EgiptomaníacosImagens

Conhecendo o Egito: Rosto de esquife…

Série: Conhecendo o Egito: Rosto de esquife…

Esse belíssimo fragmento de rosto e parte do toucado tripartite de um grande esquife foi feito em uma única peça de madeira dourada e incrustada de marfim e ébano. O rosto arredondado tem boca pequena e nariz ligeiramente deslocado para a esquerda. O queixo, levemente em relevo, não apresenta sinais de barba – indícios de um dono jovem? Ou talvez de uma mulher? As orelhas são bem definidas e proporcionais. Para os olhos, foram usados bronze (armação), marfim (córnea) e ébano (íris). As sobrancelhas, a maquiagem e os detalhes do toucado foram pintados sobre a madeira (preto, vermelho e douração). Dimensões: 41,5 x 32,5 cm. Procedência: desconhecida.

 

Data: XVIII Dinastia, c. 1550-1307 a.C.

 

Fontes:

BRANCAGLION JR., Antonio. Tempo matéria e permanência: O Egito na Coleção Eva Klabin Rapaport. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Fundação Eva Klabin Rapaport, 2001, p.145.

Fundação Casa Museu Eva Klabin. Coleção egípcia. http://evaklabin.org.br/acervo/colecao-egipcia/.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo