Antigo Egito

Encontrada uma estátua colossal do avó de tutankhamon..

Uma colossal estátua do faraó Amenhotep III foi descoberta durante a escavação na área do templo funerário do rei Amenhotep III, na margem oeste de Luxor. A missão, liderada pelo Dr. Zahi Hawass, Ministro de Estado das Antiguidades, descobriu uma estátua de 13 metros de altura, que é composta por sete blocos de quartzito grande.

A estátua é de um par, uma vez que ladeavam a entrada norte do templo, o Dr. Hawass disse, que foi danificada por um terremoto em 27 a.C. Os blocos estão atualmente em fase de restauração em uma tentativa de re-erguer a estátua em sua posição original.


Trabalhadores limpam a colossal estátua (Foto: Abdel Ghaffar Wadgy)


A cabeça da estátua não foi encontrada ainda, mas a missão é continuar a escavar e esperar descobrir isso. Dr. Hawass declarou que as duas estátuas foram descobertas pelo egiptólogo egípcio, Habachi Labib e pelo egiptólogo alemão, Gerhard Haeny, na década de 1970. Estes egiptólogos documentaram as estátuas e as deixaram no local, escondidas na areia.

O arqueólogo Abdel Ghaffar Wagdi, o supervisor da escavação, afirmou que a nova missão também descobriu duas outras estátuas, uma representando o deus Thoth, como um babuíno e uma da deusa com cabeça de leão, Sekhmet. A estátua de Sekhmet é formado por granito preto, 185 cm de altura e 74 cm de largura. Estátuas de Sekhmet têm sido encontradas em grande números neste templo e uma teoria para isso é que Amenhotep III sofria de uma doença perto do fim do seu reinado e fez oferendas para essa deusa pedindo proteção contra ela.


Fonte: http://www.drhawass.com

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo