Neith

Facebook Twitter Email Pinterest Plusone Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Tumblr Posterous


NEITH: Era a deusa da guerra e da caça, tinha duas personalidades como a maioria dos deuses, as vezes era feroz e as vezes uma deusa boa. É mencionada no textos das pirâmides junto com Ísis, Néftis e Serket. Seu símbolo era duas setas cruzadas sobre um escudo e também identificava a cidade de Sais (como protetora de Sais). Neith é mostrada como uma mulher usando a coroa vermelha do baixo Egito.



Representação de Neith

 

Também era a padroeira da tecelagem. No reino novo, Neith era considerada como a mãe de Rá, a primeira a dar a luz. Associada como esposa de Seth e mãe de Sobek (talvez por isso ela as vezes era associada como uma deusa feroz). Muitas retratações mostram ela dando de mamar a um crocodilo bebê. Ela também aparece como árbitra na disputa entre Hórus e Seth.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

- REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

- QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.


Imagens / Fonte:

- http://www.kingtutone.com/clipart/

- http://www.neferchichi.com/clipart.html


Links Relacionados, Confira..


avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Escritor do Livro "A Lei do Sofrimento". Apaixonado pelo Antigo Egito e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.