Início Antigo Egito Esfinges Egípcias

Esfinges Egípcias

234
13
COMPARTILHAR

Esfinges Egípcias

As esfinges egípcias são consideradas belas artes arquitetônicas do Egito faraônico. As mais comuns possuem corpo de leão e cabeça de humano (geralmente de Faraós). As menores serviam de decoração para as avenidas que levavam aos templos. Eram consideradas pelos antigos egípcios como guardiãs de um determinado local. Os tipos de esfinge existentes são as de corpo de leão e cabeça de carneiro, de falcão ou de humano (nesse caso, de Faraós). Houve também algumas com cabeça do deus Seth.

Havia esfinges que serviam como decoração e proteção de interiores (como ocorre hoje com estatuárias de uma determinada crença). As esfinges são consideradas do sexo masculino, mas também tiveram as suas versões femininas, como foi o caso da esfinge da Faraó Hatshepsut. A esfinge mais famosa é a do complexo de Gizé. O rosto dela é atribuído ao faraó Quéfren e portanto dataria da quarta dinastia. Algumas teorias tentam afirmar, no entanto, que a esfinge foi construída muito antes desse período.

 

Grande Esfinge no complexo de Gizé - Acervo pessoal.
Grande Esfinge no complexo de Gizé – Acervo pessoal.

 

Abaixo veja as esfinges com cabeça de carneiro, conhecidas como criosfinges, representando o deus Amon e que podem ser vistas em uma avenida em Karnak. Elas formam fileiras de ambos os lados e têm como principal significado a proteção para a entrada do templo.

 

Avenida de criosfinges em Karnak - Acervo pessoal.
Avenida de criosfinges em Karnak – Acervo pessoal.

 

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.
 

Autor: Lucas Ferreira

 

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.
 
Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

 

13 COMENTÁRIOS

  1. Por favor, informe se corresponde à verdade o dito de que a artilharia de Napoleão, na campanha do Egito, andou canhoneando a Esfinge de Gizé, como treinamento

    • Olá Torreal Filho, tudo bom? Se eles usaram artilharia contra a esfinge, não devem ter acertado um só tiro. A esfinge já havia sido retratada sem nariz muito antes de Napoleão. Até mais.

  2. Tudo o que já li e vi por televisão e a midia em geral, inclusive revistas especializadas,livros Von Daniquem ee outros,
    nem chegam perto da realidade, como foi coloniada a terra, estou mandando meu e-meil
    posso dar algumas informações paa despertar o interesse,
    grato – Oswaldo

    • Olá Oswaldo, tudo bom? Toda informação é sempre válida, no entanto, é preciso ter uma base em cima do que é dito. Até mais.

    • Olá Adriano, tudo bom? Você diz a esfinge da primeira foto? É a grande esfinge do complexo de Gizé e seu rosto representa o faraó Khefren. Entretanto, essa representação é contestada por alguns egiptólogos. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar. Até mais.

  3. esse site me ajudou bastante a concluir o 1ºsemestre desse ano…parabéns ao criador desse site e que deus ilumine sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

*