17 COMENTÁRIOS

  1. Possuo um pingente com escrita hieroglífica mas estou meio confuso sobre seu significado, você saberia me dizer ?
    A ordem dos logogramas são: Rá (Deus com cabeça de falcão), MS (feixe de peles), S (pano de linho dobrado), SW (junco).

    Acreditava que significaria “Ramses Nswt”

    • Olá Leonardo.. Sobre a foto que você me enviou: Você fez a transliteração certa, só errou na tradução. Está escrito apenas o nome de Ramsés: rA Ms S Sw = Ramesses.

      Espero ter ajudado. Até mais.

      • Até tinha traduzido certo, mas alguns livros de gramática egípcia me levaram a traduzir o “Sw” (junco) como “Nswt”, ou seja; o Junco como uma referência ao termo de governante.
        Muito obrigado pela atenção e confirmação do cartucho.

        • Olá Leonardo, tudo bom?! Se tivesse o “t” (pão), seria Nsw.t. No entanto, essa é uma questão que divide os estudiosos. O “n” que significa (de, pertencente) é suprimido/ocultado nesse caso, diferentemente de quando ele aparece na titularia real. Não sabemos se é uma derivação ou se ao estar do lado com o baixo Egito (byty) se forma uma palavra única.

          Espero ter ajudado. Até mais.

  2. Esse site é simplesmente o maior refúgio brasileiro pra quem quer aprender sobre esse período histórico de extrema importância para a humanidade, e que espalhou seus legados por todo o mundo, ainda que de maneira oculta ou não tão visível como era naquele tempo. Muito obrigado.

  3. olá! tudo bem , sou artista plastico e estudante de historia gostaria de referencia sobre os artesões e suas criações, principalmente em quetão das joias! como faço pára ver esse material ?

  4. Olá,tenho uma ressalva aqui pra fazer:Hieróglifo é uma palavra que veio do grego“escrita sagrada“,e os antigos sacerdotes egípcios antes do período greco-romano chamavam ela como?E outra:Apesar do artigo aqui,a pronúncia dos hieróglifos parece que não foi totalmente esclarecida em relação aos fonemas e o jeito de falar eles assim como os cuneiformes sumérios,isso procede né?Abraços.

    • Olá Sandro, tudo bom? Os antigo egípcios chamavam sua escrita de “Medu Neter” que seria algo como palavra divina/palavra de deus/ palavra dos deuses (Neteru). Na verdade não se sabe como eram pronunciadas as palavras. O que acontece é que há uma convenção por parte dos egiptólogos para conseguir estudar a língua. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*