Antigo Egito
Tendência

Faraós

O Faraó, nas primeiras dinastias, não era considerado um ser humano, e sim uma personificação dos deuses na Terra. Acreditava-se que ele era o deus Ré ou um de seus descendentes. Para os egípcios, quando o Faraó proferia alguma palavra, ela estava em sintonia com a lei dos deuses.

Os Faraós tinham a grande responsabilidade de manter a ordem no antigo Egito, tendo alguns deles fracassado.


“O Faraó é responsável pelo bem-estar do povo e toma sobre os seus ombros as preocupações dele, como o “bom pastor” do antigo Testamento – formulação conhecida também no Egito. Os reis procuravam também realçar o seu estatuto perante o povo, identificando-se com os deuses ou, alguns casos, autodivinizando-se, de modo a poderem mesmo ser representados no seu aspecto normal apresentado oferendas ao seus alter egos divinos, como está testemunhado no que se refere a Amenófis III e Ramsés II. Por fim, os faraós podiam ser divinizados depois da morte, mais segundo o modelo de indivíduos particulares divinizados do que como se fossem verdadeiros deuses. Assim, o rei não tinha um estatuto simples como deus ou homem. Em virtude do seu cargo, era um ser à parte e o seu papel era diferente, conforme o contexto em que atuava.” (BAINES; MALIK, 2008, p.210)

Os Faraós foram divididos em dinastias pelos estudiosos. O Egito, como já foi visto, era dividido em dois: o baixo Egito e o alto Egito. Nas primeiras dinastias, os Faraós do baixo Egito usavam uma coroa vermelha e os do alto Egito uma coroa branca. Havia também uma coroa azul que era usada em tempos de guerra.

Coroa Branca do Alto Egito (Hedjet)

Coroa Vermelha do Baixo Egito (Deshret)

Coroa da Unificação do Alto e Baixo Egito (Pschent)

Coroa Azul usada durante as guerras (Khepresh)




Os Faraós egípcios usavam coroas diferentes para ocasiões diferentes e para mostrar sua fidelidade a certos deuses associados a uma coroa. Abaixo veja outras importantes coroas utilizadas:


Atef – Coroa Branca com Penas de avestruz, Identificada com Osíris

Nemes – Cocar de Nemes continha listras azúis e douradas, A parte superior frontal foi levantada com o uraeus Wadjet e o abutre Nekhbet – A retratação mais famosa foi na máscara mortuária de Tutankhamon.

Hemhen – É uma forma mais elaborada da coroa Atef, é conhecida como a Coroa tripla de Atef. O termo surgiu durante a 18ª dinastia, foi vista pela primeira vez em uma imagem do faraó Akhenaton em uma tumba em Amarna.


Como viviam os Faraós?

Os Faraós tinham inúmeras esposas, mas apenas uma era a rainha, vindo dela o herdeiro ao trono do Egito. Como muitas crianças acabavam morrendo, os filhos das outras esposas eram treinados para o caso de haver a necessidade de assumirem o lugar do sucessor direto. Os casamentos reais eram geralmente feitos entre familiares, podendo o futuro Faraó se casar com a própria irmã, a fim de manter o sangue e a descendência dos deuses.

O Faraó era a ligação do povo com os deuses e tinha por obrigação garantir a justiça e o bem-estar a todos. No entanto, nem sempre isso ocorreu. Quando morriam, eram enterrados em verdadeiras obras arquitetônicas e muito do que sabemos sobre a religião egípcia provém das pinturas em suas tumbas.

Conheça a Cronologia de todos os Faraós do Antigo Egito Clicando Aqui.



Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.


Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/


Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

21 Comentários

    1. Olá Ana Luiza, tudo bom? O Faraó era visto como sendo a representação de Deus na Terra. Em alguns aspectos era visto como o próprio Deus. Os sacerdotes também tinham muito poder e influenciaram diretamente alguns governos. Espero ter ajudado. Até mais.

  1. AMEI O SITE POR MAIS QUE ALGUMAS DESSAS COISAS EU JA SABIA POR QUE ALEM DE SITES COMO ESSES HA TAMBEM DOCUMENTARIOS CMO A SEMANA DO EGITO NO HISTORY CHANEL MAIS AMEI E ME AJUDOU NO SEMINARIO

  2. Olá! Finalmente uma informação precisa que me esclareceu uma dúvida!
    Eis que estou escrevendo um roteiro de uma peça de teatro musical “O Príncipe do Egito”, baseando-me pela produção Disney e o filme “Os dez mandamentos”.
    Mas de uma forma simples a ser apresentada na igreja, sem fins lucrativos, nem participações de profissionais da área.
    Apenas uma inovação da igreja em transmitir passagens bíblicas.
    E… minha dúvida cruel foi quem recebeu Moisés do Rio Nilo e o adotou? Foi a esposa do Faraó Seth, como diz em algumas bíblias ou irmã do Faraó Seth, como diz em outras bíblias?
    Perguntei ao padre, a pastores e ao professor de história da escola que trabalho.
    Uns responderam segundo o que dizia em sua bíblia, outro se confundiu também como eu…
    Agora sim, a resposta: Os Faraós casavam com as irmãs, então Moisés era sobrinho e filho do Faraó Seth pelo que entendi! E portanto as bíblias estão corretas.
    Ufa! Informação precisa! Muito obrigada! Se me autorizar, posso publicar seu texto no meu blog? Óbvio que o relacionando como autor!

    Grata! Paula

    1. Olá Paula Cristina de Oliveira, tudo bom? Fico feliz que o site tenha ajudado você. Sinta-se a vontade para publicar o texto em seu blog. Quanto ao Faraó, eu desconheço que a Bíblia cite o nome dele. Até mais.

    1. Olá Vinícius, tudo bom? Eu não lembro dessa cena no filme “A Múmia”, faz alguns bons anos que o assisti. No antigo império, já existiam espelhos, porém conhecer algum “truque” ou sistema de uso é bem complicado. Eu desconheço qualquer relato sobre tal utilização. Até mais.

  3. Fala Lucas!
    Eu to com uma pequena dúvida.
    Em alguns locais eu encontrei a informação de que Quéops governou de “2589 a.C.” a “2566 a.C.”, mas em outros encontrei a informação de que ele reinou por volta de “2551 a.C” a “2528 a.C”.
    Você consegue me dizer por que as informações não batem, e qual é a verdadeira?
    Você também consegue me dizer de que a ano a que ano cada um dos faraós da IV Dinastia reinou?

    1. Olá Vinicius, tudo bom? Acho que a primeira pergunta é complementada com a segunda então irei responder aqui: Há muita divergência nas datas e cada autor defende sua teoria. Sabemos que nessa época a cronologia pode ter uma diferença de até 1 século e apenas posteriormente por volta de 664 a.C é que temos precisão. Isso também ocorre com as construções e principalmente com o complexo de Gizé da qual se tem no mínimo 5 teorias conhecidas sobre as construções envolvidas. Até mais

  4. Oi Lucas. Hoje vc respondeu a pergunta que eu havia feito sobre quando a grande Pirâmide começou a ser construída e quando ela foi terminada?
    Nela vc me disse que “Não se sabe exatamente quando ela começou a ser construída e quanto tempo demorou, mas acredita-se que tenha sido na 4ª dinastia por volta de 2.560 a.C e levado em torno de 20 anos.”

    Pelo que eu sei Quéops governou até 2.566 a.c! Minha dúvida é ele continuou a supervisionar a construção mesmo depois de seu governo ter acabado?
    E outra coisa vc sabe me dizer quando ele morreu?

    1. Olá Vinícius, tudo bom? Então, a representação que se tem de Khufu é uma pequena estátua que se encontra no museu do Cairo. (Muito linda por sinal) Nela, ele usa apenas a coroa do Baixo Egito, mas há inscrições que mostram ele como Rei do Alto e do Baixo Egito. Até mais.

    1. Olá Sarah, tudo bom? De nada! Fico feliz em saber que o site foi útil para você. Ate mais.

  5. Boa tarde,eu agradeço por ter escrito este contexto pois me ajudou muito.
    Obrigada pela ajuda.

    1. Olá Isabela, tudo bom? Legal saber que o site lhe ajudou, fique a vontade para aproveita-lo da melhor maneira possível. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo