Bes

BES: É o deus dos prazeres e das festas, uma divindade boa, apesar de ter uma aparência considerada feia que servia para espantar os seres do mal. Ele era protetor das crianças e das mulheres grávidas, ajudando a deusa Taueret (deusa hipopótamo) no trabalho de parto. Muitas famílias pintavam Bes em sua casa para trazer sorte e proteger seus lares de escorpiões e cobras que eram uma ameaça as crianças. Bes era mostrado com uma grande faca, um tamborim, uma coroa com penas altas e uma saia.

Representação de Bes

Sua retratação é algo raro na arte egípcia, ele sempre aparecia de frente, o que leva alguns egiptólogos a pensar que ele poderia ter vindo de outra região. Especula-se que possa ser originário da região atual da Turquia. Existem representações de Bes com características felinas. Há também representação dele como um leão erguendo-se sobre as patas traseiras.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Não sabia. Sou oleiro/ceramista, e gostei do tema pois me fornece informações, para explorar comercialmente o nosso Deus Bes. Gostei pois vivo em Ibiza a muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo