Antigo Egito

Boas notícias para a proteção de antiguidades no Egito..

Será feito a remoção de um cemitério moderno construído sobre o capital mais antiga do mundo. Eu nunca vou esquecer o que vi quando fui para a Saqqara antes de me tornar ministro de Antiguidades, pela segunda vez. Durante a Revolução as pessoas construíram mais de quinhentos túmulos (um cemitério moderno) acima dos locais, perto das pirâmides de Pepi I, Pepi II e Djedkare Isesi. Descobri que as pessoas que moram nas proximidades também construiram uma mesquita na calçada da pirâmide de Djedkare Isesi.

Houve mais destruição na Mit Rahina (antiga Mênfis), onde foram construídos grandes cemitérios. A população local também construiu grandes cemitérios em Abusir, Lisht, na margem oeste de Luxor, e muitos outros locais em todo o Egito. Fiquei muito chateado com os ataques contra os sitios e eu não podia sentar-me e vê-los serem destruídos assim. Eu mesmo tive sonhos sobre esses sitios e esperava que seria capaz de desfazer todos os danos.






Quando eu fui empossado como ministro na frente do marechal HE Hussein Tantawi, ele me pediu para sentar com ele e explicar todos os problemas de antiguidades que o Egito estavam enfrentando. Descobri mais tarde que este grande homem, que ama verdadeiramente a herança de seu país, apontou o general Hussein Mahamoud – um membro do Conselho Superior da Polícia Militar – para servir de interlocutor entre o Conselho Militar e do Ministério de Estado das Antiguidades.

General Hussein é um homem amável, e ele veio se encontrar comigo para que eu pudesse contar a ele sobre esses problemas. Eu dei-lhe um mapa detalhado preparado pela MSA de todos os sitios que foram danificados por ladrões durante a Revolução. Eu disse ao General Hussein que precisávamos urgentemente fazer a limpeza na margem oeste de Luxor, em Memphis, Saqqara e Abusir. Isso, no entanto seria apenas “uma fase” na proteção dos nossos monumentos.






General Hussein apresentou um relatório ao HE Hussein Tantawi, que deu uma ordem para que a polícia comece a remover todas as tumbas moderna. Uma chamada foi feita para mim e foi-me dito que o ministro do Interior estaria supervisionando este trabalho, com o apoio do Exército.

Hoje, o pessoal da MSA, a polícia e o Exército trabalharam em conjunto para remover todos os novos túmulos que foram construídos acima do local da Mit Rahina. No domingo, vamos fazer isso na margem oeste de Luxor e mais tarde, em Abusir e Lisht. Depois disso, pretendemos continuar a trabalhar para limpar todos os locais que foram danificados por ladrões durante e depois da Revolução. Este é realmente um dia feliz para todos nós


Fonte: http://www.drhawass.com/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo