Hapi

HAPI: É o deus do Nilo, ele personifica as águas do rio durante a inundação anual, a que o antigo Egito estava sujeito entre Julho e Outubro. (Não pode confundir o Deus Hapi com um dos quatros filhos de hórus, também chamado de Hapi). Era considerado o deus da fertilidade, já que depois da inundação a terra ficava excelente para o plantio. Há varias versões de um Hino dedicado ao deus Hapi que segundo alguns especialistas parecem ter sido cópias de alguma versão original.



Hapi, mostrado como um par, simbolicamente ligando o Alto e o Baixo Egito

 

 

“Salve, ó Nilo, que sais da terra e conservais vivo o Egito.

As palavras acima constituem a primeira linha de um hino a Hapi, o deus do Nilo. Fala das inúmeras dádivas feitas pelo deus a humanidade. Deve ter sido muito popular, pois existem diversos exemplares. Na sua maioria, foram escritos por crianças. Por vezes encontram-se erros de ortografia[…]” (MILLARD, 1975, p. 10)

 

Hapi era representado como um homem de cor azul ou verde que eram cores associadas a fertilidade no antigo Egito. Ele era retratado com traços femininos e masculinos, com seios, ventre e vestia uma cinta associada aos pescadores. Em sua cabeça tinha a flor de lótus e o papiro ou segurava estas plantas nas suas mãos. Algumas vezes era retratado de forma duplicada. Hapi foi associado a Osíris que também possuía relação com fecundidade e fertilidade e por isso Hapi acabou não sendo um deus que teve uma importância muito grande na religião egípcia.

Sobek o deus crocodilo também era associado com o Nilo. Hapi era marido da deusa Sekhmet e outros deuses relacionados com Hapi eram Ísis, cujas lágrimas eram associadas com a inundação do Nilo e Khnum a divindade ligada às cataratas do Nilo. Atualmente não ocorre mais a inundação do rio Nilo, já que hoje o rio é controlado por barragens e canais auxiliares que foram construídas ao longo dos tempos.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). Publisher: MacDonald Company, 1975.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.