Catacumba tem milhões de cães mumificados..

Pelo menos oito milhões de animais, especialmente cachorros e chacais, foram encontrados mumificados em um conjunto de catacumbas sob o deserto no Egito. O elaborado labirinto de túneis que formam as Catacumbas de Anúbis é conhecido desde o século 19, porém só agora está sendo profundamente explorado.

Até agora, o projeto liderado por Paul Nicholson, da Universidade Cardiff, já descobriu milhões de ossadas de animais considerados sagrados e oferecidos a Anúbis, o deus da mumificação, responsável pelo caminho dos mortos ao submundo e que possuía corpo de homem e cabeça de chacal. Os ossos encontrados sugerem que os animais tinham apenas horas ou dias de vida quando foram mortos e mumificados. Os pesquisadores acreditam que, muito provavelmente, eles tenham sido criados aos milhares em fazendas especiais ao redor da antiga capital do Egito, Memphis.


Hendrikje Nouwens, um egiptólogo da Holanda, analisa um dos cachorros enterrados em um nicho especial da parede. Restos do caixão de madeira podem ser vistos. Foto: Dr. Paul Nicholson T.



Os achados indicam que a oferenda das múmias era vista como um ato pio, com o animal sendo um intermediário entre o doador e os deuses. A próxima etapa da pesquisa é fazer a datação do carbono para precisar a idade das ossadas e localizar, na história do Antigo Egito, quando exatamente essas catacumbas foram construídas.


Fonte: http://www.pasthorizons.com / http://info.abril.com.br

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.