Aton

ATON: É o deus sol adorado por Akhenaton, quando o mesmo tornou a religião egípcia monoteísta (adoração a um único deus – Aton). Sua representação é o disco do sol e originalmente considerado um aspecto de Rá. Aton, significa em hieróglifo “disco”, se referindo ao disco solar. Sabe-se pouco sobre Aton e o mesmo só ganhou notoriedade através do faraó Akhenaton. No reinado do faraó, ele fundou uma nova capital Akhet-Aton (atualmente Tell el-Amarna), que significa “Horizonte de Aton” e mudou-se de Tebas para lá. A essência de Aton foi preservada no hino dedicado a ele, esculpido nas paredes dos túmulos dos nobres em Akhet-Aton.


Representação de Aton




Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Gostaria de receber mais conhecimentos da historia do Egito antigo. Amo a mitologia egípcia., É muita rica de conhecimento.
    Gratidão

    1. Olá Gildo, tudo bom? Verdade! Temos muito que aprender sobre os antigos egípcios. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo