Antigo Egito

Avenida das Esfinges de volta a sua aparência antiga..

A avenida das esfinges que ligava Luxor aos templos de Karnak será aberto ao público em outubro. Após cinco anos de trabalho duro, a avenida das Esfinges foi deixada em sua forma original, convidando os visitantes de Luxor para caminhar ao longo da avenida histórica como faziam os antigos egípcios nos dias dos faraós.

Para comemorar a restauração, disse Mansour Boreik, diretor dos monumentos de Luxor, o ministério de Estado de antiguidades (MSA) organizará uma cerimônia de inauguração em outubro na avenida. Uma  companhia de Som e Luz está instalando luzes para iluminar a avenida e mostrar a beleza artística distinta de suas esfinges, bem como os monumentos que foram desenterrados durante o projeto de desenvolvimento da rota, incluindo oficinas greco-romanas e fábricas de vinho.

 

 

A avenida das esfinges tem 2700 metros e foi construída durante o reinado do faraó Nectanebo I da XXX dinastia. Ele substituiu uma construção da XVIII dinastia, feita pela rainha Hatshepsut (1502-1482 a.C), como registrado nas paredes de sua capela vermelha no Templo de Karnak. No âmbito do programa da MSA para restaurar antigos monumentos egípcios, com vista ao desenvolvimento de toda a Luxor, um projeto foi planejado para recuperar os elementos perdidos da avenida, restaurar as esfinges e retornar o sítio para o esplendor que gozava no Egito antigo.


Fonte: http://english.ahram.org.eg

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo