Antigo Egito

Egito envia pedido oficial para devolução do busto de nefertiti..

O governo egípcio disse na segunda-feira que enviou uma petição oficial para as autoridades alemãs pedindo a devolução do busto de pedra calcária da antiga rainha Nefertiti datado de 3.300 anos atrás. A disputa em curso entre a Alemanha e o Egito sobre o busto da rainha Nefertiti deu um passo à frente, com o Egito enviando um pedido oficial de seu retorno para as autoridades alemãs.

Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho supremo de antiguidade, disse que o conselho tinha enviado uma carta solicitando o busto a Hermann Parzinger, presidente da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano. O busto atualmente se encontra no Neues Museum de Berlim.



Busto de Nefertiti, descoberto por um alemão em 1912



O busto de Nefertiti foi descoberto no antigo sítio de Amarna pelo arqueólogo alemão Ludwig Borchardt em 1912. O Egito porém afirma que Borchardt levou o busto para a Alemanha com documentação fraudulenta. A Alemanha tem negado os pedidos anteriores do Egito para retornar o busto, dizendo que a Alemanha obteve legalmente e que o artefato é muito frágil para transporte.

O Conselho Supremo de Antiguidades é um ramo do Ministério da Cultura egípcia que trabalha “para proteger e promover o património cultural do Egito.” Em 2002, o município criou um departamento especial para recuperar artefatos que foram retirados do país, principalmente durante e na sequência do domínio colonial Inglês. O busto de Nefertiti remonta ao século 14 a.C e é um dos artefatos mais requisitados pelo Egito.


Fonte: http://www.dw-world.de

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo