Antigo Egito

Os Artesãos Egípcios

Os artesãos eram pessoas que não trabalhavam nas lavouras ou em outras atividades. Eles, juntamente com os escribas, conseguiram deixar o legado que conhecemos hoje. Desde artefatos pequenos até os maiores, os artesãos foram os responsáveis por toda a beleza decorativa do antigo Egito. Usavam instrumentos que foram retratados em pinturas e que resistiram ao tempo, como formão, machado, serra, arco, entre outros.

Formavam uma classe de minoria, e a profissão costumava passar de pai para filho. O aprendizado era feito ainda na infância, pois precisavam ter experiência para trabalhar com as ferramentas de pedra, bronze e cobre e tinham que dominar as regras rígidas da arte. No destaque da carreira, os mais habilidosos eram selecionados para trabalhar exclusivamente para o Faraó e para a nobreza. Os que não conseguiam esse destaque acabavam trabalhando nas cidades e produziam artefatos para a população local.

Artesãos – Pintura da tumba de Nebamun.

“Nos relevos e pinturas das tumbas há cenas interessantes com a fabricação de objetos por obra de artesãos que revelam um surpreendente conhecimento técnico: ourives que pesa ouro, carpinteiros dando os últimos retoques nos símbolos Djed de madeira […] As representações incluem frequentemente outros artesãos, como por exemplo, escultores (a escultura das estátuas era considerada mais um artesanato do que arte), carpinteiros, seleiros, ceramistas, escultores de vaso de pedra, cordoeiros e telheiros.” (BAINES; MALIK, 2008, p.194)

Aldeia de Deir el-Medina atualmente.

Trabalhavam em equipe dentro de oficinas anexas aos templos ou nos palácios dos nobres. Quando eram requisitados para trabalhos de longa duração, eles se mudavam para aldeias perto das grandes obras por uma questão de logística. Em Deir el-Medina, perto de Tebas, encontra-se a aldeia dos artesãos que construíram o Vale dos Reis. Alguns deles eram tão importantes que tinham suas próprias tumbas decoradas. É possível ver nas tumbas dos nobres diversas referências a essa classe de trabalhadores.

Um dos mais belos objetos feitos pelos artesãos egípcios; a máscara funerária de Tutankhamon.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

42 Comentários

    1. Olá Anna Carolina, tudo bom?! A principal função do artesão era produzir arte sagrada e/ou cotidiana. A principal função dos camponeses era a agricultura. Lembrando que o assunto é mais complexo e que envolve épocas diferentes. Espero ter ajudado. Até mais.

  1. Para trabalhar a obsidiana na estatueta de Senuseret III (cabeça – Fundação calouste Gulbenkian) que ferramentas terão utilizado os artesãos egipcios para executar a peça?
    1860 A.C.?
    Agradecendo antecipadamente a sua generosidade.

  2. Oi boa tarde! Me chamo José, e estou precisando d ajuda, arespeito d diversas coisas sobre o Egito, exp… a lei da frontalidade, nas pinturas.

  3. Pela imagem dos artesãos egípcios, pode – se ter uma ideia da negritude dominante no antigo Egito. Administrador, muito obrigado por expor imagens como elas realmente são (sem clareamento). Isso mostra que você é um profissional sério 🙂

    1. Olá Henrique, tudo bom? Nosso intuito é mostrar as evidências arqueológicas. O site não tem como objetivo tomar partido sobre a questão. Até mais.

    1. Olá Gislane, tudo bom? Basicamente os artesãos se destacavam por suas habilidades. Os melhores trabalhavam diretamente para o Faraó e a Nobreza. Se você quiser mais especificações sobre a profissão, posso te enviar um livro (em inglês) que fala sobre os artesãos egípcios. Até mais.

  4. Olá, tenho um trabalho de faculdade sobre a arquitetura do Egito e gostaria de saber se vc pode me ajudar me respondendo como é que era a arquitetura dos palácios do faraó. Obrigada.

  5. Queria saber qual e os materiais eram usados para fazer as esculturas e os objetos do antigo egito e como era feito

    1. Olá Anderson, tudo bom? Eles eram feitos dos mais variados materiais, como lápis-lazúli, turquesa, ouro e madeira. O material mais popular era a Faiança, uma espécie de massa que precisava passar pelo processo de vitrificação, ou seja, era levada ao fogo diversas vezes. Até mais.

        1. Olá Vitor, tudo bom? Basicamente toda a sociedade trabalhava. Até mesmo os nobres tinham suas funções administrativas. Cada qual em sua área. Até mais.

    1. Olá Ellen, tudo bom? Com certeza, o antigo Egito é fascinante e desperta o interesse de muitos. Até mais.

    1. Olá Natalia, tudo bom? Realmente é um lugar fascinante e o sonho de muitos é conhece-lo. Até mais.

  6. Gostaria de saber o nome e a história de pelo menos dois pintores egípcios, suas obras, características das suas esculturas e etc.

    1. Olá Tatiana, tudo bom? Não intendi muito bem a sua pergunta. Você gostaria de saber o nome de pintores egípcios atuais? ou de pintores no Antigo Egito? Se for no antigo Egito, ha pouca informação das pessoas que fizeram as pinturas ou esculturas. Até mais

    1. Olá. Seja bem vindo. O site trás um pouco sobre os antigo egípcios. Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para perguntar. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo