Antigo EgitoEgiptomaníacos

Zahi Hawass

“Para mim, a arqueologia não é um apenas um trabalho. Ela combina tudo o que eu poderia querer – imaginação, inteligência, ação e aventura” (Zahi Hawass – www.drhawass.com)

Com essa frase podemos ter a noção do amor que Zahi Hawass tem pela arqueologia em geral e principalmente pelo Egito. Zahi Hawass é uma das figuras mais controversas quando se trata de egiptologia atual. É amado por uns e odiado por outros, mas é sem dúvida uma figura emblemática no Egito. Hawass ganhou notoriedade mundial quando assumiu o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito em 2002 e permaneceu no cargo até 17 de Julho de 2011, quando renunciou devido à pressão de arqueólogos que são contrários a seu modo de pensar e agir.

Após a revolução de Janeiro de 2011, que terminou com a queda do então presidente egípcio Hosni Mubarak, Zahi Hawass vinha sendo atacado e chegou até a ser condenado a 1 ano de prisão, condenação que ele conseguiu reverter judicialmente. Hawass só não conseguiu deter a fúria dos profissionais que não estavam de acordo com seu modo de pensar, e com uma manobra política para tentar manter a ordem no Egito renunciou ao cargo de Ministro junto com outros nomes do atual governo. Ele já havia renunciado ao cargo logo depois da queda de Mubarak, mas voltou uma semana depois.

Zahi Hawass



Biografia de Zahi Hawass: (Retirado do seu site pessoal: www.drhawass.com)


“Nascido em Al-Ubaydiyah, perto de Damietta, no Egito – 28 de maio, 1947
Bacharelado em arqueologia grega e romana, Alexandria University – 01 de maio de 1967
Inspetor de Tuna el-Gebel e Mallawi – 01 de janeiro de 1969 – 31 de dezembro de 1969
Inspetor da Missão italiana para Sheikh ‘Ibada, Minya – 01 de janeiro de 1969 – 31 de dezembro de 1969
Inspetor da Missão Yale-Penn de Abydos – 01 de janeiro de 1969 – 31 de dezembro de 1969
Inspetor do Delta ocidental e Alexandria – 01 de janeiro de 1970 – 31 de dezembro de 1970
Inspetor de Antiguidades de Imbaba, Giza, Cairo – 01 de janeiro de 1972 – 31 de dezembro de 1974
Inspetor de Antiguidades de Abu Simbel – 01 de janeiro de 1973 – 31 de dezembro de 1974
Inspetor da Missão da Universidade da Pennsylvania, Malkata – 01 de janeiro – 31 de dezembro de 1974
Inspetor da Expedição do Boston Museum of Fine Arts, Giza – 01 de janeiro de 1974 – 31 de dez de 1975
Primeiro Inspetor das Pirâmides de Gizé, Imbaba e Bahariya Oasis – 01 de janeiro de 1974 – 31 de dezembro de 1979
Inspetor Chefe das Pirâmides de Gizé – 01 de janeiro de 1980 – 31 de dezembro de 1980
Ph.D., University of Pennsylvania – 30 de setembro de 1987
Diretor-Geral das Pirâmides de Gizé, Saqqara, e Bahariya – 30 de setembro de 1987 – 31 de dez de 1997
Sub-secretário de Estado para os monumentos de Gizé – 01 de janeiro de 1998 – 31 de dez de 2002
Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades – 01 de janeiro de 2002
Doutor Honoris Causa, da Universidade Americana no Cairo – 15 de fevereiro de 2005″

* Ficou no mais alto cargo do Egito para assuntos de antiguidades até 2011 onde renunciou.

Zahi Hawass


Zahi Hawass possuía diversos projetos, como a abertura de novos museus no Egito, bem como a sua eterna luta para que os países devolvessem os artefatos que segundo ele tinham sido retirados do Egito por meio de fraudes ou roubos. O mais recente era o seu pedido para que a Alemanha devolve-se o busto de Nefertiti, no que não obteve êxito, já que a Alemanha dizia ter provas de que o busto havia chegado por meios legais. Veja mais clicando aqui.

Apesar de hoje ele não estar no mais alto cargo do Egito para assuntos de antiguidades, Hawass deve ser lembrado como o homem que combateu qualquer teoria mirabolante que não condissesse com os achados arqueológicos. Sempre tentou defender ao máximo os assuntos da egiptologia, e antes de assumir o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito nenhum outro homem havia conseguido fazer sequer a metade do que ele fez.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira



Sites / Referências:

http://www.drhawass.com/biography/

http://newswatch.nationalgeographic.com/

http://www.drhawass.com/photoblog/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Dr. Zahi é um cientista excepcional. A história da humanidade deve muito a esse arqueólogo colossal. Eu estive no Egito e fiquei impressionada com o profundo amor e dedicação que esse mestre dedicou à história egípcia. Infelizmente tal como outros genios sofre perseguições. É um absurdo esse grande mestre estar fora do cargo.

    1. Olá Maria Antonia, tudo bom? Sem dúvida o Dr. Zahi Hawass contribuiu muito para o Egito. Na minha visão, depois de Carter, foi o homem que colocou o Egito em evidência novamente. Entretanto, quando estive lá, pude notar que boa parte do povo egípcio não gosta dele e os motivos são bem compreensíveis. Até mais.

  2. Fala Lucas, tudo bem?!
    Cara vc que já esteve no Egito sabe me dizer como é a sede do Conselho Supremo de Antiguidades em Zamelek (tanto por dentro quanto por fora)?
    Ou se não conhece algum site que tenha imagens que possam estar me ajudando a descrever a cena que estou imaginando para esse local?

    1. Olá Vinícius, tudo bom? Trabalha no próprio Conselho Supremo de Antiguidades (SCA). No caso do Hawass, ele tinha uma função um tanto quanto política, utilizando a mídia para promover descobertas, arrecadar fundos e tentar recuperar artefatos roubados.

      Até mais,

      att. Lucas Ferreira.

    1. Olá Vinícius, tudo bom? Depois da revolução de 25 de Janeiro de 2011, Zahi Hawass não exerce mais nenhuma função no governo egípcio. Não se sabe bem ao certo o paradeiro dele, mas, tudo indica que ainda continua no Egito. Quando estive lá, em dezembro, me falaram que seu passport estava retido, impedido sua saída do país.

      Até mai,

      att. Lucas Ferreira.

  3. Prezado Lucas

    Estou com férias marcadas para o Egito para o próximo mês, gostaria que me desse algumas dicas de locais para visitar e onde posso adquirir artigo de artesanato local.
    Espero conseguir ver tudo que sempre pesquisei e vi em artigos como os do Dr. Zahi. Assisto a todos os programas dele no History.
    Obrigada pela atenção..e espero que tenha realizado seu sonho…Assim poderemos nos conhecer quando eu chegar ao Egito.
    Abraços.

    1. Olá Ana Claudia, tudo bom? Vais ao Egito mês que vem então? Que legal! Melhor passeio para férias não há. Eu ainda não fui ao Egito, mas acredito que isso ocorrerá em breve. Quanto aos lugares que você pode visitar, são inúmeros e vai depender muito de como foi traçado seu roteiro. Há um aplicativo para celular (android) que é um guia turístico egípcio e que devo estar colocando ele no site em breve. Desejo a você uma boa viagem e qualquer coisa me adicione no MSN para conversamos melhor. Abraços.

  4. Pode manda no meu MSN as respostas das seguintes perguntas?? O que os egipcios acreditavam sobre a vida apos a morte? Saber ler e escrever no egito era privilegio de quem? é urgente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo