me chamo Rodolfo e sou fascinado pela historia e religião do antigo Egito, porém sei muito pouco sobre o assunto.

    Gostaria de saber e me desculpe se for uma pergunta muito estúpida de minha parte, se por acaso existe alguma ( BÍBLIA ) sobre a religião do antigo Egito, ou seja, algum livro ou informações sobre a historia completa desde a criação dos Deuses, do Mundo, de cada Deus e etc… Informações mais detalhadas entende?

    Ficaria grato se pudesse me fornecer alguma fonte que eu possa obter tal informação.

    Muito Obrigado adorei o site.

    1. Olá Rodolfo, tudo bom?! Não existe um livro que aborde toda a história completa. O que temos são informações de papiros, inscrições nos templos, sarcófagos e relíquias que ajudam a compreender a História. Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estou à disposição.

  3. Parabéns novamente. Vou divulgar seu site pois nas escolas estão ensinando muita coisa errada. Como fui para o Egito tentei explicar para meus alunos sobre os deuses mas seu site tem ajudado muito.

  4. Olá, Lucas Ferreira, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site, gostaria de sabe se você tem algum artigo que fale sobre a deusa Néftis?

  5. Olá, bom dia! Parabéns pelo site, é realmente muito bom. Gostaria de saber se há algum lugar onde eu possa baixar livros que falem mais sobre os deuses do Egito Antigo? Eu gostaria de ler mais sobre o assunto.

    1. Olá Ana, tudo bom? Fico feliz que você gostou do site. Eu tenho alguns livros (em inglês). Caso tenha interesse, me contacte pelo Facebook. Até mais.

  6. OI. BOA NOITE E PARABÉNS PELO TRABALHO E PELO SITE. PODERIAM INFORMAR-ME SE EXITE, TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS UM VÍDEO CHAMADO A HISTORIA OCULTA DO EGITO. ELE DA PRODUZIDO PELA BBC E APRESENTADO POR TERRY JONES. DE VEZ EM QUANDO ELE É TRANSMITIDO PELA TV ESCOLA MAS, NÃO CONSIGO ENCONTRÁ-LO A DISPOSIÇÃO EM PORTUGUÊS. PODERIAM ME AJUDAR?

  7. Olá!

    Agradeço a Lucas Ferreira pelo esclarecimento que o artigo dá sobre a crença do Antigo Egito: conforme os agrupamentos de deuses e suas regiões de influência/origem.

    Bem mais fácil de entender. Infelizmente essas explicações faltam nas instituições de ensino, mas que bom que iniciativas independentes como essa existem.

    Abraço.

    1. Olá Leonardo, tudo bom? Obrigado pelos elogios. Eu tento sempre achar alguma forma de descomplicar a mitologia egípcia, já que muitos não a entendem devido ao pensamento inicial de que as crenças eram muito contraditórias, mas na verdade são apenas complementares e que reforçam determinada ideia. Abraços.

  8. Estamos contrundo 3 pirâmides e buscando mais informações sobre a energia cósmica
    produzida por elas. Como buscar esta energia. As 3 pirâmides foram contruidas com bússolas de precisão e a obra está quase finalizada. Este site está sendo muito útil para nossas pesquisas e agradecemos pelo talento de quem o criou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo