Início Antigo Egito Apedemak

Apedemak

155
11
COMPARTILHAR


APEDEMAK: Deus do sul da Núbia (atual sudão) e considerado o patrono da guerra. Descrito com a cabeça de um leão e o corpo de humano. A relação entre Egito e a Núbia fez como que ambos absorvessem deuses para seus panteões. O templo de Apedemak na Núbia é coberto de hieróglifos egípcios que o elogiam.


Representação de Apedemak



Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBes
Próximo artigoSeres (Deuses) Geradores
avatar

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

11 COMENTÁRIOS

  1. uma duvida, o deus onúris teria alguma relação com este como por exemplo,serem o mesmo só que com nomes diferentes ou algo assim?

      • obrigado por responder, tenho outra pergunta:mesmo esse site sendo uma ótima fonte de informação e falar bastante sobre deuses que não são tão conhecidos, mas não achei nada sobre onúris/anhur, isso seria porque o senhor n considerou importante fazer isso?ou não sabia da existencia dele?ou eu simplesmente deveria procurar mais?aguardo a resposta já agradecido.

        • Olá Henrique, tudo bom?! No antigo Egito existiram milhares de deuses, sendo inviável criar links para cada um. Alguns desses deuses são apenas mencionados em inscrições e não temos nenhuma informação complementar. No site abordamos apenas os principais (e ainda sim, falta links). No canal do youtube, a ideia é tentar abordar o maior número possível deles. Espero ter ajudado.

          Até mais.

          • entendo, apenas estranhei não ter nada sobre ele já que pelo o que eu achei na internet ele era bem importante e era o simbolo do exercito egípcio

            • Olá Henrique, tudo bom?! Os deuses que abordei até o momento foram esses: http://antigoegito.org/todos-os-deuses/ .Como você pode observar, são poucos.

              Entretanto, eu agradeço por levantar a questão. Pretendo realizar um trabalho mais amplo dos deuses no canal do youtube.

              Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*