Antigo Egito

Busto de Nefertiti completa 102 anos de sua descoberta

Belo, magnífico, inexplicável e hipnotizante! Há 102 anos atrás o mundo conhecia o Busto de Nefertiti.

Descoberto pelo arqueólogo Alemão Ludwig Borchardt, essa escultura é única e de uma beleza que paralisa até quem está habituado com a arte egípcia. Atualmente encontra-se no Museu Neues de Berlin onde é considerada a embaixadora do Egito na Alemanha. Alvo de disputas diplomáticas entre os dois países, o busto de Nefertiti permanece irradiando toda a sua grandiosidade para o mundo.

 

Escultura feita pelo artista Alemão Hans-Peter Feldmann para homenagear os 100 anos da descoberta – Acessado de: www.theglobeandmail.com em 05 de dezembro de 2012.

 

Encontrado em 1912 em El-Amarna (Antiga Akhetaton – Horizonte do Disco Solar) com vários outros artefatos no local de trabalho do escultor Thutmose, que tinha o título de “O Favorito do Faraó, Mestre dos Trabalhos”. Feito de pedra calcária e com 48 cm de Altura, o busto de Nefertiti é cuidadosamente detalhado e digno de um grande escultor.

 

Colar, Coroa e o Ureaus, fazem parte da composição.

 

Busto de Nefertiti atualmente no Museu de Berlin.

 

Durante as escavações em Amarna, entre 7.000 e 10.000 artefatos foram descobertos e 5.000 deles estão atualmente na Alemanha. Apenas uma parte está sendo exibida, mas todos os achados estão catalogados. Nefertiti viveu em um dos períodos mais enigmáticos do antigo Egito. Depois de chegar ao poder, no quinto ano de seu reinado, Amenófis IV tornou-se Akhenaton e instituiu o culto de adoração a ATON. Por questões políticas que já vinha de seu pai, ele abandonou o culto à Amon e aos outros deuses, mudando a capital de Tebas para Akhetaton (Amarna).

 

Ludwig Borchardt e o Busto de Nefertiti – Acessado de: http://arquehistoria.com/historias-el-busto-de-nefertiti-una-escultura-con-dos-rostros-427 em 05 de dezembro de 2012.

 

Nefertiti foi e sempre será lembrada como uma verdadeira mulher egípcia! Linda, destemida, sonhadora e fiel!

 

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo