Início Antigo Egito Hórus

Hórus

125
13
COMPARTILHAR

HÓRUS: É o deus Falcão, senhor do céu e símbolo da realeza egípcia. Houveram vários títulos para o nome de Hórus ao longo da história e alguns estudiosos acreditam que podem ser aspectos diferentes de ver a divindade, mas geralmente são tratados como divindades diferentes.

O mais popular é Hórus, filho de Ísis que na mitologia egípcia trava uma verdadeira batalha contra seu tio Seth, para vingar a morte de seu pai Osíris. Ele é um dos deuses mais importantes do panteão egípcio. Geralmente é representado tanto como um falcão ou como um homem com cabeça de falcão.


Representação de Hórus com a coroa do alto e do baixo Egito e a serpente na cabeça (Uraeus).


O culto de Hórus se estendia em todo o antigo Egito. Os principais centros eram em Edfu, Behdet, Hierakonpolis e Buhen. Segundo REMLER (2010, p. 86) “Hórus adquiriu muitos títulos que enfatizaram sua conexão com vários templos e eventos mitológicos. Seguem-se alguns de seus mais importantes títulos:


Har-nedj-itet (em grego Harendotes): Significa “Hórus, o Salvador do seu Pai”. Refere-se ao feito de derrotar Seth e recuperar o trono de seu pai, Osíris.

Harmachis: A forma grega do título “Hórus do Horizonte” que refere-se a Hórus subindo ao amanhecer de cada dia com o sol.

Haroeris: “Hórus, Filho de Ré” foi o título dado a Hórus quando ele era adorado no templo de Sobek em Kom Ombo.

Har-pa-khered (em grego Harpócrates): “Hórus Menino”. É um estado vulnerável do jovem deus, uma criança sentada sobre o colo de sua mãe. Às vezes suga o dedo indicador ou é mostrado com Isis oferecendo-lhe o peito para mamar. Dessa forma, Har-pa-khered age como um protetor de crianças e afasta os animais perigosos.

Harsiese: Significa “Horus, filho de Isis”, aparece primeiro nos textos das pirâmides, associando Hórus não como o antigo deus do céu mas como o filho útil de Ísis e Osíris. Harsiese também é visto como o ajudante e guardião do morto.

Harsomtus: Significa “Hórus, o Unificador”, vem do nome “Har-mau” nos textos das pirâmides. “Har-mau” protegia a unificação do alto e baixo Egito. Durante o período ptolomaico (332-32 a.C), Harsomtus torna-se o filho de “Hórus, o Elder” e Hathor no templo de Edfu.

Horakhty: Significa “Hórus do Horizonte”, este nome refere-se à sua ascensão ao amanhecer de cada dia no leste para contemplar o seu domínio. Re-Horakhty (Hórus dos dois Horizontes) é o título outorgado pelos sacerdotes de Heliópolis, onde Hórus era adorado como o filho do sol Ré.

Horematawy: significa “Hórus, Unificador das duas Terras”. A mitologia nos diz que é o filho de Hathor.

Heru-ur: Significa “Hórus, o Velho”. O filho de Nepthys e nasceu no terceiro dia Epagomenal. Foi dito ser o gêmeo do deus do mal Seth. Hórus, o Velho, foi um dos deuses mais antigos do Egito e parece que já existia muito antes de sua aparição no textos das pirâmides, onde ele é igual, mas em constante oposição ao seu irmão Seth. Hórus, o velho governou o céu.

Hórus de Mesen: Uma versão antiga do mito de Hórus, o arpoador, quando ele ataca Seth, que aparece como um hipopótamo. Hórus de Mesen foi um dos títulos de Hórus no Templo de Edfu, que foi dedicado a ele. Nas paredes do templo, as esculturas revelam o drama sagrado da derrota de Seth que os adoradores reencenavam a cada ano.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSeres (Deuses) da Segunda Geração
Próximo artigoHathor
avatar
Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

13 COMENTÁRIOS

  1. Então eu vi em alguns sites,no you tube, esse nome:”El-Azar-Us”….., porem nenhum citava a fonte, procurei em sites serios que falam sobre o egito e nenhum citava essse nome…enfim, como sei que esse site é sério, queria saber se existe textos egipcios que falam de alguma historia de Horus que se parece com a de Jesus,como alguns sites dizem ter, obrigado desde já.

    • Olá Maycon, tudo bom? Então, essa questão foi levantada por alguns documentários tentando ligar Jesus de Nazaré com outro mitos antigos. Isso vai muito da interpretação de cada um. O Calendário solar egípcio, possuía um ciclo de 3 estações de 4 meses cada uma. Cada mês tinha 30 dias o que resultava em 360 dias do ano. Os cincos dias posteriores eram em homenagem aos deuses e entre eles Hórus. Talvez venha dai a associação com o dia 25 de dezembro. Alguns mitos egípcios também relatam de formas variadas o nascimento de Hórus, que nasceu de Ísis que teria sido fecundada sem o ato sexual consumado. Alguns textos sobre a mitologia egípcia você encontra aqui no site e também de onde as fontes são retiradas (http://antigoegito.org/?p=3268). Espero ter ajudado. Até mais.

  2. Oi, queria saber se esse nome “El-Azar-Us”(o que dizem que horus recussitou) aparece em algum texto egpcio?

    • Olá Maycon, tudo bom? Eu realmente desconheço. Você viu escrito em algum lugar? site? livros? Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*