Antigo Egito

Anukis

ANUKIS OU ANUKET: É a Deusa da água e tinha associação com o rio Nilo. Um de seus títulos significava “aquela que abraça”. Ela foi associada com o Deus sol Rá, mas na tríade de Elefantina ela era a esposa do Deus Khnum. Anukis era gardiã da fronteira sul do Egito, e Satis sua filha era a Deusa da catarata em Aswan. Durante alguns períodos da história egípcia, Satis foi considerada a esposa de Khnum.


Representação de Anukis


Anukis era mais comumente representada como uma mulher que tinha sobre a cabeça um adereço feito de penas. As vezes representada também como uma gazela. Anukis assim como outros deuses, também podia ter seu aspecto feroz, mas era vista geralmente como uma Deusa boa. No período das cheias anuais do rio Nilo, as pessoas jogavam presentes no rio em agradecimento a Deusa.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo