Antigo Egito

Arqueólogos descobrem um dos mais antigos portos do mundo e dezenas de papiros..

Arqueólogos descobriram um dos mais antigos portos do mundo, que remonta ao tempo do faraó Quéops, informou hoje o ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim. O porto foi descoberto em Wadi al-Jarf, localizada na costa do Mar Vermelho, 180km ao sul de Suez. Quarenta folhas de papiro coberto de textos hieroglíficos que lançam luz sobre a vida cotidiana dos antigos egípcios também foram descobertos no local. Os textos supostamente eram relatórios mensais sobre o número de trabalhadores e detalhes de suas atividades diárias e, segundo Ibrahim, são os mais antigos que se tem notícia. As folhas de papiro foram transferidas imediatamente para o Museu de Suez após a descoberta, para que arqueólogos e historiadores pudessem estudá-las e documentá-las, completou o ministro.

 

 

Uma missão francesa-egípcia descobriu o local, sendo que, navios de transporte de cobre e outros metais, provavelmente frequentavam o porto nos tempos antigos. Um conjunto de cais de pedra também foi descoberto. Adel Hussein, chefe do setor de Antiguidades Egípcias, disse que a missão também encontrou os restos das casas dos trabalhadores portuários, 30 cavernas e várias ferramentas de pedra.

 

* ATUALIZAÇÕES SOBRE A DESCOBERTA A QUALQUER MOMENTO.

 

Fonte(s):
http://www.adnkronos.com/IGN/Aki/English/Security/Egypt-Archaeologists-uncover-worlds-oldest-port-hieroglyphic-papyri_3279038430.html

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo