Antigo Egito

Banco do Al Ahly “devolve” 200 objetos egípcios..

Ministro da Cultura, Farouk Hosny, anunciou que o Conselho Supremo de Antiguidades (SCA) recebeu 200 artefatos do Banco Nacional do Al-Ahly e as armazenou no Museu Egípcio, no Cairo para a restauração e a documentação.



Uma mão delicadamente esculpida em madeira, quebrada a partir de uma peça de estatuária. Esta mão, juntamente com 200 outros objetos, foram dadas à SCA pelo Banco do Al-Ahly (Foto: SCA)



Dr. Zahi Hawass, secretário-geral do SCA, disse que a coleção recuperada foi armazenada na tesouraria do banco desde o início de 20º século, e que incluía os objetos do Antigo Egito, greco-romana, copta e eras islâmicas. Entre os objetos são cabeças de estátuas de pedra calcária do antigo egito e as divindades greco-romanas, como Horus, Hathor e Ptah, bem como estátuas de terracota e vinte moedas romanas do período islâmico e moderno. Hawass acrescentou que duas comissões arqueológicas inspecionaram a recolha das peças e confirmou a autenticidade dos objetos.

Uma cabeça de mármore de Serápis, divindade greco-romana no Egito. Esta e outras 200 unidades estão em fase de conservação, no Museu Egípcio do Cairo. (Foto: SCA)


Presidente do Bank Al-Ahly, Dr. Tarek Amer, afirmou que esses objetos estavam na posse de estrangeiros que viveram no Egito durante o final de 19º e 20º séculos. Os estrangeiros foram, obviamente, colecionadores de antiguidades e tinham guardado dentro de dois cofres do banco. Desde o início da 20ª século ninguém tinha perguntado sobre os objetos e eles permaneceram sob os cuidados dos bancos até o conselho executivo do banco decidir oferecer as peças para a SCA.

Dr. Hussein Abdel Bassir, chefe da comissão que inspecionou os objetos, disse que todos os objetos, que foram armazenadas em três caixas nos cofres do banco, é totalmente verdadeiro e a maioria deles estão muito bem preservados.


Fonte: www.drhawass.com

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo