Antigo Egito

Artefatos antigos são recuperados..

Quase duas dúzias de artefatos roubados de um museu, durante a manifestação em relação à revolução egípcia em janeiro foram devolvidos, confirmou nessa sexta-feira o Ministro de Estado das Antiguidades, Zahi Hawass. Dezenas de itens históricos foram roubados ou destruídos quando a violência eclodiu em 28 de janeiro nos protestos contra o governo e que acabou resultando na derrubada do presidente Mubarak. Entre os alvos estavam o museu de Qantara perto da cidade de Ismaila no nordeste do Egito e o famoso Museu Egípcio, no Cairo.


A estátua dourada de madeira de Tutankhamun (direita), A trombeta de bronze e de madeira de Tutankhamun (acima), e parte de um abanador de Tutankhamon (frente) são exibidos para a mídia depois que eles foram devolvidos ao Museu Egípcio no Cairo, no início deste ano.

 

Autoridades egípcias já havia criado uma “lista vermelha” de itens faltantes e enviados a Interpol e outras organizações internacionais na esperança de recuperar os artefatos de valores históricos. Mais de 22 já foram retirados da lista depois que eles foram apreendidos no início desta semana. Hawass disse que os itens incluem uma cerâmica rara, que remonta à época dos hicsos e cinco moedas de bronze que remontam à era de Ptolomeu. Ele não disse onde foram recuperados, ou se todas as detenções foram feitas em alguma conexão (aeroporto). Quase 300 artefatos já foram devolvidos desde a revolução.



Fonte: http://www.irishweatheronline.com/news/ancient-egyptian-artifacts-are-recovered/26697.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo