Antigo Egito

Documentário 3D sobre a grande Pirâmide já está disponível online..

O arquiteto francês Jean-Pierre Houdin que no começo desse ano, apresentou sua teoria sobre a descoberta de duas novas câmaras dentro da pirâmide, junto com a Dassault Systèmes criou um documentário sobre como a grande Pirâmide foi construída. Sua teoria difere da teoria que é amplamente divulgada. Ao invés de rampas externas para levar os blocos de pedra, Jean-Pierre afirma que havia uma única rampa interna. O documentário agora está disponível online no site da Dassault Systèmes. Para acessa-lo clique aqui.

Para alguns estudiosos seria apenas mais uma teoria como qualquer outra, que não tem uma base científica e com provas concretas de tais explanações. Mas Houdin diz que sua teoria tem fundamento científico e se baseia em alguns fatores e estudos anteriores, como os feitos em 1986 por uma equipe francesa usando microgravimetria, uma técnica que mede a densidade de diferentes partes de uma estrutura para detectar câmaras ocultas. Abaixo veja o vídeo intitulado de Khufu Reborn (Khufu Renasce).

 

Um documentário em 3D sobre a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, deu ao espectador a chance de obter um vislumbre de como as coisas poderiam ter sido. Um espectador elogiou o filme e disse: “Eu acho que ser capaz de usar uma ferramenta de simulação 3D para explorar a pirâmide de Khufu é realmente uma nova forma de aprendizagem e ensino. Ser capaz de fazer uma pausa na narração e praticamente assumir o controle da câmera para ir a qualquer lugar na cena e a explorar por si mesmo e depois voltar para o documentário de onde parou, é uma forma de aprendizagem que nunca foi realmente disponível até agora.” Além de divertido, o filme interativo também tenta explicar como as pirâmides podem ter sido construídas já que os antigos egípcios não tinham rodas ou ferro. Sempre foi amplamente divulgado que uma rampa externa foi usada para levar as pedras maciças para cima, mas evidências para esta teoria nunca foi encontrada. O filme estreou em um cinema 3D em Paris, mas agora pode ser baixado em casa e especificações 3D não são necessárias para desfrutar da experiência. (http://www.3dtvwatcher.co.uk/film-about-ancient-egypt-can-be-enjoyed-in-3d-2369/)

 

Fontes:

http://www.bbc.co.uk/news/technology-14334046

http://www.3dtvwatcher.co.uk/film-about-ancient-egypt-can-be-enjoyed-in-3d-2369/

http://www.3ds.com/company/passion-for-innovation/the-projects/khufu-reborn/3d-experience/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo