Lucas Ferreira – Autor

 



Lucas S. Ferreira

 

Natural de Criciúma – SC, Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito.

Apaixonado pelos antigos egípcios desde criança, quando aos cinco anos viu uma exposição que o fez ter a sensação de já conhecer todo aquele universo. Leitor e colecionador de tudo que envolve o Antigo Egito.

“Se você quer realmente conhecer uma civilização, viva o que ela viveu..”

Viagem ao Egito – Clicando Aqui.

(Dezembro de 2012 – Janeiro de 2013)

Algumas atividades..

 

Artigo: Milênios na palma da mão (Revista de História da BN)

Artigo: Antiguidades Egípcias: O comércio e as leis de proteção das heranças faraônicas (NEARCO)

Curso de Egiptologia do IVCH (Espanha) – 2012 à 2014 (Online)

– Colaboração: Revista Enigmas do Egito – Editora Alto Astral

– Antigo Egito na Escola: Projeto dos alunos do 3º ano – Florianópolis / SC

Artigo: Egiptomania em Criciúma: Um estudo sobre a Pirâmide privada

Orientação de Alunos para a Feira do Colégio CEDUP – Criciúma / SC

Consultoria para o desfile da Equipe Esfinge – Minas do Leão / RS

Matéria no Jornal Estado de Minas – MG

– Exposição sobre Papiros Egípcios – Criciúma / SC.

 

Leitura recomendada:



icon

79 Comentários

    1. Olá Irondina, tudo bom?! Sim. Estou no Brasil. O site continua sendo atualizado. Até mais.

  1. Olá, adorei o site, sou estudante de História na Unisinos- São Leopoldo RS e tens me ajudado muito durante as aulas.
    Abraço

  2. Olá, poderia me ajudar? O que poderia dizer sobre o nome WASHEMI; parece uma derivação arcaica de al khemi, ou al chemi, (alquimia e por extensão, alquimista) para o nome do Egito antigo . Deve saber, Khemi = preto (pelas terras humidecidas pelo Nilo nas cheias). Mas tb Khemi, refere-se aos alquimistas, daquelas epocas. Os nomes dos sacerdotes tb eram escritos dentro dos cartuchos ou apenas dos reis e deuses? Obrigado pela atenção.

    1. Olá Marcelo, tudo bom?! Nesse caso, é melhor levar a pintura em algum museu. É impossível dizer se ela é verdadeira apenas pela internet. Espero ter ajudado. Até mais.

  3. Lucas,

    Adorei o site, os artigos, imagens e afins.
    Inclusive as da sua viagem me fizeram focar ainda mais na realização do sonho de ir conhecer, não sou estudioso da área, tampouco formado, entretanto um leitor assíduo de tudo que posso e me cabe quanto ao Egito.
    O Egito é fascinante em sua totalidade, sempre fui apaixonado por essa civilização, com a total certeza de que lá já vivi, outrora.
    Escrevo esse comentário no intuito de parabeniza-lo pelo site, sempre procurei no Google, algo do tipo e o achei, ainda irei ler todo o resto dos artigos e publicações, porém diante mão sinto-me agraciado pelo fato de adquirir aqui mais conhecimento sobre o tema.

    Abraço.

    At.te

    Rogério Filho!

    1. Olá Rogério Filho, tudo bom?!

      Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenhas gostado do site. Espero que você consiga realizar seu sonho de ir ao Egito. Será uma emoção única.

      Até mais. Abraço.

      Att. Lucas Ferreira.

  4. Olá, Lucas!
    Sou formada em história e estudante de especialização em História Antiga. Egito antigo também é a minha paixão. Encontrei seu site por acaso, adorei e agora sou sua leitora assídua. Aqui achei questões que nunca havia solucionado até então nas minhas leituras. Parabéns pelo excelente trabalho e torço para que realize seu sonho de trabalhar diretamente com o a fonte!
    Sinceramente
    Julia Lara

    1. Olá Julia, tudo bom? Que legal!!! Já tive o prazer de conversar com você pelo Facebook, antes de responder esse comentário.

      Fico muito feliz que tenhas gostado do site.

      Att. Lucas Ferreira.

  5. Gostei muito do seu blog, a paixão pela egiptologia nos é comum. A sua é incrivelmente mais elegante e intensa que a minha. Sou engenheiro e navego profissionalmente muito longe do Nilo de meus sonhos. É com muita admiração que vejo seu mergulho mais aprofundado neste universo tão vasto. Mergulha no Nilo o homem afortunado, logo voltará com um peixe na boca – ditado egípcio. Escrevi posts sobre Pedro II no Egito e sobre a Coleção Egiptológica do Museu Nacional no meu Blog Perfil da Planta, fiz algo pop para que o leigo tome interesse pelo assunto. Quem vc acha que está atrás das paredes de Tutankhamon: Kya ? Nefertiti? O ego do Nicholas Reeves ? A tataravó de Zahi Hawass ? A juventude perdida de Joan Fletcher? O burburinho sensacionalista corre solto. Talvez mais câmaras com os papiros e o resto das coisas que faltam no espólio funerário de Tut ? Desculpe a brincadeira mas tornam a egiptologia um circo. Abraço ae !

    1. Olá Shayva Jasjeet, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do blog. Vou ler seus posts. Seu comentário sobre quem está atrás das paredes da tumba de Tut foi PERFEITO! Deve ser o misto de todos. Hehehe. O Zahi Hawass que até então estava no seu canto, resolveu bater de frente. Infelizmente a Egiptologia tem se tornado uma briga de Egos. Abraços.

  6. Olá, Lucas Ferreira, meus parabéns pelo site.
    Gostaria de saber se você possuí algum material referente as deusas egípcias, pois estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso que dialoga com a mitologia egípcia. Caso o tenha por favor me indicar.

    Edeilson Correia, Graduando em letras/UFS

    1. Olá Edeilson, tudo bom? Eu tenho. Você pode me adicionar no Facebook. Por lá, fica mais fácil de te enviar. Até mais.

  7. Boa tarde Lucas, tudo bem?

    Estou trabalhando na Capa do Livro,mas estou encontrando dificuldade de encontrar uma fonte (de letras) legal para estar escrevendo o título do livro.

    Você conhece algum site onde posso estar encontrando uma fonte que seja muito usada pelos egípcios?

    Aguardarei sua resposta meu amigo.

    Abs.

  8. CUIDADO NÃO VÁ PARA O EGITO. VÁ PARA ATERRA PROMETIDA. OS HEBREUS QUERIAM VOLTAR, MAS DEUS TINHA UMA TERRA QUE MANA LEITE E MEL.
    CHEGUEI AO SEU SITE. PESQUISANDO SOBRE GENESIS 41.1-4 ¶ E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio.
    E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado.
    E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio.
    E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó.genesis 41:1-4. PORQUE DEUS DEU O SONHO COM VACAS? PORQUE OS EGIPCIOS ACREDITAVAM NA DEUSA HATHOR (FERTILIDADE)A QUAL DEUS NÃO APROVA (EXODO 20.1)SE ELA FOSSE REALMENTE DEUSA DA FERTILIDADE NÃO TERIA VACAS MAGRAS POR SETE ANOS.

    1. Olá Geraldo, tudo bom? O site antigoegito.org não tem o intuito de discutir crenças religiosas. Até mais.

  9. Olá,até agora o seu site é o único que eu achei o que procurava, eu já estou acabando o ensino médio e ainda não sabia que faculdade fazer. Até eu perceber que realmente gosto muito do Egito de suas civilizações antigas, mas eu não sei qual faculdade se faz para poder aprender muito mais sobre ele, e depois trabalhar em um museu egípcio, primeiramente no Brasil e mais tarde se Deus quiser quem sabe chegar a conhecer o Cairo, eu moro em Santa Catarina, então não tenho condições para quem sabe fazer uma faculdade fora do estado, eu queria alguma dica sua de qual faculdade fazer e instituição.
    Desde já, obrigada pela atenção!

    1. Olá Jaqueline, tudo bom? Fico feliz que o site tenha ajudado você. Realmente o estudo do antigo Egito no Brasil é algo desafiador. Não há uma graduação em Egiptologia no Brasil, mas você pode cursar História ou Arqueologia e redirecionar seus artigos para o tema. Você mora em qual cidade de Santa Catarina? Se você pensa em atuar em museus, eu recomendo que faça a graduação em Museologia, mas para te indicar precisamente as instituições que oferecem o curso, preciso saber qual sua cidade.

      Att. Lucas Ferreira.

  10. Oi Lucas,
    Bom…completamente encantada com o seu site…já tah nos favoritos,claro!
    Ahhhh…desculpa a ousadia,mas encontrei em suas postagens de respostas o seu MSN/Skype e te add…
    Eh isso aê,o Egito unificando o mundo,Vlw!!!!

    1. Olá Carla, tudo bom? Fico feliz que você tenha gostado do site. Fique a vontade para adicionar tanto no skype quanto no facebook. Até mais.

  11. Oi,Lucas queria saber qual a melhor faculdade para se aprender mais sobre o Egito a faculdade de História ou Arqueologia?

    1. Olá Thaysa, tudo bom? No Brasil você só aprenderá “algo a mais” se estudar por conta. A graduação em História tem como cadeira a “História Antiga” que é o período onde se estuda os antigos egípcios, entretanto, na grande maioria das instituições é realizada uma abordagem muito superficial. Já em Arqueologia, a chance de você estudar a “História” egípcia é quase nula! Espero ter ajudado. Até mais.

  12. Parabéns pelo site!
    Sou formado em história pela UFT e ainda sou Ortodoxo Kemético, me diga, você diz que “Se você quer realmente conhecer uma civilização, viva o que ela viveu..” o que o senhor quer dizer com isso?

    1. Olá Hudson Araujo, tudo bom? Na minha opinião, para conhecer algo (nesse caso a civilização egípcia), você precisa estar o mais próximo possível de seus hábitos. Há a necessidade de passar por situações semelhantes para começarmos a entender como eles pensavam. Por exemplo: Como eu posso falar da manufatura do Papiro se eu nunca produzir um? Como posso falar do entendimento da mumificação, se nunca tentei mumificar um animal? Como posso praticar a antiga religião egípcia (para os adeptos), se mal compreendo a antiga língua egípcia? Nesses e em tantos outros pontos, quanto mais você vivenciar seus feitos, mais próximo do verdadeiro legado deixado por eles você estará.

      Att. Lucas Ferreira.

      1. Sim, concordo inteiramente com você! Não sei se você conhece, Jacq também diz isso na introdução do seu livro “O Mundo Mágico no Antigo Egito”, ele é outro autor que eu adoro!
        Enfim, lhe parabenizo por esse site! Muito bom mesmo! E lhe convido a acessar meu blog: http://heryheru.blogspot.com.br/
        Fique avontade!

        Senebty (fique com saúde)

        1. Olá Hudson Araujo, tudo bom? Conheço o autor sim. Então, assim que eu conseguir um tempo livre, olharei seu blog com calma. Parabéns pela iniciativa. Sucesso!

          Att. Lucas Ferreira.

  13. Sou colecionador de selos e gostaria de manter contato com um filatelista do Egito para possíveis trocas. EGITO x BRASIL.
    Grato

    1. Olá Cairo Nunes, tudo bom? Quando eu estive no Egito eu encontrei nas ruas um livro que vinha com selos e moedas para colecionadores (é bem comum por lá), comprei dois para presente. Você pode conseguir o contato de egípcios através do Facebook do site!

      Att. Lucas Ferreira.

    1. Olá Talita, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. Algumas novidades estão sendo colocadas no ar para termos cada dia mais interação com todos os leitores. Até mais.

  14. Olá Lucas! Adorei seu site! Compartilho sua paixão pelo Egito Antigo. Estou me graduando em História e pretendo iniciar ano que vem pós graduação em Arqueologia e num futuro não muito distante me especializar no Egito ou na França. Já conseguiu ir para o Egito? Eu nunca fui e confesso que é meu maior sonho! Queria manter contato contigo, para quem sabe trocarmos “figurinhas”.
    Até mais, abraços!

    1. Olá Camila Guerreiro, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. Muito legal seu objetivo de fazer uma especialização na área e podemos trocar “figurinhas” sempre. Vou para o Egito agora em Dezembro e ficarei 30 dias lá, farei alguns contatos já visando futuramente estar indo em definitivo. Até mais e Sucesso!

  15. Olá Lucas,

    Gostaria de saber como se escreve e pronuncia a palavra obrigado(a), estou me referindo ao ato de agradecer.

    Obrigada,
    Maria do Socorro.

    1. Olá Maria do Socorro, tudo bom? No antigo Egito existia a palavra transliterada: “nhm” que significa literalmente “Ser Grato”, ou seja um agradecimento a algo/ação. Havia também o “louvor aos deuses”, transliterado: “dw3 nTr”, que era um modo de agradecimento. A Pronúncia dessas palavras são feitas por convenções, já que não sabemos como os antigos egípcios pronunciavam suas palavras. Até mais.

  16. Olá amigo já li alguns artigos aqui do seu site pois minha namorada é enfeitiçada pelo Egito, e pra fazer mais parte da vida dela comecei a pesquisar sobre o tema, seu nome é Herondina e como está próximo a data de seu aniversário eu gostaria de presenteá-la com uma manofatura em gesso com o seu nome em egípcio, porem, todos os sites que pesquisei fazem estradução só em árabe convencional e ainda meio errado trocando o “HE” por “HA” ficando a tradução do arabe para o portugues com “HArondina”.
    Você poderia por favor enviar um email para mim com o nome dela (Herondina) em egípcio, ou ao menos indicar um site realmente seguro onde eu possa fazer esta tradução ou transcrição do nome dela para o Egípcio.
    Desde já eu te agradeço muito.

    1. Olá Dinho, tudo bom? Muito legal sua dedicação e seu interesse com o antigo Egito por amor a sua namorada. Com certeza ela irá amar o presente e principalmente o gesto de ir atrás de uma área que é de interesse dela. Há um site americano que faz essa conversão de nomes para Hieróglifos: http://hieroglyphs.net/0301/cgi/pager.pl?p=42 Nele você pode escolher os títulos utilizados pelos Faraós do antigo Egito ou simplesmente deixar apenas o nome dela. Espero ter ajudado. Até mais.

  17. Caro Lucas, tudo bem?
    Existem métodos práticos na Inglaterra e Estados Unidos?
    O que você da Gramática Egípcia do Eduardo Alfonso?
    Temos poucos cursos de Hieróglifos no Brasil. E por que não há cursos sobre o Cuneiforme? O Persa? Seria interessante fazer a abordagem comparativa, assim como o fez Franz Bopp, um dos maiores eruditos alemães de idiomas antigos.
    Abraços,
    Ivan

    1. Olá Ivan, tudo bom? Existem diversos cursos sobre Hieróglifos na Inglaterra e nos Estados Unidos. Não tive a oportunidade de ler o livro sobre Hieróglifos do Eduardo Alfonso e acredito que o fato de termos poucos cursos no Brasil, está ligado com não termos uma popularização acadêmica sobre o tema. As escritas Cuneiformes quase não são difundidas no mundo, mas também acredito que se faz necessário conhece-las. Grande abraços, até mais.

  18. Olá Lucas, tudo bem? : ]
    Estou fazendo um trabalho sobre os animais na religião egipcia, e estou tomando como referência os diversos deuses com simbiose do corpo humano e cabeça animal e os gatos.Porém, gostaria de anexar vídeos para enriquecer meu trabalho, mas nao acho vídeos em português, será que você poderia me ajudar me indicando algum vídeo bom ou me dando alguma ajuda sobre esse tema? Agradeço desde já.

    1. Olá Jéssyca Cristina, tudo bem sim e com você? É um ótimo tema para se trabalhar. Os animais, assim como os fenômenos da natureza foram nos primórdios considerados deuses sagrados e posteriormente foram ligados a figuras humanas, cabeças de animais e corpo humano ou vice-versa. Há bastante vídeos no youtube sobre o tema, mas muitos são retirados do ar por infringirem direitos autorais. Encontrei esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ZaWNBpNvebs que pode lhe ajudar no seu trabalho. Até mais e qualquer dúvida, conta-me por aqui mesmo, ou pelo MSN.

    1. Olá Eduardo, tudo bom? Seu blog já está nos favoritos e irei lendo ele com calma. Parabéns pela iniciativa, e claro que podemos manter contato sempre, é um prazer muito grande falar sobre o mundo egípcio. Grande abraço.

  19. Oi parceiro, como vai?
    Parabéns pelo site,também sou apaixonado pelo Egito.Sou geográfo e é o único país de tenho enorme vontade de conheçer.Pór diversas vezes já sonhei entrando nas pirâmides,já li muito sobre o egito e fiz até três tataugens com simbolos de lá.Acredito seriamente que em algumas de minhas reencarnações foi por lá.Vou acompanhar seu site e quqndo tiver algumas coisa nova te mando.

    1. Olá Ismael, tudo bom? Que legal sua paixão pelo antigo Egito. Compartilho das mesmas sensações em relação a tudo que envolve a civilização egípcia. Qualquer novidade que você tiver sobre o Egito, não deixe de me enviar. Grande Abraço! Até mais.

  20. Olá, Lucas!

    Procurando assuntos relacionados ao antigo egito, te encontrei! Kkkkkkkkkkkk
    Parabéns pelo site, é muito bacana. Eu e meu ex marido somos apaixonados pelo antigo egito… Vivo sonhando em um dia ir lá…. (de preferência quando as coisas estiverem mais calmas né…), acompanho muito o site do Zahi Hawass, grande homem!
    Seu site já está nos meus favoritos! (já enviei o link para meu ex marido).

    Um grande abraço, Adriana.

    1. Olá Adriana, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do site. Realmente as coisas não estão muito calmas por lá, mas acredito que muito em breve a situação se normalize. Zahi Hawass é uma grande personalidade e fez muito pelo Egito. Você faz bem de acompanha-lo. Grande abraço e até mais.

  21. Olá! Hoje conheci seu site e achei o máximo, tbem sou admiradora do Antigo Egito…parabéns!!!!!

    1. Olá Alessandra, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do site. Espero que ele possa ser útil para você. Até mais.

  22. Olá Lucas tudo bem? Olha neste ano que vem estarei preparando um TCC (Termino de Conclusão de Curso) do ITQ – Instituto Teológico Quadrangular do curso de Teologia (de 3anos de duração e para o ano que vem já estarei no 3º) e falarei sobre o assunto de Egiptologia, mitos e lendas, deuses, faraós, agricultura, artes, arquitetura, enfim, tudo o que foi e esta registrado sobre o nome Antigo Egito.

    Mas o meu grande problema são os materiais de apoio, Livros sobre o assunto. Existem muitos, mas são repetitivos e o que eu preciso de algumas informações, onde encontrá-los, pois eu estou buscando principalmente em Sebos, em sites como Cia de Livros, mercado livre, etc.

    Eu preciso de seu auxilio, você poderia me ajudar, ficaria muito grato.

    1. Olá João Garrido, tudo bom? Que legal que seu TCC falará sobre os antigos egípcios. Acredito que para fazer um bom trabalho, você precisará delimitar um tema dentro da vasta história egípcia. Afinal, são 3 mil anos de muitos acontecimentos e seria impossível ter um trabalho aprofundado que abrangesse todos os períodos da cronologia. No link Referências Bibliográficas (https://antigoegito.org/?p=3026), tem boa parte do material que utilizei para compor o site. Em língua portuguesa será mais difícil encontrar títulos com idéias que não sejam as tradicionais, portanto é indispensável que você procure alguns livros em inglês ou francês. Espero ter ajudado e podemos trocar mais ideias pelo MSN ([email protected]). Até mais.

  23. Bom dia Lucas,

    Pesquisando no Google achei o teu site, que coisa rsrsrsrs…
    Mas falando sobre o Egito, desde criança sempre gostei de mexer na terra, cavocar mesmo, com as mãos, achar coisas perdidas, enfim, fascínio por descobertas. Na escola comecei a aprender sobre o Egito e comecei a gostar do que descobria. E, ao longo do tempo, minha curiosidade ficou mais aguçada e passei a pesquisar na internet e a me fascinar cada vez mais. Sou formada em Administração de Empresas, nada haver né hahahaha. Na verdade nunca tive interesse mesmo em fazer Arqueologia, mas sempre tive curiosidade e uma tendência enorme em estudar povos antigos, mais como hobby do que profissão. Atualmente estou sempre pesquisando sobre o Egito, lendo as novidades que aparecem porque tenho certeza que há muito o que descobrir desse povo extremamente evoluído para o tempo que viveram aqui. Eu também tenho a impressão de que conheço muito deles sem nunca ter ido no Egito, acredito em vidas passadas e parece que vivi lá…

    Adorei o site! Acho que você pode postar futuramente vídeos seus aqui das viagens ao Egito!! O que acha??

    Parabéns pelo seu empenho e dedicação. Sucesso na sua carreira!

    1. Olá Ana Paula, tudo bom? Que legal a sua história. Quando criança também me fascinava muito essa busca por descobertas. É uma grande diversão que mexe muito com o imaginário das crianças. Fico feliz em saber que estais pesquisando sobre essa magnífica civilização e no que eu puder ajudar estarei aqui. E sim, quando eu for ao Egito relatarei tudo (videos, fotos experiências..) através do site. Sucesso para você também. Até mais.

  24. Desculpe a ignorância; você é egiptólogo? Se for, eu gostaria de saber como faço para me tornar uma, pois sou formada em História e meus “magníficos professores” sempre me desencorajaram a ser. Porém, esse meu desejo não passa e quanto mais eu luto contra mais isso se foralece. Meu interesse pelo Egito não é meramente curiosidade patética ou esoterismo, é sério mesmo. Estudei as principais descobertas por mim mesma e pretendo ir a Ville Figeác na França onde há o museu Champollion. E possivelmente ao Cairo para estudar um pouco mais. Gostaria de saber de você por onde começo, que cursos tenho que fazer e quais as dificuldades nessa área. Desde já agradeço a sua atenção. Carla.

    1. Olá Carla, tudo bom? Ainda não tenho nenhuma especialização que me dê tal título. Se você ama o antigo Egito, como me parece que você ama, vá em frente e não desista nunca. Especializações existem em muitos lugares do mundo. Você pode tentar uma bolsa ou até mesmo fazer particular. Isso depende de caso para caso. Posso falar um pouco de mim e como pretendo seguir nesse caminho. Ano que vem acabo minha Pós-Graduação em História e pretendo logo em seguida estar indo ao Egito para fortalecer os contatos que tenho e já visando me estabelecer definitivamente por lá. Claro que isso pode variar, nunca sabemos exatamente qual rumo nossas vidas podem tomar, porém ter um objetivo claro e busca-lo alcança-lo já é 90% da concretização do sonho. Espero ter ajudado e quem sabe um dia estaremos trabalhando junto. Ate mais.

  25. Olá Lucas, parabéns pelo site. Adorei. Também sou fascinada pelo Egito Antigo e estive por aquelas bandas nos últimos dois anos em julho. FANTÁSTICO.

    Tenho muito interesse em ingressar nessa área, mas moro em São Paulo e não existe quase nada por aqui. Sou graduada em Letras então nem teria como fazer um pós voltada para o Egito! Só fazendo um curso de História primeiro!

    1. Olá Mariam, tudo bom? Legal seu interesse pelo antigo Egito. Não vejo como um obstáculo sua graduação em Letras, já que existem muitos estudiosos de outras áreas que adaptam suas especialidades para o Egito. Temos um exemplo bem conhecido do arquiteto Francês, Jean-Pierre Houdin que elaborou uma teoria plausível para a construção da grande Pirâmide (https://antigoegito.org/?p=3450). Há outros muitos casos parecidos. Então se o seu sonho é estar em contato com essa magnífica civilização, vá em frente! Espero ter ajudado. Até mais.

  26. Olá, sr. Lucas, tudo bem? Queria agradecer sua ajuda e sua atenção, muito obrigado mesmo… me desculpe não ser tão especifico no tema, mas foi dessa forma que meu professor pediu. Vc me ajudou bastante, adorei o site, vi que aqui posso me aprofundar bem mais no assunto. Até mais (:

    1. Olá Luiz. Que bom que as informações tenham sido úteis para você. Depois diga como se saiu no trabalho. Já aceitei seu pedido no MSN. Nos falamos por lá. Até mais.

  27. Oie Lucas, meus parabéns, seus conhecimentos são espetaculares!!
    Estou fazendo um trabalho sobre o Egito: Como o Egito influencionou na filosofia e ciencias ocidentais.
    Por favor, gostaria de saber se vc poderia me ajudar… me indique um site, um texto ou algo sobre isso. Desde já muito obrigado e parabéns mais uma vez!
    Abração

    1. Olá Luiz, tudo bom? É um tema bem amplo. Como modo de pensar, os egípcios foram uma civilização muito avançada. Havia um respeito pelas mulheres e pelas pessoas com necessidades especiais que só estamos começando a ver nos dias atuais. Na ciência, eles eram especialistas em matemática, astronomia, arquitetura, medicina.. entre outros. Com certeza serviram de grande influência para os povos posteriores. Não podemos esquecer também do Papiro, um antecessor do papel que conhecemos hoje. No site você encontra mais informações a cerca da filosofia e das ciências egípcias. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar. Espero ter ajudado. Até mais

  28. Me ajudou muito, Lucas. Obrigada mesmo!
    Naquela mesma inscriçao que eu te mandei antes, tem a expressão “Osiris Ouennéfer”;
    como eu posso interpretar isso?

    1. Olá Isis, tudo bom? Então, em períodos posteriores Osíris passou a ser chamado de “Un-nefer” Que em francês foi transliterado para Ouenenéfer, porém os estudiosos não conseguiram chegar a um acordo do real significado. Tenho um livro do Budge “OSIRIS, the egyptian religion of resurrection” que diz que seria algo como “Abrir as coisas boas” ou numa tradução contextual “Osiris, abre/mostra/faz coisas boas/bondade”. Literalmente seria como “Ser bom”. Espero ter ajudado, até mais.

  29. Eu acho que deva ser isso mesmo, porque se encaixa bem no contexto…
    Estou te enviando um link com a imagem da base do pingente, e abaixo a transcrição que eu encontrei no site do Louvre, mas não sou nem um pouco habilidosa com o francês, além disso tem essa palavra que não consigo traduzir.

    http://www.louvre.fr/llv/oeuvres/detail_image.jsp?CONTENT%3C%3Ecnt_id=10134198673479736&CURRENT_LLV_ILLUSTRATION%3C%3Ecnt_
    id=10134198673479736&CURRENT_LLV_OEUVRE%3C%3Ecnt_id=10134198673213959&FOLDER%3C%3Efolder_id=9852723696500857&&newWidth==868&&newHeight==659

    “Le roi de Haute et Basse Égypte, le maître des Deux Terres, Ousermaâtrê l’élu d’Amon, le fils de Rê, le seigneur des couronnes, Osorkon aimé d’Amon” ; et en face, de gauche à droite : “Je te donne les années d’Atoum, comme Rê, je te donne toute vaillance et toute victoire, je te donne des jubilés innombrables ; ainsi parle Osiris Ouennéfer”.

    Muito obrigada mesmo!!!

    1. Olá Isis. Então é isso mesmo que te passei abaixo “A justiça de Rá é Poderosa”. Que era usado como pré-nomes de alguns faraós. Eu já tinha visto em Ramsés II, mas nesse caso é de Osorkon II. Está inscrito dentro do segundo cartucho da esquerda para a direita da foto. Acima dele, significa “Rei do alto e do baixo Egito e Senhor das duas Terras”. Espero ter ajudado. Até mais.

  30. Oi, Lucas. Gostaria de saber se você poderia me ajudar com a tradução de uma palavra que está em uma inscrição sob a base de um pingente que retrata Horus, Osíris e Ísis.
    A palavra é ” Ousermaatre”.
    Desculpe-me pelo incômodo, mas eu não mais onde procurar.
    Desde já agradeço!

    Isis

    1. Olá Isis, tudo bom? Não seria User-maat-re? Se for significa “A Justiça de Rá é Poderosa”. Era um dos pré-nomes de Ramsés II. Caso não seja, você pode me enviar uma foto com a inscrição para que eu possa tentar lhe ajudar. Até mais.

  31. Olá Irondina, tudo bom? Só o fato de você se interessar pelo Antigo Egito já é algo muito positivo. Realmente foi uma civilização que deixou um legado enorme para nós. Nossa, que legal que sua filha faz egiptologia no Cairo. Você esteve lá no mês da revolução, um momento muito tenso para os egípcios e para quem acompanhava de longe o desfecho dos acontecimentos. Espero em breve estar lá e com certeza entrarei em contato sim, já anotei seu e-mail aqui. Até mais e muito obrigado.

  32. Olá Lucas, Parabéns pelo seu trabalho. também sou admiradora do antigo Egito. Não tive esta oportunidade de estudar, mas queira muito ter estudado historia, Mas como presente e sem nunca de mensionado este meu fascinio pela historia, minha filha fez faculdade de historia e hoje mora e faz egipitologia em Cairo. pena o que esta acontecendo no Egito hoje. Estive em janeiro e pude passear pelos templos, maravilhosos…….. Espero que seu desejo de morar lá se realize em breve.
    Antes de ir para o Egito entre em contato comigo, é bom ter amigos em um país diferente.

    Irondina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo