Wadjet

WADJET ou UDJAT: É a Deusa-serpente muito adorada no baixo Egito. É também uma das divindades mais antigas e remonta ao período pré-dinástico. Era a deusa da cidade de Buto, que é o local onde na mitologia Ísis deu a luz a Hórus e que ambos tiveram ajuda da deusa, para esconder Hórus de Seth e seus servos. A imagem de Wadjet com o disco solar é chamada de uraeus (palavra grega que significa serpente) e era um símbolo das realezas que significava poder e proteção.

 

Uma das representações de WadJet

 

No período pré-dinástico, serpentes foram esculpidas nas pedras já indicando a adoração por Wadjet. Geralmente está associada com Nekhbet que é a deusa do alto Egito. Os textos das pirâmides citam bastante Wadjet e a relacionam com os papiros. No livro dos mortos, Wadjet aparece protegendo a alma do morto no submundo.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo