ImagensLivros

Atualizado: Tatuagens (Tattoos) inspiradas no antigo Egito

A tatuagem já era uma prática conhecida no antigo Egito. Alguns achados arqueológicos mostram múmias tatuadas e, de modo geral, as pessoas que se identificam com a cultura egípcia tendem a marcar seu amor na pele.

É muito comum eu receber pedidos de egiptomaniacos que querem tatuar alguma inscrição mas não sabem, se o que elas tem em mente, está dentro do contexto. Pensando nisso, resolvi criar essa área onde será publicada imagens de tatuagens com a temática. Se você tem uma tatuagem com alguma arte egípcia e gostaria de ver ela aqui no site, envie para o e-mail: [email protected].

Quer APRENDER a ESCREVER seu NOME em Hieróglifos EGÍPCIOS da mesma forma que um ESCRIBA fazia? Clique Aqui!

 

Últimas atualizações (usuários):

21/07/2018: [email protected] (Fernanda Carbonieri – enviada por e-mail)

21/03/2018: [email protected] (Karla Romero – enviada por e-mail)

23/02/2018: [email protected] (Lucas Collito – enviada por e-mail)

09/01/2018: [email protected] (Marcus Viana – enviada por e-mail)

17/09/2017: https://www.facebook.com/lumadegarcia

24/03/2016: https://www.facebook.com/Gihmagbiscuit

11/01/2016: https://www.facebook.com/sr.lucaslopo

08/12/2015: [email protected] (Marcos – enviada por e-mail)

15/07/2015: https://www.facebook.com/izerodrigues

28/03/2015: https://www.facebook.com/wagnernowaski

05/02/2014: https://www.facebook.com/rafael.minatto

24/01/2014: https://www.facebook.com/ktiacardoso1

28/11/2013: https://www.facebook.com/sika.diol

10/11/2013: https://www.facebook.com/pam.jesus

25/09/2013: https://www.facebook.com/anny.daniel.58

17/07/2013: https://www.facebook.com/san.antunes.1

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

62 Comentários

  1. Quero tatuar o olho de Hórus. Mas estou com uma dúvida. Qual a diferença entre o Olho de Hórus para o o Olho de Rá? É o mesmo desenho?

    1. Olá Arthur, tudo bom? Inicialmente era visto como sendo o mesmo “desenho”. Posteriormente, o olho de Rá ganhou outra representação; disco solar e uraeus (serpente). Possivelmente sua dúvida remete ao fato do olho de hórus representar o sol (deus RÁ) e a lua, como sendo os olhos do céu.

      Espero ter ajudado.

      Até mais.

    1. Olá Maurício, tudo bom? Está escrito certo na imagem. Há outros nomes associados a região do antigo Egito. Dê uma olhada nesse link:

      Espero ter ajudado.

      Até mais.

  2. Olá, se alguem puder me enviar uma imagem pronta pra riscar da tatuagem do “Wagner Nowaski” (a esfinge) eu vou ficar muito agradecido. O meu artista favorito (Filipe Ret) tem uma semelhante no braço, e eu queria muito muito mesmo tatuar ela em mim tambem, meu email é [email protected] e o meu perfil do facebook é esse https://www.facebook.com/Matheus.Reis.iLockeR

    mais uma vez se alguem poder me ajudar eu vou ficar muito agradecido de coração <3

    1. Olá Marina, tudo bom? É apenas como representação. O significado é dado pelo portador. Até mais.

  3. Amigo, queria fazer uma tatuagem, e queria fazer uma frases em hieroglifos, mas preciso de alguem que conheça como funciona. Se puder me ajudar ou me indicar alguem que me ajude. Muito obrigado desde ja!

  4. Olá, gostaria de saber se a tatuagem do Tutankamon tem alguma ligação espiritual. E gostaria de mais fotos de tatuagens sobre ele. Obrigado

    1. Olá Samuel, tudo bom? Tutankhamon era um Faraó. Vai da crença de cada um ligar ele ao “espiritual”. Até mais.

  5. Ola Ceiça
    bom dia
    estou fechando a perna esquerda, com o tema do egípcio, jaa fiz o Rá (Deus do sol), AGORA ESTOU ATRAS D UMA MUMIA, mais não estou achando uma legal, sera q tem como vc m ajuda com uma imagem bacana????
    Vlw
    Abraços

  6. Boa tarde, Vc tem face de alguem das pessoas das fotos? Quero fazer uma tattoo em hieroglifo mas não tenho certeza quanto as letras, poderia me ajudar Admin? abraço a todos, lindas as tattoos!!

  7. Olá Lucas sou de Criciúma também, gosto muito do tema antigo Egito , então decidi tatuar uma parte do braço com desenhos egípcios, acabei de começar com um faraó, porem estou com dificuldade em encontrar bons desenhos, gostaria de alguma ajuda se possível, agradeço desde já

    1. Olá Wagner, tudo bom? Que legal! Claro que posso te ajudar. Me Add no Facebook para que possamos trocar umas ideias. Até mais.

  8. Ola, tudo bem? Gostaria de saber o significado da tatuagem nas costas de uma mulher loira (imagem 37). Obrigada desde já. E adorei o site 🙂

    1. Olá Scarlet, tudo bom? Ela tatuou Horus e o seu olho. A junção de ambos não representa algo novo. Até mais.

  9. Gostaria de tattuar a palavra “Sabedoria” nas escritas egipicia poderia me ajudar a formatar essa palavra … Ficarei muito grato

    1. Olá Nielsen, tudo bom? O Nome Tut Ankh Amon, significa: A imagem viva do deus Amon. Tutankhamon não foi um faraó de grande expressão. Sua popularidade está ligado ao fato de sua tumba ter sido encontrada intacta. Até mais.

  10. Eu tenho uma tatuagem de Toth no meu braço esquerdo. É uma divindade que admiro muito por ser o patrono da escrita e meu signo no horoscopo egípcio!

  11. Olá Lucas!
    Tudo bem? Gostaria de agradecer pela enorme fonte de conhecimento que você me proporcionou! Acho incrível o misticismo que envolve o Antigo Egito e quero tatuar vários símbolos dessa sociedade maravilhosa. Seria realmente honroso contar com sua ajuda para fazer minha escolha.;D
    Desde já agradeço!

    1. Olá Amanda, tudo bom? Fico feliz que você tenha gostado do site. Me Adicione no Facebook e conversamos melhor sobre suas tatuagens. Até mais.

  12. Sou fascinada com tatuagens egípcias.Já tenho duas, e gostaria de tatuar mais uma.queria uma dica, gostaria de tatua uma frase.Poderia me sugerir algo?

    Amei o site

    1. Olá Priscila, tudo bom? Posso te ajudar! Me adicione no Facebook e te envio algumas sugestões. Até mais.

  13. Boa tarde,se vc puder me ajudar ficarei imensamente grata,sonhei q deveria fazer uma tattoo de uma águia ou Falcão de asas abertas e um simbolo em baixo,me add no face é o msm e-mail,já procurei o significado mas n achei,sei q é algo mistico e provavelmente associado ao Deus falcão… parabéns pelo site,obrigada.
    [email protected]

    1. Olá Gabriela, tudo bom? Não encontrei você no Face. Me Add, os links de contato estão no site. Até mais.

  14. Lucas parabéns pelo site e o melhor brasileiro. Se puder me ajudar, pois as informações que busquei estão muito confusas… Qual o deus egípcio tipo o engenheiro das piramides? Poderia me ajudar? Vou fazer um tattoo…se tiver a indicação de um desenho já vai ajudar TB.
    Obrigado e novamente parabéns pelo site…

    1. Olá Marcos, tudo bom? Imhotep foi o arquiteto da primeira pirâmide e venerado algumas centenas de anos depois como um deus. Me adicione no Facebook e posso ter passar alguns desenhos para a tatuagem. Até mais.

  15. Mandei solicitação lá no Facebook só aguardando uma resposta pra agente ver direitinho as imagens que quero te mostra

  16. Tem facebook amigo ? Tenho algumas dúvidas de alguns reais significado será que vc pode me ajudar ? Agradeço se passar o face ^^

  17. Fiz uma tatuagem da “Queen Nefertete” gostaria de saber o real significado pois estou em dúvida o Tupa tem ela no peito.. Agradecido deis de já !

    1. Olá Renan Lucas, tudo bom? Nefertiti foi uma rainha e o significado do seu nome é: “A bela chegou”. Até mais.

      1. Tudo beleza amigo e obrigado por ter falado o significado rs .. E o significado se Cleopatra ? Pq a Queen Nefertiti era uma né ?!

  18. gostaria de saber o significado do numero 41 ! e gostaria de tatuar uma frase em hieroglifos na vertical na costela e gostaría de algumas ideias.. se puder ajudar! obrigado!
    att,
    Vitor

  19. Olá, gostaria de saber qual o significado da tatuagem de número 35?
    Parabéns pelo site, achei maravilhoso!

  20. Olá, eu adorei o site, estou pesquisando a alguns dias sobre algumas tatuagens sobre o antigo exito, é um assunto que me fascina desde da infância. Parabéns pelo site, adorei.

  21. Olá, primeiramente parabenizo-te pelo excelente conteúdo desse site, estou impressionado com o conteúdo. Deixe-me lhe explicar como cheguei aqui, estou realizando um estudo sobre tatuagem, e a bibliografia histórica dessa prática é bastante pobre. Ao consultar via internet, pra variar a primeira sugestão é a wikipédia e de início o artigo sobre tatuagem afirma “Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C”. Agora lhe faço a pergunta, onde eu encontro algum material relatando especificamente essas “muitas provas”? Poderias me auxiliar fornecendo-me links de matérias a esse respeito? Procuro conhecer um pouco mais da relação cultural e religiosa das tatuagens no Antigo Egito.
    Agradeço a atenção.

    1. Olá Dieter Pfeiffer, tudo bom? Fico feliz que você tenha gostado do site. Não há tantas provas arqueológicas assim sobre a tatuagem, mas você encontra um bom material em alguns livros. Nesse aqui: Dancing for Hathor: Women in Ancient Egypt de 2010 (em inglês) há bastante informação científica. Dê uma olhada nesse link aqui: http://blogs.ucl.ac.uk/researchers-in-museums/2012/12/10/tattooed-mummy-amunet/

      Qualquer coisa, fique a vontade para perguntar. Até mais.

  22. Olá!
    Descobri esse site recentemente e achei maravilhoso!! É bem específico na área que quero trabalhar!! Sou estudante de História e farei uma pós em arqueologia. Gostaria de saber se existe alguma fonte histórica ou algum livro que contenha essas informações de que as tatuagens já eram práticas no Egito.Isso me ajudaria muito no meu tcc.
    Agradeço desde já.
    Abraços e parabéns pelo site.

    1. Olá Keitty de Oliveira, tudo bom? Legal saber que vais estudar o antigo Egito. Existe diversos livros que falam das tatuagens egípcias. O Livro: Dancing for Hathor: Women in Ancient Egypt, lançado em 2010 da autora Carolyn Graves-Brown fala sobre o tema! Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Att. Lucas Ferreira.

      1. Olá, Lucas!!
        Agradeço pela indicação. Existe algum livro em português sobre o tema? Acho que este ainda não foi traduzido.
        Muito obrigada.
        Abraços.

        1. Olá Keitty de Oliveira, tudo bom? Eu desconheço algum livro em português com o tema aprofundado . Talvez você encontrará passagens do tipo “a tatuagem já era praticada no tempo dos Faraós”, mas, um estudo detalhado você provavelmente só obterá em outros idiomas.

          Att. Lucas Ferreira.

          1. Agradeço muito pela ajuda Lucas. Vou tentar com esse livro. Se der tudo certo, após minha apresentação de monografia em 2014, te mando uma cópia!!
            Abraços.

  23. Obrigada! Eu não conhecia o significado do simbolo que representa a prosperidade. :)Grande abraço!

  24. Olá, Lucas … Sabe informar o significado da tatoo de número 42? Tenho esses simbolos em um cartucho, mas o Ankh se encontra no meio. Isso altera o significado, neste caso? Grande abraço!

    1. Olá Ceiça, tudo bom? A tatuagem de número 42 significa: Vida, Prosperidade e Saúde. Não há alteração do significado caso o ankh apareça no meio.

      Att. Lucas Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo