Antigo Egito
Tendência

Agricultura Egípcia

A agricultura constituía a principal economia do Antigo Egito. As colheitas mais importantes eram de trigo e cevada. Contava com ferramentas e utensílios de grande importância como pás, foices, enxadas e aradores. O gado era marcado com ferro quente.

Utilizava-se também um shaduf, que é uma estrutura de madeira com um recipiente na ponta e um contrapeso na outra que ajudava a levar a água dos canais para os campos.

Cena de um jardineiro usando um Shaduf – Tumba de Ipuy em Deir-el-Medina, margem ocidental de Tebas.

Entenda Processo:

Todos os anos acontecia a inundação. O Nilo depositava uma camada de lodo nas terras, tornando-as férteis. Na estação do plantio, segundo BAINES; MALIK (2008, p.191) “Preparava-se a terra para a sementeira arando-a, o que era geralmente feito com bois, ou cavando-as com enxada. As sementes eram então espalhadas e utilizava-se o gado bovino, ovino ou caprino para as enterrar.”

Lavoura – Pintura na tumba de Sennedjem.

BAINES; MALIK (2008, p.191) continua:

Depois de cortadas, as espigas de cereal eram colocadas em cestos e levadas por homens ou por burros até à eira. A Malha era feita por meio de bois, ovelhas ou cabras, que faziam passar por cima das espigas, pisando-as até sair o grão.

Agricultores – Pintura feita na Tumba de Nakht.

Armazenamento:

Os proprietários de terra construíam celeiros para armazenar tudo que era colhido. Os celeiros basicamente eram constituídos de uma edificação de dois andares, onde uma escada dava acesso à parte superior, que continham entradas onde o cereal era despejado. Na parte inferior esse cereal era retirado por portas corrediças verticais. Os celeiros em sua grande maioria eram construídos lado a lado, mas também podiam estar nos fundos das residências.

Trabalho na Eira – Pintura na Câmara de Menna.

“As cenas da vida pastoril mostram a cobrição das vacas, o nascimento dos bezerros, a amamentação e a ordenha; há lutas de touros e cabras pastam entre as árvores e arbustos. Os donos dos estábulos inspecionam o gado bovino, cabras, asnos, ovelhas e as aves de cercado, inspeções nas quais recebem relatórios ao mesmo tempo em que contam as cabeças.” (BAINES; MALIK, 2008, p. 192)

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

99 Comentários

  1. ola. muito obrigado pela excelente explicação.

    Estou com bastante dificuldade em entender o comercio egípcio, especificamento o valor dos produtos em relação à outros e o valor da moeda egípcia. Gostaria de receber uma ajuda nesse problema.

    1. Olá sou consultor em armazenagem e as fontes que tenho e que a armazenagem teve um significado mais importante no periodo de Jose como governador, teria algum trabalho ou pesquisa de como era a armazenagem naquele tempo?

      1. Olá Raphael, tudo bom? Existe. Entretanto, as pesquisas estão em inglês. Se não for problema para você, posso te enviar pelo Facebook. Até mais.

  2. Gostei do site! Achei um conteúdo bastante produtivo, espero que um dia consiga realizar seus sonhos! Muito bem organizados os fatos. Até mais.

  3. Olá administrador!
    Torço pra que vc já esteja,morando,estudando no Egito.
    Sou apaixonada e estou sempre procurando sites que tenha histórias do Egito.
    Nice!

    1. Olá Eunice, tudo bom?

      Obrigado pelo carinho. Ainda não estou, mas os projetos com o antigo Egito estão a todo vapor.. hehe

      Att. Lucas Ferreira.

  4. Cara, eu to na faculdade de História e teu site ainda me ajuda para as provas, no caso agora, de História Antiga!

    1. Olá Vitor, tudo bom? Que legal saber que o site continua ajudando você! Boa sorte no seu curso! Até mais.

  5. nossa me ajudou muitooo! Esse site é um dos melhores q já vi até agora!! Continue assim!!!

  6. o conteúdo me ajudou muito nos meus estudos para prova de história.
    obrigado antigoegito.org

  7. Muito interessantes as informações.
    Sou aluna do 6º semestre de Serviço Social em SP. Meu Trabalho de Conclusão de Curso será sobre a transposição do rio São Francisco.
    Na internet, observei alguns sites que dizem que a transposição de rios começou no Egito Antigo.
    Você, por acaso, teria algum livo para me indicar que fale sobre esse mote?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá Carol, tudo bom? Quais sites você olhou? Eu desconheço qualquer livro que aborde o tema. Até mais.

  8. olá Lucas.
    estou escrevendo uma história que se passa no egito, para tal preciso fazer muitas pesquisas sobre os costumes da época.Você poderia me dizer quais eram os principais alimentos, quais eram as refeiçoes que faziam, tinha coisas como desjejum, almoço, jantar?
    seu site está de parabéns.
    obs quero um artigo sobre o templo de karnak e arredores, pode ser?

    1. Olá Carlos, tudo bom? Você entende inglês? Há excelentes materiais/artigos sobre os costumes da época que te ajudariam bastante em sua pesquisa. Se a resposta for sim, postarei aqui os artigos. Até mais.

      1. entendo suficientemente bem Lucas, além disso gostaria de saber se há um canal, site ou fonte para pronúncia de árabe, coisas básicas como terra, céu, fogo, água, nomes de objetos como espada, escudo entre outros.
        seu site tem sido de grande valia.
        ainda espero um post sobre karnak heim!

          1. Oi Lucas é só procurar por carlos eduardo passuello lima, a foto sou eu criança dando um “joinha”.
            Lucas preciso também de uma fonte de pronúncia egipcia, como pronunciar coisas simples como terra, fogo, espada, será que pode me indicar como conseguir isso, já procurei em tudo o que é site.
            Grato

    1. Preciso de imagens sobre esse texto, tenho um trabalho de história e curso no 6º ano, preciso de 10 imagens sobre objetos que eles usavam na agricultura, e imagens do trabalho deles na agricultura mas não encontrei nenhuma parecida.

      1. Olá Giovana Dickmann, tudo bom? As imagens acima não servem? No site você encontra outras imagens sobre agricultura. Até mais.

    1. Olá Ana Duarte, tudo bom? Legal que o site tenha lhe ajudado nos deveres de casa. Até mais.

  9. olha o tanto q eles faziam com aquela diminuta planície aluvial e veja o nada q se faz delas aqui no Brasil.
    é humilhante a falta de visão do pavo daqui.

    1. Olá Leo, tudo bom? Os egípcios foram incríveis! Eles tiveram a necessidade de evoluir a todo custo, ou era isso, ou então morreriam de fome. Já no Brasil, as civilizações antigas sempre tiveram tudo ao seu alcance e por isso não precisavam criar métodos de sobrevivência. Até Mais.

  10. Oi lucas adorei esse site.Pois me ajudou num trabalho de escola sobre os egipcios e entre els tinha agricultura.Tirei 10 mto obrigado por ter criado esse site!

    1. Olá Stefanny, tudo bom? Fico feliz que o site tenha sido útil para o seu trabalho. Até mais.

  11. eu adorei esse site e se você pudesse mandar umas informações sobre o Egito
    vou ficar muito grata
    obrigada pela atenção

    1. Olá Ingrid Julia, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. Eu posso te enviar informações sobre o Egito, mas preciso saber em qual área você deseja. Até mais.

  12. estou fazendo uma maquete de historia sobre o Egito e o Rio Nilo e se puder mandar umas dicas pelo meu E-mail ficarei muito agradecida.
    e esse site e ótimo!!!…
    beijos!!!
    Luiza!!!

    1. Olá Luiza, tudo bom? Que legal que irás fazer uma maquete sobre o Egito. Já enviei um e-mail para você. Até mais.

  13. oi lucas, estou precisando de uma ajudinha sua, eu preciso fazer um trabalho sobre Egiptologia e preciso de material apoio, como livros, voce pode me ajudar indicando livros para a minha pesquisa.

    Abraços e fique com Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo