Antigo Egito

O Comércio

O Comércio

No antigo Egito, o comércio era feito entre os egípcios e também entre outros povos. O comércio exterior era organizado pelo Faraó, que ficava responsável por comandar as expedições. Geograficamente o Egito era favorecido e mantinha negócios com algumas ilhas gregas, com a África e com a Ásia. Utilizava-se como câmbio a troca de mercadorias.

Os principais produtos que os egípcios exportavam eram ouro (muito requisitado por outros povos), papiro, linho, trigo e artefatos feitos pelos artesãos.

Ourives, marceneiros, joalheiros e gravadores trabalhando em artefatos para o comércio – Tumba de Nebamun e Ipuky: 18ª Dinastia.

Para DAVID (2003, p.300):

Os egípcios consideravam seu próprio país como o centro do mundo e, embora tivessem comércio e negociações com outras terras para a obtenção de matérias-primas que eram escassas ou inexistentes no Egito, aparentemente não tinham grande desejo de explorar ou viajar para o exterior. Eles preferiam se concentrar no comércio local.

Soldados Egípcios na expedição a terra de Punt, Pintura no templo Deir el-Bahri.

Uma dessas viagens foi para Punt. A expedição está representada no templo de Deir el-Bahari. Hatshepsut era amante das especiárias oriundas dessa terra e enviou para lá uma expedição. O objetivo era trazer árvores de incenso e mirra para que fossem plantadas em solo egípcio. Punt era conhecida por suas variadas riquezas. Animais exóticos, ébano, marfim, incenso e mirra eram abundantes e despertavam o interesse dos egípcios.

Este relevo mostra árvores de incenso e mirra obtidas pela expedição de Hatshepsut à Punt.

As três principais áreas de comércio e atividade comercial foram centradas no porto de Byblos na costa da Síria através do qual eles obtinham madeira de boa qualidade; Núbia, ao sul do Egito, fonte de granito, pedras semi-preciosas, ouro e vários produtos exóticos; e Punt, a misteriosa terra ainda não identificada para o qual navegaram ao longo da costa oeste do Mar Vermelho, onde conseguiam incenso e mirra para seus templos. (DAVID, 2003, p.300)

Sem dúvida a ida a lendária Punt pela rainha Hatshepsut foi um dos pontos altos no comércio egípcio. A expedição foi recebida pelo rei Perehu, e a rainha, Ety, representada como uma senhora obesa. Depois de um banquete, os barcos foram carregados com os produtos. A viagem parece ter sido tranquila e de cunho agradável para ambos os lados.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– DAVID, Rosalie. Handbook to life in ancient Egypt. 2 Ed. New York: Facts On File, 2003.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

24 Comentários

  1. muito obrigado me ajudou a fazer um bom resumo no trabalho de história que peguei o tema economia

  2. ola Gostei muito do seu artigo,pois faço incensos artesanais, incensos Cris se vc gosta de uma olhada.

  3. boa tarde ! vou realizar uma feira internacional na faculdade sobre o Egito e gostaria de mais informações sobre a forma de negociação no local poderia me ajudar ?

    1. Olá Katia, tudo bom? Que legal! Posso ajudar. Me Adiciona no Facebook para conversarmos. Até mais.

  4. Ola as grandes trocas eram feitas com grandes mercadores gregos conforme o texto em alusao. passe bem

  5. eu queria saber se por exemplo se exportavam outrs coisas ou se outras profissões também participavam do preparo ou da exportaçao do comércio

    1. Olá Thomas, tudo bom? Sim, muitas coisas eram exportadas, sendo que as principais estão citadas no texto. Até mais.

  6. Nossa cara, muito obrigado,me ajudou bastante. O texto está bem explicado, bem resumido e com um ótimo conteúdo… Espero que continuem com o ótimo trabalho que veem fazendo. 😉

  7. Oi, gostaria de saber se você poderia escrever sobre como os povos antigos visualizaram os povos de hoje e qual o impacto isso exercia na vida deles? Me ajudaria muito, preciso desse conteúdo para um trabalho escolar do 6. ano, ainda não comecei, não tive ideias de como iniciar. Vi que, escreve muito bem, e iria tirar somente algumas bases, para efetuar..
    Acho que não é de sua área, mas creio que, sua formação é em História, não? Já me ajudaria de alguma maneira.Obrigada desde já!

    1. Olá Laryssa, tudo bom? Não entendi a sua pergunta. Como os povos antigos previam o futuro? Até mais.

    1. Olá, o problema foi resolvido. Era uma proteção do próprio sistema, mas o mesmo foi desativado. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo