Antigo Egito

Austrália recupera 122 artefatos para o Egito..

CAIRO: Austrália recuperou para o Egito 122 artefatos arqueológicos, reportou a estatal MENA. Eles disseram que o embaixador egípcio Omar Metwally relatou que ele havia recebido 122 artefatos que tinham sido descobertos em um leilão na cidade em novembro do ano passado. Segundo um comunicado da embaixada egípcia em Canberra, funcionários australianos descobriram as peças depois que a embaixada solicitou oficialmente que as autoridades australianas investigassem o caso.


Mulher de embaixador egípcio Omar Metwally, admira alguns dos artefatos que retornaram à embaixada depois de serem apreendidos. Foto: KATE LEITH – Acessado em: http://www.canberratimes.com.au

 

As peças arqueológicas datam das eras faraônica, gregas e romanas. O embaixador egípcio organizou uma grande festa na embaixada da sede e elogiou a cooperação das autoridades australianas para recuperar as peças. Muitas autoridades australianas participaram da celebração. “Esta é a terceira vez que as autoridades australianas entregam peças arqueológicas para o Egito nos últimos 6 meses”, disse Metwali. A Austrália também está pronta para sediar o 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países em Melbourne com a Exposição Tutankhamon.

Segundo o site http://www.canberratimes.com.au, os artefatos tinham sido contrabandeados do Egito para a Austrália e envolvem uma gama de objetos que vai de amuletos em miniatura até peças maiores. Autoridades disseram que os compradores de antiguidades devem garantir que qualquer artefato cultural que comprarem sejam acompanhados por documentação correta para garantir a sua legalidade.

 

Fontes: http://bikyamasr.com/42623/egypt-to-get-122-artifacts-from-australia/

http://www.canberratimes.com.au/news/local/news/general/egyptian-artefacts-are-homeward-bound/2295111.aspx

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo