Início Antigo Egito A Sociedade Egípcia

A Sociedade Egípcia

2216
134
COMPARTILHAR

A Sociedade Egípcia

O antigo Egito era composto por classes de pessoas que iam desde o soberano Faraó até escravos capturados em guerra. Vivia-se em uma Monarquia Teocrática. Se comparada com a maioria das culturas da época, a sociedade egípcia era mais liberal.
Um homem que nascia em uma camada inferior, apesar de raro, poderia alcançar grandes postos em sua vida.

 

“[…]Os relevos e as pinturas das tumbas proporcionam grande riqueza de materiais; embora apenas os membros da classe alta da sociedade fossem enterrados em tumbas amplas e decoradas, as cenas subsidiárias não deixam de proporcionar vislumbres da vida do povo simples. Vislumbres que são completados com modelos e objetos funerários de uso cotidiano, que freqüentemente fazem parte do equipamento fúnebre; achados como esses são menos frequentes nas escavações de povoados. Os textos literários e administrativos de papiros e óstracos são de um valor inestimável, pois proporcionam detalhes que não poderiam ser obtidos de outras fontes.” (BAINES; MALIK, 2008, p. 190)

 

Vida cotidiana - Tumba do Escriba Menna (TT69) da 18ª Dinastia - Acervo Pessoal.
Vida cotidiana – Tumba do Escriba Menna (TT69) da 18ª Dinastia – Acervo Pessoal.

 

A Pirâmide social visa ilustrar as camadas da sociedade egípcia da base até o topo. Abaixo segue uma classificação que resume a maioria das publicações existentes.

 

A Pirâmide Social

 

FARAÓS:

O Faraó tinha poder absoluto e era considerado um deus vivo na Terra. Ele era dono de todo o Egito, chefe da administração, dos cultos religiosos e também comandava o exército. Tinha como principais funções/responsabilidades manter a ordem e a justiça na sociedade. Caso não cumprisse com suas obrigações, teria como punição a morte (desaparecimento) eterna.

NOBREZA:

Nessa classe enquadravam-se os Viziers (pessoas ligadas diretamente ao Faraó), os Sacerdotes, os oficiais do exército e as suas famílias. Nessa classe a Rainha era escolhida e, apesar de o Faraó ter muitas esposas, apenas ela tinha o poder real. O casamento era feito entre parentes, a fim de manter o sangue “azul” da Dinastia.

ESCRIBAS:

Considerada uma classe muito importante, os Escribas eram os únicos que poderiam seguir carreira como administradores ou ingressar no serviço público. A escrita servia para o registro de tudo que acontecia no cotidiano egípcio e devido a ela é que conhecemos um pouco da história dos habitantes das margens do Nilo.

OS SOLDADOS:

Essa classe era pequena e sua principal função era garantir a segurança do território, fazendo quando preciso escolta nas expedições aos países vizinhos. Posteriormente, devido às invasões e à necessidade de uma defesa mais sólida, o exército e a tecnologia em combate foram aumentando.

OS ARTESÃOS:

Essa classe era formada por pessoas com habilidades em todos os tipos de artesanato. Alguns trabalhavam em aldeias e produziam artefatos para o comércio local. Já os mais habilidosos eram convocados a trabalhar para o Faraó ou para a classe da nobreza.

OS CAMPONESES:

Essa classe era formada pela maior parte dos antigos egípcios. Eram pessoas que trabalhavam nas lavouras a fim de gerar todo o sustento necessário. Ficavam com uma parte do que era cultivado, mas a grande maioria arrecadada permanecia com os donos das terras (Nobres ou Faraó).

OS ESCRAVOS:

Estudiosos divergem quanto à existência dessa classe no antigo Egito. Mas o que se tem de mais concreto é que os escravos eram pessoas capturadas em guerra e serviam como mão de obra. Eram uma minoria, já que em toda a história egípcia poucas foram as guerras, em comparação a outras civilizações.

 

Gráfico da Pirâmide Social Egípcia

 

A prática de cobrar uma grande fatia dos camponeses (que eram a maioria da civilização) era algo comum. O Vizir era a pessoa responsável por controlar os impostos, sendo dos Escribas a função de calcular a produção e as taxas e comunicar ao Vizir os números obtidos, para que este mantivesse diariamente o Faraó informado.

Os principais produtos taxados eram o gado e os grãos em geral. Por estarem à mostra dos funcionários do Estado, tornava-se fácil controlar tais produtos, o que não ocorria em áreas sem tanta visibilidade. Os estrangeiros que eram derrotados em batalhas também pagavam taxas. O imposto servia para enriquecer ainda mais o tesouro real e permitir ao Monarca ter recursos suficientes para criar monumentos e aumentar ou construir novos Templos em homenagem aos deuses.

* Representação da vida cotidiana do antigo Egito – Vila Faraônica (Cairo) / Acervo Pessoal.

 

…..

A Lei egípcia também era algo bem marcante na sociedade. No antigo Egito, Maat era a Deusa da verdade, da ordem e da justiça. O sistema de leis era feito para todos e se mostrava muito justo. Apenas os escravos não eram bem-vindos nos tribunais. Ricos, pobres e mulheres tinham direitos iguais perante os juízes. Suborno era uma prática comum na época, mas totalmente condenada pelo tribunal.

 

“Se um egípcio não pode provar seu argumento no tribunal, poderá apelar para um Deus local, quando sua estátua estiver desfilando pela cidade (em anos anteriores ela ficava no tribunal). Você poderia gritar seu problema para ele “Senhor, quem roubou meu boi?” ou “Quem mudou as pedras demarcatórias?”, por exemplo. A estátua poderá inclinar a cabeça em frente a porta do ladrão.” (MORLEY; DAVID, 1999, p. 33)

 

O Faraó também tinha a responsabilidade de ser um bom governante, sob pena de não ganhar a vida eterna. Nem ele era poupado da justiça (nesse caso uma justiça divina) perante a sociedade. Entenda o processo pelo qual o Faraó passava após a sua morte no tribunal de Osíris, clicando aqui.

 

Sobre a Festividade:

 

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

 

Autor: Lucas Ferreira

 

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– MCDONALD, Angela. The Ancient Egyptians: Their Lives and Their World. Published by The British Museum Press, 2008.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– MORLEY, Jacqueline; SALARIYA, David. How Would You Survive As an Ancient Egyptian?.  London: Orchard/Watts Group, 1999.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

 

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

 

134 COMENTÁRIOS

  1. Proponha uma atividade para trabalhar com as hierarquias sociais no Antigo Egito
    COMO EU POSSO SENVOLVER ESTA QUESTÃO

    • Olá Leandro, tudo bom?

      Se for em sala de aula, crie grupos e dê para cada grupo uma classe social. Em cima disso, eles podem desenvolver o trabalho com as diferenças e semelhanças de cada classe.

      Até mais.

    • Boa tarde amigo!!
      Seu site está de parabéns!!
      Onde posso encontrar informações sobre as iniciações egípcias??

      • Olá Henrique, tudo bom?

        Eu tenho alguns livros em inglês sobre o tema.

        Me adiciona no Facebook.

        Até mais.

      • Olá Vanessa, tudo bom? Acredito que não exista traduzido. Esse vídeo eu gravei quando estive na Vila Faraônica, no Egito. No youtube, você encontra vídeos similares. Até mais.

  2. Adorei, sua explicação é bem direta eu encontrei tudo menos os sacerdotes poderia me explicar por favor estou precisando disso ainda pra hj…

  3. Ola Administrador.
    Sou estudante de Direito e preciso fazer um trabalho sobre direito das sucessões na sociedade egípcia. Você poderia me ajudar indicando algum livro ou artigo ?
    Grato
    Walter

  4. Olá, Administrador.

    Entre os vários hobbies que tenho, está o RPG ambientado em uma determinada época. Encontrei hoje seu site, e de cara, essa postagem sobre a sociedade do Antigo Egito (penso que pode virar uma ambientação boa para aventuras de RPG; ainda não sei se criarei alguma). Estou com uma dúvida, será que você pode me ajudar? Você saberia me informar qual era a hierarquia militar do Antigo Egito?

    • Olá Jonathan, tudo bom? Ótima iniciativa. Posso te ajudar sim. Me adiciona no Facebook que te envio alguns livros sobre o tema. Até mais.

    • Olá Jonathan, tudo bom? A escravidão no Egito é um tema que ainda causa divergência entre os egiptólogos. De modo geral, os inimigos capturados em guerra eram escravizados. Há também algumas punições entre os próprios egípcios. Até mais.

  5. Ola , adm
    Queria saber urgentemente , o significado de uma coisa. Finge que estamos mortos e em uma competiçao no meu caso a sinusi do meu colegio , onde todos os dias somos postos a provas e julgados por juizes , eles deram o seguinte enigma pra agnt “só vocè pode salvar o seu ba , tudo depende de voce . O reino de osiris te aguarda pra provar o seu valor frente a deusa maat ” me ajuda a decifrar urgentemente po , obrigado

    • Olá Jehnyfer, tudo bom? As estátuas de soldados nas tumbas indicavam que eles protegeriam o falecido no pós morte. Até mais.

  6. Boa Noite, Administrador!

    Gostaria de saber se haviam escravos dentre os cidadãos egípcios? Ou eram somente de outros povos? Como eles eram tratados? Obrigado.

    • Olá Diego, tudo bom? Essa é uma questão bem discutida entre os egiptólogos. Apesar de bem controversa, existia um número pequeno de escravos egípcios. Geralmente quando não pagavam os impostos ou tinham algum débito. Entretanto, a maioria dos escravos eram estrangeiros capturados em guerra. Até mais.

  7. Olá, excelente publicação me auxiliou muito mas fiquei com uma dúvida sobre Dinastias. Se o reinado era passado sempre entre a família real, como pode haver diferentes dinastias ?

    • Olá Matheus, tudo bom? As dinastias são divisões criadas para facilitar o estudo da longa história dos faraós. Houve períodos de invasões e muitos casamentos reais foram feitos com estrangeiros. Até mais.

  8. Boa tarde Lucas!
    Eu só estou esperando o profissional que contratei me entregar a capa, para levar o livro pro meu editor.
    Enquanto isso estou fazendo pesquisas para o terceiro livro.
    Hoje me deparei com algumas dúvidas:
    Você sabe me dizer se já houve tempestades de areia no Cairo?
    E se houve sabe me dizer se o Museu do Cairo (na Tahrir Square) possui alguma tecnologia que impeça a invasão da areia?

    Aguardo sua resposta.

    Abs.

  9. Olá, sabe me responder qual era o valor de um escravo no antigo Egito? Existe algum documento histórico referente? Na Bíblia é relatado a venda de José como escravo pelo valor de 20 siclos na moeda antiga. Será esse registro bíblico exato?

    • Olá Roberto, tudo bom? Os valores dos escravos variavam. Sim, existe documentos históricos que falam sobre os valores pagos por escravos durante o antigo Egito. Quanto ao registro bíblico, é difícil afirmar se é exato ou não. Até mais.

    • Olá Hariel, tudo bom? Não sei se entendi sua pergunta, mas, a sociedade pode ser classificada como uma Monarquia Teocrática. Até mais.

    • Olá Bianca, tudo bom? Para um estudo profundo sobre a sociedade egípcia, leia: – BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008. Até mais.

  10. Ola tudo bem ?? Eu quero saber qual a função dos altos funcionários no egito antigo.eu quero saber se dar para vc ne responder hoje ainda ou mais tarde ok .

    • Olá Ana Beatriz, tudo bom? Os altos funcionários exerciam cargos ligados ao Faraó. Você pode incluir boa parte da nobreza (Vizires/Oficias do exército…) na lista dos altos funcionários do antigo Egito. Até mais.

  11. Bom dia. Gostei de seu site, está de parabéns. Sou aluno do Curso de Direito da Universidade Filadélfia, acho uma pena não termos maiores informações sobre o Direito no Egito Antigo, por este motivo, decidi que este seria o tema de meu TCC. Vossa Senhoria teria alguma indicação sobre autores que tratam sobre o tema ou algum documento? Agradeço vossa atenção e desprendimento.

    • Olá Rodrigo, tudo bom? Fico feliz que você tenha gostado do site. Há bastante material em inglês, pode ser? Me adicione no Facebook e eu passarei os artigos que tenho. Até mais e bons estudos.

    • Olá Giselle, tudo bom? Os Nomos eram Cidades-Estados e após a unificação, formaram o estado único do Egito (Kemet). Até mais.

    • Olá Isadora, tudo bom? As confissões negativas do papiro de Ani, por exemplo, nos dão a noção do que era necessário seguir como lei na terra. Até mais.

    • Olá Safira, tudo bom? Essa classe era formada pela maior parte dos antigos egípcios. Eram pessoas que trabalhavam nas lavouras a fim de gerar todo o sustento necessário. Ficavam com uma parte do que era cultivado, mas a grande maioria arrecadada permanecia com os donos das terras (Nobres ou Faraó). Até mais.

    • Olá Pedro, tudo bom?

      Existiam sim. As confissões negativas do papiro de Ani, por exemplo, nos dão a noção do que era necessário seguir como lei na terra. Até mais.

    • Olá Gaia, tudo bom? De certa forma, todos eram considerados “servos” do Faraó. Talvez pudéssemos excluir alguns sacerdotes, mas no geral, todos viviam em função dele. Até mais.

  12. Olá. Fiquei com uma dúvida sobre um aspecto da sociedade egípcia…Não tinham servos no Egito? Pensei que era um regime de servidão coletiva…

  13. Cara, sabe me dizer se acaso existe algum registro arqueológico da existência de José no Egito.Algum registro oficial ou algo do gênero fora os relatos bíblicos. Desde já Obrigado !!!

    • Olá Fabim, tudo bom? Eu desconheço qualquer registro arqueológico sério sobre a existência de José no Egito. Alguns anos atrás alegaram ter encontrados moedas de José, mas a notícia era falsa e foi mal divulgada. Até mais.

    • Olá Vinícius, tudo bom? Pelo mapa ali eu também não consegui identificar com precisão, mas eu tenho alguns amigos que moram lá e irei perguntar. Assim que eles responderem eu posto aqui para você. Até mais.

  14. NOSSA CARA EU TIVE Q FAZER UMA PEÇA SOBRE O EGITO E FICOU PERFEITA POR CAUSA DO SEU POST… OBRGDA. AJUDOU MUITO…

    • Olá Andvan, tudo bom? Fico feliz que o post tenha ajudado você. Caso tenha tirado alguma foto ou vídeo da peça, envie-nos. Até mais.

  15. eu tenho uma prova pra fazer e nisso cairá essa pergunta : no ponto mais alto da socieadade egipcia esta o governante maximo, chamado de _________ . porfavor me ajude com essa resposta?! Obrigada! 😀

    • Olá Maria Clara Dias, tudo bom? Qual parte não ajudou você? Estava procurando algo que não encontrou? Até mais.

  16. amei o texto as imagens e tudo mai vou tirar 10 o trabalho vlw texto muito completo e resumido ao mesmo tempo,resumido mas nao sem conteudo ameiiiiiiiiiiiiii

  17. amei mesmo vcs devem publicar mais materia s sobre isso eu acabei de ler e ja vi q amei eu ate imprimi o texto todo e por causa de vcs eu tirei um…10 amo essas materias ok?
    n parem de publicar materias sobre o antigo egito

    • Olá amandinhamc, tudo bom? Fico feliz que a matéria tenha ajudado você. Não iremos parar de publicar. Até mais.

  18. Ola, gostei muito do conteúdo! mas fiquei com duas duvidas… como era feita a sucessão dos faraós? patriarcalismo? e os escravos eram apenas prisioneiros de guerras ou podiam ser pessoas endividadas tbm? Obgda

    • Olá Adrieli, tudo bom? Na maioria das sucessões Faraônicas prevaleceu o patriarcalismo. A questão da escravidão egípcia é muito debatida, mas acredita-se que a grande maioria eram formadas pelos prisoneiros de guerra. Eu desconheço algum registro que mostre pessoas endividadas sendo escravizadas. Até mais.

      • Proponha uma atividade para trabalhar com as hierarquias sociais no Antigo Egito
        como eu posso faze esta atividade

    • Olá Vinícius, tudo bom? Como assim inexplorada? Queóps era Rei do Baixo e do Alto Egito e todo o país estava sob seu domínio. As regiões que hoje não são escavadas e que podem conter muitas informações são as que abrigam as construções modernas. Até mais.

    • Olá Vinícius, tudo bom? Os mais estudiosos eram os escribas, porém eram os sacerdotes que detinham o conhecimento. Até mais.

    • Olá Adriana Isabelly, tudo bom? Suas perguntas estão todas no site, mas caso você tenha alguma pergunta em específica, você pode faze-la aqui. Até mais.

    • Olá Sarah, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado. Acima, temos apenas uma descrição das classes sociais egípcias. Você irá encontrar mais sobre os sacerdotes ao longo do site. Caso tenha qualquer pergunta a fazer sobre eles, fique a vontade para perguntar. Até mais.

    • Olá Gabi, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. Sobre o apogeu egípcio, assim como suas crises, tiveram diversos períodos com altos e baixos e não apenas um período único. Nos links do site, pode ser visto as principais crises egípcias assim como seus apogeus. Espero ter ajudado. Até mais.

  19. olha adorei o site mas acho que pode melhorar falar mais dos faraós tipo nomes falar sobre Hórus
    Maaet Ossiris Rá e assim por diante amei o site até mais

  20. Amei, tirei nota dez em tudo, todas as minhas materias falava sobre isso menos matemática muito obrigada tudo dez vlw amei muito d++++++++++!

  21. Ae adorei o site me ajudou bastante para estudar pra artes e tirei uma nota boa por causa de vcs vlw ae todos q fizeram o site achei d+++ !

  22. Nossa meu esse site é tudo de bom eu amei mas não gostei muito dos camponeses a minha professora disse que estava tudo errado e assim preojudicou a minha nota

    • Olá Larissa, tudo bom? Fico feliz que você tenha gostado do site. Quanto aos camponeses, o que está escrito acima é um resumo introdutório do que é apresentado em várias publicações sobre essa classe egípcia. Talvez sua professora possa ter pedido outro tema referente aos camponeses como pagamentos, vestimentas e moradias que são informações encontradas ao longo do site. Até mais.

  23. pó cara muito bom mesmo , mais cê poderia me dar a informação de quem eram os funcionarios reais , vlw ai obrigadão

    • Olá Larissa, tudo bom? Essa pergunta pode ter interpretações diferentes. Na visão egípcia, todos eram funcionários do faraó (desde um escravo até o mais alto sacerdote). Agora os ligados diretamente eram vizirs, sacerdotes e funcionários do palácio (incluía aqui os melhores artesãos). Espero ter ajudado. Até mais.

  24. Muito bom esse site, ele me ajudou a tirar uma nota muito boa, só tenho que acradecer a pessoa que soube escrever de uma maneira que se entende-se, muitos sites não consequem isso e acabam nem ganhando um comentario…. Parabéns

    • Que bom que tenha gostado. Os sacerdotes estão na classe social da nobreza. O site como um todo vai abordando ao longo dele o papel do sacerdote na sociedade egípcia, assim como todas as outras classes. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*