Apresentação de nova autora em antigoegito.org

Boa tarde pessoal! Tudo bem com vocês? Quem acompanha a página vai se deparar, a partir de agora, com algumas postagens assinadas por mim. Então pensei em antes disso me apresentar para vocês e contar um pouco de minha história com o Egito.

Eu tenho 26 anos e meu envolvimento com o Egito começou entre 2002-2003 com uma reportagem da Rev. Veja de título “Em nome dos filhos” (edição 1394 de 31 de Maio de 1995). Ela falava sobre a descoberta da tumba dos filhos de Ramsés II. Curiosamente, mesmo tendo meu primeiro contato com o universo egípcio através da figura de Ramsés II, meu faraó preferido é o Rei Tut.

Tenho duas formações em História. A primeira, concluída no semestre de 2013/2, foi a de Licenciatura. Meu TCC foi intitulado de “O hibridismo nos deuses greco-egípcios: uma análise do Egito helenístico através da figura de Hermanúbis”. No Bacharelado, concluído em 2015/2, a monografia chamava-se “Hibridação entre deuses no Egito helenístico: Uma apreciação sobre as manifestações e o culto a Serápis”. As graduações foram cursadas no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No Desafio Pré-Vestibular, em Pelotas/RS, eu ministrei essa aula junto com outro colega. Falei sobre a religião no Antigo Egito e alguns aspectos da mitologia [foto: acervo pessoal].

Atualmente eu curso Mestrado Profissional em História na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e sigo estudando o Antigo Egito. O meu TCM (Trabalho de Conclusão de Mestrado) não tem um título definido, mas ele basicamente trata do Ensino de Egito nas escolas e de como o professor pode trabalhar essa temática de maneira diferenciada em sala, fugindo da aula tradicional “quadro a giz e livro didático”. Meu objetivo não é criticar o sistema tradicional e sim mostrar essa nova maneira de trabalhar.

Tietando a réplica do trono de Tutankhamon [foto: acervo pessoal].

Trabalho com aulas, exposições e palestras sobre o Antigo Egito em Pelotas/RS. Na minha cidade existe um evento tradicional chamado “Piquenique Cultural”. Eu apresento minha coleção desde 06 de Abril de 2014, quando o Piquenique estava em sua edição número 23. A minha última participação da “Expo Egito” aconteceu em 22 de Novembro de 2015, na edição 32 do evento. Mostrarei algumas fotos para vocês no final desta postagem de apresentação. Caso queira conferir mais sobre minha formação/atuação, só acessar o meu CV na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1513195088697023. Qualquer dúvida, não exitem em comentar na postagem. Saudações faraônicas para os acompanhantes do site! 🙂

Foto: Acervo pessoal

 

Foto: Acervo pessoal

 

Foto: Acervo pessoal

avatar

Sobre Luise Rodrigues

Formada em Licenciatura em História (2013/2) e Bacharelado em História (2015/2) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especializada em Antiguidade Egípcia (mais especificamente a hibridação de divindades no Egito Helenístico). Atualmente cursando Mestrado Profissional em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS). Trabalha com aulas, exposições e palestras sobre o Antigo Egito desde sua graduação.