Antigo Egito

A batalha entre Hórus e Seth

Como visto no mito de Ísis e Osíris, Seth, irmão de Osíris, o assassinou para ficar com o seu trono. Hórus, não conformado com tamanha injustiça, resolveu travar uma batalha contra Seth para ter de volta o trono que era de seu pai, Osíris.

Hórus e Seth montaram um verdadeiro exército para a batalha e diversos confrontos sangrentos duraram por muito tempo. Em um último combate, Hórus encontrou Seth no meio de seu exército e o atacou. Seth tentou fugir do local e Hórus não o deixou escapar, travando assim outro duelo em que, dessa vez, Seth arrancou um olho de Hórus.

Representação da batalha de Hórus e Seth – criado por Red-Flare

A batalha não teve um vencedor e poderia durar por milhares de anos. Vendo isso, os deuses resolveram interromper os sucessivos confrontos e chamaram ambos para o tribunal. As batalhas não pararam. Ísis, que era irmã de Seth, em uma das batalhas sentiu pena dele, abrindo um espaço enorme para a fúria de Hórus, que como resposta arrancou a cabeça de sua própria mãe. Thoth, o deus da escrita, interveio no conflito curando Ísis, Seth, Hórus e dando início à sessão de julgamento. Uns defendiam que Seth deveria ser o governante do Egito por ser mais velho que Hórus, enquanto outros defendiam que Hórus seria o legítimo dono do trono, já que era filho de Osíris e Ísis. Thoth então decidiu que o justo seria Hórus governar o Egito (há algumas variações da sentença).

“O personagem Hórus desempenha papel de destaque na civilização egípcia. A lenda sobre ele, no entanto, não é totalmente conhecida. Segundo alguns relatos Hórus nasceu pouco depois da morte de Osíris. Segundo outros, depois da ressurreição de seu pai. Também existem diferentes versões sobre o combate com Seth. Aliás o resultado dessa batalha variou ao longo de toda a história egípcia. A narrativa mais antiga chega à partilha do Egito entre Hórus e Seth. Mais tarde, no Novo Império, Hórus é apresentado como o deus soberano que unificou o país. Assim, os faraós são considerados descendentes de Hórus. Sua coroa, o pschent, reúne o branco e o vermelho, a cobra e o abutre, representando o delta e o alto Egito. Portanto esse relato mítico contaria as origens do Egito e sua unificação…” (QUESNEL, 1993, p.17)

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Sites / Referências:

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

27 Comentários

  1. Olá, estou elaborando um tcc e com isso estou criando uma coleção de moda com referências nos hieróglifos egípcios. Agradeceria muito se puder me ajudar.
    Até mais.

    1. Olá Rafael, tudo bom? Que legal! Posso ajudar, me Adicione no Facebook para conversarmos. Até mais.

    2. Procure alguma Ordem Rosacruz AMORC para lhe ajudar também ou se for possível visite o Museu egípcio curitiba.

    3. A história egpicia simplesmente simbólico na verdade essa batalha e dentro de nós mesmos os nomes dos personagens são simplesmente para narrar nossa luta interna

    1. Olá Vanessa, tudo bom? Sim, Seth é irmão de Osíris. Onde você leu que era irmão de Rá? Até mais.

    1. Olá João, tudo bom? Eu posso te enviar alguns livros sobre o tema. Me adicione no Facebook. Até mais.

      1. ” Ísis, que era irmã de Seth, em uma das batalhas sentiu pena dele, abrindo um espaço enorme para a fúria de Hórus, que como resposta arrancou a cabeça de sua própria mãe” no texto acima

  2. Ola eu queria saber mais sobre o mitologia as crenças e o mundo místico egípcio e a arquitetura grato se. Me responder.
    Obrigado

  3. Olá
    Gostaria de saber mais sobre os deuses egípcios, mais especificamente sobre o Hórus, Seth, Osíris, ísis,e Anúbis.
    Você teria algum livro para me indicar?

    Grato

    1. Olá Robson, tudo bom? Tenho alguns bons livros sobre a mitologia egípcia. Me adicione no Facebook para que eu te envie. Até mais.

      1. Opa tudo bom?Por favor, passa-me o link do seu facebk pra poder pegar livros com vc.

        Eu ostaria de algum livro que contasse detalahdamente a historia de Horus.

        1. Ola Tomas, conheço livros tambem que explica o significado de Seth Matar Osiris e Seth arrancar o olho de Horus, tudo isso é simbolico posso te passar local de uma palestra publica sobre os Misterios do Antigo Egito (27) 99961-2012 somente chamar no zap

  4. Amo o site, parabéns! Gostaria de alguns livros para que eu pudesse me aprofundar ainda mais nessa bela e incrível história.

  5. Essa historia citada acima é a verdadeira corrente, ou seja Seth segundo os Egipcios matou seu irmão para tomar seu trono e etc…Mas há muito mais misterio em cima desse mito…eu chego a afirmar que isso realmente aconteceu…há alguns arqueólogos que afirmam que esse relato faz parte de uma cultura muito mais antiga que a cultura egipcia, onde afirmava que no céu está gravado o realto de um conflito cósmico entre o bem e o mal. Órion a constelação que represente um deus egipcio está voltada para Taurus, acredita-se que numa epoca muito distante os homens criam nesse mesmo relato descrito nas estrelas.

    1. Olá Rubenildo, tudo bom? Existe muitos egiptólogos que acreditam que os “deuses egípcios” foram, em algum momento, personagens históricos. Até mais.

  6. O que eu acabei achando mais engraçado é que, meu professor de História, disse para mim e aos meus colegas que Osíris era a representação do Sol e Isis da Lua, e que Hórus era quem foi assassinado, mas pelo deus Cobra se não me engano. A parte em que Isis junta seus pedaços, ele disse que ela passou 27 (vinte e sete) dias fazendo tal coisa, e que depois ele acabou desmembrando -se novamente. E que era por isso que a fase da lua resumia-se em 27 (vinte e sete) dias. Eu não sei exatamente dizer se ele não queria assustar meu colega, que usava uma blusa com o slogan: OSÍRIS, dizendo que ele fora regente do submundo juntamente com Anúbis, ou se possivelmente existe essas duas versões ou, até mesmo, uma única versão: a que Osíris representava o Sol antes de sua morte e, após sua ressureição, tornou-se deus do submundo juntamente com Anúbis.

    1. Olá Gabriela, tudo bom? Há variações dos mitos egípcios e alguns tem muitas versões. Até mais.

        1. Olá Fernanda, tudo bom? Horus era considerado a personificação do bem (vencedor) e Seth era visto como do mal (perdedor). Entretanto, isso não ocorreu em toda a história egípcia. Até mais.

  7. Ola obrigado pelo livro. Tenho 2 perguntas a primrira e tem alguma explicacao sobre o fato ocorido quando a tumba de tutancamon foi a berta chamao de maldicao do farao ali foi verdade? E como posso me tornar um pesquisador como vc? Obrigado e ate.

    1. Olá Danilo, tudo bom? A versão contada da “Maldição do Faraó” foi mais uma jogada de marketing do que qualquer outra coisa. Há alguns livros e artigos que podem te auxiliar sobre o tema. Existem vários meios de se tornar um pesquisador em História Antiga, mas acredito que isso depende muito do que você busca para a vida. Caso queira conversar mais a respeito, me adicione no Facebook. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo