Antigo Egito

Arqueólogos comparam descoberta na Inglaterra com a de Tutankhamon..

Arqueólogos britânicos encontraram um gato mumificado em uma casa do século 17 durante um projeto de construção em Lancashire, no norte da Inglaterra. A casa foi descoberta perto de um reservatório no vilarejo de Barley. A construção tem uma sala fechada e, dentro de uma das paredes, foi encontrado o gato mumificado. Os historiadores afirmam que a casa pode ter pertencido a uma mulher acusada de bruxaria que vivia na região no século 17 e acredita-se que o gato tenha sido emparedado vivo para proteger os moradores da casa de maus espíritos. Uma companhia de fornecimento de água, a United Utilities, levou os arqueólogos para o local, um procedimento de rotina da companhia antes de fazer obras de escavação em áreas que podem ter importância arqueológica.

Frank Giecco, arqueólogo que descobriu a casa, diz que “raramente temos a oportunidade de trabalhar em algo tão bem preservado”. – Assim que começamos a cavar, encontramos o topo das portas e sabíamos que tínhamos em mãos algo especial. A região de Lancashire teve muitos registros da presença de mulheres acusadas de bruxaria no século 17, principalmente na área de Pendle Hill, onde a casa foi encontrada. Na época, distritos inteiros em algumas partes de Lancashire relatavam ocorrências de bruxaria, contra homens e animais, gerando uma onda de acusações contra muitas pessoas. Em 1612, 20 pessoas, entre elas 16 mulheres de várias idades, foram levadas a julgamento, a maioria delas acusada de bruxaria, em um episódio que ficou conhecido na região como o “julgamento das bruxas de Pendle”.

 

 

‘Tumba de Tutancâmon’

Frank Giecco afirmou que a construção encontrada é um “microcosmo da ascensão e queda desta área, do tempo das ‘bruxas de Pendle’ até a era industrial”. – Há camadas de história bem na sua frente. Carl Sanders, gerente de projeto da companhia, conta que “não é com frequência que você encontra uma casa de contos de fada completa, incluindo o gato da bruxa”. – A construção está em ótimas condições, você pode andar por ela e ter um sentimento real de que está espiando o passado. Pendle Hill tem uma verdadeira aura, é difícil não ser afetado pelo lugar. Mesmo antes de descobrirmos a construção, havia muitas piadas entre os funcionários sobre vassouras e gatos pretos. A descoberta realmente nos surpreendeu.

Simon Entwistle, especialista nas bruxas de Pendle, diz que “em Em termos de importância, é como descobrir a tumba do [faraó egípcio] Tutancâmon”. – Daqui a alguns meses teremos os 400 anos dos julgamentos das bruxas de Pendle e aqui temos uma descoberta rara e incrível, bem no coração da região das bruxas. Gatos aparecem muito no folclore sobre bruxas. Quem quer que tenha dado este destino horrível a este gato, certamente estava buscando proteção de espíritos malignos.

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/arqueologos-encontram-casa-de-bruxa-do-seculo-17-com-gato-mumificado-20111208.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo