Antigo Egito

Egito recupera 8 antiguidades da França

O embaixador do Egito na França, Ehab Badawi, assinou os documentos para recuperar oito antiguidades provenientes do antigo Egito. De acordo com uma declaração da embaixada no sábado, as autoridades aduaneiras francesas apreenderam os artefatos em janeiro de 2010 na estação ferroviária Gare du Nord, em Paris, com um dos passageiros indo para Londres.

Os especialistas do Departamento de Egiptologia do Museu do Louvre confirmaram o valor arqueológico das peças. Em dezembro de 2014, as autoridades de investigação decidiram confiscar essas peças e transferi-las para o Estado francês (Alfândega francesa e depois o Ministério da Cultura), para retornar ao Egito mediante solicitação, de acordo com as disposições da Convenção da UNESCO de 1970.

Badawi expressou o apreço do Egito pelo nível de cooperação entre os dois lados no campo da luta contra o comércio ilegal e a proteção do patrimônio cultural, destacando-se o nível de relações bilaterais entre os dois países.

Ele sublinhou a importância de continuar uma estreita cooperação entre os dois países, agradecendo as autoridades francesas e elogiando o seu compromisso com as disposições da Convenção da UNESCO de 1970.

Conheça um pouco mais sobre as leis de proteção no artigo: Antiguidades Egípcias: O comércio e as leis de proteção das heranças faraônicas.

 

Maiores informações: http://www.egyptindependent.com/egypt-recovers-8-ancient-antiquities-france/ (em inglês)

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo