Início Antigo Egito Sobek

Sobek

127
0
COMPARTILHAR

SOBEK ou SEBEK: É o Deus-crocodilo do Nilo, tendo seus principais centros de adoração em Fayoum e Kom Ombo. Apesar da aparência e de ser um animal brutal, os egípcios o consideravam um bom deus. Eles acreditavam que Sobek poderia defende-los dos inúmeros crocodilos que rondavam o Nilo.

Sobek era representado como um crocodilo ou um homem com cabeça de crocodilo. Na décima segunda dinastia a capital do Egito foi para perto de Fayoum (não sabe-se o local exato) e o deus Sobek passou a ser visto como um deus soberano.


Representação de Sobek


Sobek foi associado com o deus sol Ré (Rá), tornando-se Sobek-Ré. Além dos dois grandes locais de adoração do deus Sobek, existiam muitos outros templos menores dedicados a ele no antigo Egito. Segundo Heródoto, em algumas regiões os crocodilos foram caçados e mortos, o que faz alguns estudiosos pensar que nesses locais, não se acreditavam na proteção do deus.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNekhbet
Próximo artigoTAWERET
avatar
Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

DEIXE UMA RESPOSTA

*