Curso – Império: arte, religião, poder. Do Egito faraônico à Índia colonial – MAS-SP

Museu de Arte Sacra de São Paulo, MAS-SP, promoverá nos meses de Fevereiro e Março o Curso Livre sobre o tema “Império: arte, religião, poder. Do Egito faraônico à Índia colonial”.                                                                                                      Nenhum império se sustenta apenas pela força bruta. Para que possam prevalecer sobre aqueles que lhe opõe resistência (e são muitos!), precisam criar uma moldura ideológica onde a religião e a arte têm um papel primordial. Assim surgiram o confucionismo, o budismo, o zoroastrismo e o cristianismo, cuja consolidação propiciou verdadeiras revoluções no campo dos costumes e do gosto. Ao aparecimento de cada novo poder hegemônico, testemunhamos a emergência de um novo repertório artístico, filosófico e técnico. Fonte de terror e destruição, os impérios são também matriz de alguns dos valores éticos e estéticos fundamentais da civilização humana.

27 de fevereiro de 2018
1º Encontro
Primórdios da construção imperial. A unificação do Alto e Baixo Egito, sob o faraó Nemés. A Mesopotâmia, as Cidades-Estados e as primeiras aventuras expansionistas: Impérios Acadiano e Babilônico. Gregos e fenícios na colonização do Mediterrâneo.

06 de março de 2018
2º Encontro

Os grandes impérios universalistas. A Pérsia Aquemênida. As conquistas de Alexandre e a civilização helenística. Religião como instrumento de poder: o budismo na Índia de Ashoka; o zoroastrismo de Ciro; Roma e o advento do cristianismo. A muralha e a China, um império introspectivo?

13 de março de 2018
3º Encontro
Impérios na era das grandes redes comerciais. A Rota da Seda e a “Pax Mongólica”. As “repúblicas do mar” italianas e a integração entre o Mar Negro, o Mediterrâneo e o Báltico. A expansão portuguesa na África e na Ásia – o sistema de feitorias.

20 de março de 2017
4º Encontro
Impérios colonialistas, o poder e suas ilusões. Cortés e a conquista do México. O Egito otomano e os estratagemas de Napoleão. A Índia dos Rajs e a Rainha Vitória.

Prof. Plinio Freire Gomes. É autor de O herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Lecionou no Masp, Mam, Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia e Instituto de Cultura Árabe.

Datas: 27 de Fevereiro, 06, 13 e 20 de Março de 2018 (terças-feiras)
Horário: das 14h30 às 1630 (com intervalo para o café)

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP
Valor: R$ 200,00 a vista ou R$ 260,00 (02 vezes) (VAGAS LIMITADAS)
Inscrições: [email protected]
Informações: (11) 5627.5393 – Fátima

Para mais informações, acesse: http://www.museuartesacra.org.br/pt/acontece/show/imperio–arte-religiao-poder-do-egito-faraonico-a-india-colonial

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo