Antigo Egito

Arqueólogos encontram tumba de princesa egípcia no Cairo..

A tumba de uma princesa da quinta dinastia do Antigo Egito, que reinou há 4.500 anos, foi descoberta na região de Abu Sir, no sul do Cairo, anunciou nesta sexta-feira o ministro das Antiguidades egípcio, Mohamed Ibrahim.

 


“Descobrimos a antecâmara da tumba da princesa faraônica Shert Nebti”, anunciou Ibrahim. O ministro acrescentou que quatro colunas de calcário encontradas no centro da câmara apresentam hieroglifos com o nome e os títulos da princesa. “A descoberta da tumba marca o começo de uma nova era na história das sepulturas de Abu Sir”, comemorou ele.

Liderada pelo Instituto Tcheco de Egiptologia, a equipe de escavação também encontrou um corredor no lado sudeste de antecâmara, que leva a outras quatro tumbas. Duas delas, datadas do reinado do faraó Dyedkera Isesi – também da quinta dinastia -, pertencem a funcionários de alto escalão. As outras duas ainda estão sendo estudadas, afirmou o chefe da missão tcheca, Miroslav Barta.


Fontes: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/arqueologos-encontram-tumba-de-princesa-egipcia-no-cairohttp://www.independent.ie/and-finally/tomb-of-ancient-princess-unearthed-3281610.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Oi..Bacana essa descoberta,mostra que ainda tem muito,espera-se,por ser desenterrado das areias do Egito!!

    1. Olá Marcelo, tudo bom? Descoberta incrível mesmo! Zahi Hawass costumava dizer que nem 30% tinha sido descoberto ainda nas areias do Egito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo