Antigo EgitoHieróglifos

Introdução aos Hieróglifos

Como visto no link dos Hieróglifos Egípcios, eles podem ser escritos em colunas ou em linhas e a sua leitura inicia da esquerda ou da direita, conforme apontem os sinais.

Eles são sempre lidos de cima para baixo. No exemplo, vemos que os hieróglifos apontam para a direita, então a leitura nesse caso começará da direita para a esquerda. Caso eles apontassem para a esquerda, a leitura seria igual à nossa, da esquerda para a direita.

A escrita egípcia contém apenas consoantes e semiconsoantes e não possui espaços entre um hieróglifo e outro. Os escribas agrupavam os sinais a fim de deixá-los visualmente mais harmoniosos. Não sabemos como os egípcios falavam, qual era o seu sotaque e como pronunciavam as palavras, pois como os egípcios não escreviam vogais e o idioma não é mais falado não temos ideia concreta de como as conversas entre os antigos egípcios soavam.

Basicamente a escrita é formada por três tipos de sinal:

Fonogramas

São usados para representar os sons e estão divididos em três subcategorias de sinais:

Unilíteros (Representam uma consoante);
Bilíteros (Representam duas consoantes);
Trilíteros (Representam três consoantes).

Veremos essas três subcategorias mais à frente.

Um exemplo de fonograma bem conhecido é esse:

O sinal da coruja é um unilítero, tem o som de “M” e é usado para escrever palavras que tenham o som de “M”. Em egípcio a palavra preto é lida “kem”, e o sinal da coruja nesse caso é usado como um fonograma (complemento fonético) para escrever a palavra preto.


Ideogramas

São sinais que expressam uma ideia.

O sinal da coruja, por exemplo, é uma maneira de se referir a uma coruja sem ter que escrever as letras C – O – R – U – J – A. Nesse caso o sinal representa o que ele é. Então já sabemos que um mesmo sinal poderá ser um fonograma em uma frase ou um ideograma em outra, e isso dependerá apenas do contexto em que ele está inserido.

Determinativos

São sinais que determinam a que grupo pertence a palavra, sempre colocados no fim desta. Os egípcios usavam os determinativos para saber do que a palavra ou a frase se tratava, já que, por não existirem vogais, muitas palavras eram escritas da mesma maneira.

Veja alguns determinativos:

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– ALLEN, J. P. Middle Egyptian: an introduction to the language and culture of hieroglyphs. Publisher: Cambridge University Press, 2001.

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– BBC, Documentary. Chapter 6 – The Secrets of the Hieroglyphs (no Brasil: Capítulo 6 – O Segredo dos Hieróglifos)

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

– http://hieroglyphs.net

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

52 Comentários

  1. Olá Lucas Ferreira; saudações!
    Sou o Farias Israel. 65 anos Pernambuco. Não por acaso descobri seu site pesquisando história, arte, cultura e ciência egípcia para agregar conhecimento. Herdei do meu amado pai o gosto por esta antiga civilização, que; ao meu ver é tão mal entendida o quanto o é (no geral), mal interpretada. Principalmente no que diz respeito as suas crenças ou se preferir, espiritualidade. Com base em que tal escrita, após milênios, ainda hoje é estudada. Observei por suas respostas que é uma pessoa muito educada e de boa formação, social e acadêmica. Meus parabéns pelo site, e voltarei mais vezes a beber nesta fonte de conhecimento.
    A tempo> è imprecionante como um povo com um legado humano tão rico (arte, cultura, astronomia, matemática, arquitetura, filosofia, etc… possa ser tão (erroneamente?) classificado. Capazes de feitos que ainda hoje atestam um conhecimento tecnológico (desconhecido?) que nos impreciona e talvez não fôssemos capazes de imitá-los, seria justo uma atenção maior e livre da influência de jóvens conceitos herdados e adquiridos espelhados nas conclusões custumeiras de que eram, no que acreditavam, etc, etc, etc.

  2. Adorei bastante o artigo!
    Sou aluna de mestrado em Geofísica e tenho muito interesse em aprender história egípcia.
    Tenho interesse em aprender hieróglifo mas fico perdida por onde começa.

  3. Não consigo ver “egípcio antigo” uma vez que a língua falada há muito tempo no Egito é o Árabe!
    Embora o português falado no Brasil seja diferente do de Portugal ainda falamos português com
    sotaque brasileiro. Pessoalmente, compreendo que a língua de Mizraim ou Menés seja o egípcio!
    Mesmo apreciando a língua árabe com seus tons guturais quase aramaicos são no entanto fonética
    semita enquanto o egípcio (que chamam de “antigo”) é simplesmente camita. Perdoe a um fraco
    estudante do hebraico, que sou eu mostrando uma opinião.

  4. Boa tarde, Lucas! Estou tentando encontrar o hieróglifos que representante a palavra pão ou trigo, também como ficaria sua escrita com sistema alfabético que conhecemos. Achei a expressão Farro ( trigo dos deuses?), Ainda não bem isso que procuro. Podes indicar uma fonte onde eu possa pesquisar mais.
    Grato.,

  5. Gostaria de saber como se escreve ” mesmo que com o sacrifício da própria vida” nesse idioma.

  6. Olá, minha mãe achou em um bazar uma pulseira, ela adorou e está usando consigo, porém não consigo localizar nenhuma tradução ou significado. Você conseguiria me ajudar?

    Segue o link: ( https://photos.app.goo.gl/S8LTQ3PXBWxTBeUc8 )
    Ela está se interessando bastante, e até está agendando um passeio no museu egípcio em curitiba.

    1. Olá Vin, tudo bom?! Me parece que o artesão tentou escrever o nome “Pamela”. Espero ter ajudado. Até mais.

      1. Estou rindo muito! Muito Obrigado, de qualquer forma irei leva-la no museu e apresentar mais sobre a cultura!

  7. Olá, sou estudante de Engenharia Civil e apaixonada por história em geral, especificamente Egito antigo e Grécia antiga, tanto no que se refere as construções quanto costumes, deuses…Enfim, quero aprender um pouco mais sobre hieróglifos e deuses do Egito antigo, tem como vc me indicar alguns livros sobre o assunto. Obs. Não tenho redes sociais, apenas e-mail.

  8. Olá tudo bem, gostaria da ajuda para escrita de nomes próprios em hieróglifo.
    Pode me
    Passar WhatsApp? Não tenho Facebook.

  9. Boa tarde Lucas, meu nome é Crispim Anjos e no trabalho de conclusão de curso que estou fazendo (TCC), falo um pouco sobre os egípcios bem como sua escrita. Posso usar as imagens do seu site para por no meu tcc? Claro, que vou dar os créditos das imagens informando a fonte. Eu estou desenvolvendo um trabalho sobre a escrita pictográfica.
    Aguardarei seu retorno!
    Pax et Lux!

    1. Olá Crispim, tudo bom?!

      Que legal! Pode usar sem nenhum problema. Sucesso no TCC.

      Até mais.

      1. Olá me chamo Rafaela é só apaixonada pela cultura egípcia dez dos meus 9 anos hj tenho 13 é seuli um pouco mais sobre essa cultura gostaria de aprender mais?

  10. E aí amigo, já está morando e trabalhando no Egito? Estou concluindo História e procurando uma pós em História Antiga aqui em SP mas não tem (até tem, mas vinculada à USP) e aí é só pra quem tem $$$. Só achei uma. Achei outra de Arqueologia e Cultura, pós lato sensu também, mais em conta. Já mestrado pretendo mas vou de pós primeiro. Recomendaria alguma em específico?

  11. oi por favor quero saber como se fala oi no egito e um trabalho de escoklaa se poder fala hj pois tenho que estrega o trabalho amanha obrigado

  12. Olá, também adoro a história do Egito antigo…gostaria de sua ajuda para escrever OBRIGADO em Hieróglifos se é que eles tinham esse conceito do agradecimento por escrito. Estou comemorando a entrada de seis anos do meu Blog: http://www.alegriaeabundancia.blogspot.com e como está “bombando” no mundo todo quero fazer agradecimentos em vários idiomas…pensei em começar com o do Egito Antigo (ou o equivalente a um possível OBRIGADO). Grata. Verônica Böhme, Física, escritora e poeta

    1. Olá Verônica, tudo bom? Muito legal seu blog. Os egípcios já tinham palavras para expressar gratidão. Me adicione no Facebook para que eu possa passar elas. Até mais.

        1. Olá Adrielle, tudo bom? Me adicione no Facebook que fica mais fácil para eu te enviar. Até mais.

  13. Conversa iniciada – 23 de outubro
    Priscila Branca Vieira
    23/10/2013 10:00
    Priscila Branca Vieira
    Oi, gostaria de uma ajuda, eu fiz uma tatuagem com números egípcios, demorei ums 2 anos,pesquisando pra saber se realmente era esse tipo de ” hieroglifo”, esta correto, pelas minhas pesquisa, pela net e livros aparentemente sim, porem se não tiver já fiz minha tatuagem kk, gostaria de ajuda para escrever o Nome do meu filho em egpício, na forma de hieroglifo tb, porem não consigo confiar nas escritas pesquisadas pela internet, por livros ha vários…. e não consigo decifrar a forma de escrita….. o Nome do meu filho é “Adrian Samuel”, vcs poderiam me ajudar a saber como seria o correto, ou vcs teriam uma fonte de estudo,livro site, que seje aprofundado para pesquisa , pois por ser nome e ser masculino,alguns sites dizem que tem que colocar um “boneco, menino” para descrever o que seria….
    Por favor, o que souber para me ajudar agradeço desde já,pois pegar letra por letra do alfabeto egípcio não estaria correto o nome dele….
    Obrigada novamente, espero retorno, positivo ou não

    1. Olá Priscila, tudo bom? Essa conversa em 23/10 foi realizada aonde? Eu posso te ajudar sim. Me adicione no Facebook para conversarmos melhor. Até mais.

  14. Oi Lucas tudo bem? Pode me auxiliar por favor?! Eu abri o link do editor de hieroglifos que passou em um dos comentários, mais acredito que não seja especifico para o que eu quero. Gostaria de fazer uma tatuagem em homenagem ao meu pai, mais com hieroglifos que significasse isso “filha de um pai amoroso” ou dedicado. Agradeço desde já pela atenção.

    1. Olá Anny, tudo bom? O Editor é apenas para escrever em Hieróglifo, mas para isso você precisa conhecer os símbolos sagrados e seus significados. Me adicione no Facebook e eu te passo a frase em Hieróglifo. Até mais.

  15. Adorei! Também sou uma apaixonada pelo Egito, bem, pela Grécia e Roma também… Mas está magnífico, parabéns…

  16. Parabéns pelo site! Acho que eu, e muitas outras pessoas que querem descobrir um pouquinho mais do lindo passado do Egito acabam lendo alguma coisa ou outra aqui.
    E, abusando da sua boa vontade, teria alguma chance de receber uma ajuda para traduzir 2 ‘documentos’? Minha avó foi para o Egito e me trouxe 2 papiros pintados de lá, e gostaria muito de saber o que esta escrito. Identifiquei alguns deuses, mas a parte escrita.. sem chances. hahaha.
    Obrigado pela atenção.

    1. Olá Bruno Gabriel, tudo bom? Então, eu estou com pouco tempo ultimamente, mas posso olhar os hieróglifos caso você não tenha muita pressa. Envie-os para meu e-mail: [email protected]

      Att. Lucas Ferreira.

  17. Ola, tudo bom? Eu gostaria que você por favor fizesse um tutorial mostrando como usar o editor de hieroglifos.

    1. Olá Icaro, tudo bom? Desculpe a demora para responder, eu estava no Egito e a internet lá estava de difícil acesso. Você quer um tutorial de qual Editor? Abraços.

  18. Lucas, tudo jóia? Gostaria que me ajudasse a descobrir..rs
    A escrita cuneiforme e os hieróglifos são exemplos de fonogramas? Acho que não né? É uma questão de exercício da faculdade, ficaria mt grata se pudesse me explicar. Um abraço!

    1. Olá Milena, tudo bom? Sim, Tanto na escrita Cuneiforme como nos Hieróglifos temos fonogramas, que são sinais/símbolos que representam sons. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar. Até mais.

  19. Parece-me que no idioma Cuneiforme os determinativos são colocados no início da oração.Eles ajudam bastante para se evitar algumas ambiguidades!

    1. Olá Ivan, tudo bom? A escrita cuneiforme é um termo que se usa para determinados tipos de escrita que utilizavam de uma cunha. Eu não saberia te dizer se todos os sistemas cuneiformes utilizam determinativos no início de uma frase, mas nos Hieróglifos egípcios os determinativos são colocados no fim das palavras para indicar a qual grupo elas pertencem. Até mais.

  20. Olá!!! adorei,muito legal!! mas, vc vai colocar mais hieróglifos para nosso conhecimento?! rsrsr…abraços

    1. Olá Alessandra, tudo bom? Sim, já tenho duas postagem prontas sobre hieróglifos que estarão no ar em breve. Até mais.

  21. Oi Lucas tudo bem?então to procurando algum tempo a tradução de um pingente egipsio
    q tem estes mesmo Hierógrifos ai de cima tem como me traduzir o que significa para mim por favor quero muito saber.
    Desde já obrigada!

    1. Olá Erika, tudo certo e você?. O primeiro texto acima é o nome de “Cleopatra”. Até mais.

  22. Olá, Lucas. Muito legal suas publicações sobre hieróglifos. Já leu algo sobre a Margaret Bakos? Ela é professora no RS e lê e escreve com essa escrita incrível. Também sou de SC e faço história na udesc. Espero também me especializar em Egito antigo. Sucesso pro site! abraço

    1. Olá, Fábio. Conheço ela sim, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro que ele escreveu sobre hieróglifos. Que legal que eis de SC também. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo