Início Comunicados Apresentação de nova autora em antigoegito.org

Apresentação de nova autora em antigoegito.org

56
10
COMPARTILHAR

Boa tarde pessoal! Tudo bem com vocês? Quem acompanha a página vai se deparar, a partir de agora, com algumas postagens assinadas por mim. Então pensei em antes disso me apresentar para vocês e contar um pouco de minha história com o Egito.

Eu tenho 26 anos e meu envolvimento com o Egito começou entre 2002-2003 com uma reportagem da Rev. Veja de título “Em nome dos filhos” (edição 1394 de 31 de Maio de 1995). Ela falava sobre a descoberta da tumba dos filhos de Ramsés II. Curiosamente, mesmo tendo meu primeiro contato com o universo egípcio através da figura de Ramsés II, meu faraó preferido é o Rei Tut.

Tenho duas formações em História. A primeira, concluída no semestre de 2013/2, foi a de Licenciatura. Meu TCC foi intitulado de “O hibridismo nos deuses greco-egípcios: uma análise do Egito helenístico através da figura de Hermanúbis”. No Bacharelado, concluído em 2015/2, a monografia chamava-se “Hibridação entre deuses no Egito helenístico: Uma apreciação sobre as manifestações e o culto a Serápis”. As graduações foram cursadas no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No Desafio Pré-Vestibular, em Pelotas/RS, eu ministrei essa aula junto com outro colega. Falei sobre a religião no Antigo Egito e alguns aspectos da mitologia [foto: acervo pessoal].

Atualmente eu curso Mestrado Profissional em História na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e sigo estudando o Antigo Egito. O meu TCM (Trabalho de Conclusão de Mestrado) não tem um título definido, mas ele basicamente trata do Ensino de Egito nas escolas e de como o professor pode trabalhar essa temática de maneira diferenciada em sala, fugindo da aula tradicional “quadro a giz e livro didático”. Meu objetivo não é criticar o sistema tradicional e sim mostrar essa nova maneira de trabalhar.

Tietando a réplica do trono de Tutankhamon [foto: acervo pessoal].

Trabalho com aulas, exposições e palestras sobre o Antigo Egito em Pelotas/RS. Na minha cidade existe um evento tradicional chamado “Piquenique Cultural”. Eu apresento minha coleção desde 06 de Abril de 2014, quando o Piquenique estava em sua edição número 23. A minha última participação da “Expo Egito” aconteceu em 22 de Novembro de 2015, na edição 32 do evento. Mostrarei algumas fotos para vocês no final desta postagem de apresentação. Caso queira conferir mais sobre minha formação/atuação, só acessar o meu CV na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1513195088697023. Qualquer dúvida, não exitem em comentar na postagem. Saudações faraônicas para os acompanhantes do site! 🙂

Foto: Acervo pessoal

 

Foto: Acervo pessoal

 

Foto: Acervo pessoal

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá Luise boa tarde,

    Estou em pesquisa, para formar um plano de aula sobre os deuses egípcios e os faraós, quais eram os deuses favoritos dos principais faraós egípcios, você teria alguma indicação de leitura, por favor ? Belíssimo blog.

  2. Prezada Luise,
    Seja bem-vinda ao site dos que cultivam a herança maravilhosa do terra dos faraós e toda sua grandeza espiritual. Você certamente dará uma bela contribuição no sentido de motivar novos leitores a descobrirem o Egito.
    Permita-me uma sugestão. Seria possível, quando o tempo de lhe permitir, uma matéria sobre os grandes faraós guerreiros e sua contribuição para a consolidação do império? Penso em Narmer, Snefru, Tutmosis III, Ramsés II e outros.
    Um abraço cordial.

    • Oi Álvaro, tudo bem? Aqui é a autora do post. Não loguei pois a senha está anotada num local que não tenho acesso no momento (e não lembro ela de cabeça). Sua sugestão está anotada. Vou conferir se já não existe nada programado sobre esses faraós, aqui no site, e, caso não tenha nada, vou escrever algo sim. Começando com Ramsés II, meu segundo favorito.

  3. Boa noite. O novo PCN incluiu o estudo da cultura egípcia no ensino da África. Os livros de história, principalmente do sexto ano abordam esse tema de forma interessante. Não sou historiador. Sou graduado em Física pela federal de Itajuba e especialista em ensino de Física. Atualmente mestrando em Física.

    • Tomei conhecimento desses materiais já. Mas meu objetivo é apresentar uma nova maneira de aproximar os alunos do Antigo Egito, entende? Eu, por exemplo, não uso livro didático ou projeções em minhas aulas sobre Egito. Levo réplicas que fazem parte de minha coleção particular. Eles aprendem sobre aquela época tendo contato com os objetos que são apresentados nos livros.

  4. Olá Luise, tudo bom?

    Seja bem vinda! Vai ser muito bom ter o seu conhecimento compartilhado com os leitores do site. Sucesso.

    Att. Lucas Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

*