Antigo Egito

Encontrada estátua da rainha Tiye, avó de Tutancâmon…

Arqueólogos europeus e egípcios descobriram uma estátua da rainha Tiye, avó do jovem faraó Tutancâmon, nos arredores de Luxor, no Egito.

A equipe encontrou a representação da rainha dentro de um templo funerário dedicado a seu esposo, o faraó Amenhotep III, na região de Kom al Hitan, que fica entre o rio Nilo e Luxor. Segundo os arqueólogos, a estátua de Tiye está esculpida na perna direita de uma estrutura colossal que representa seu marido.

 

 

Responsável pela missão, a arqueóloga Hourig Sourouzian disse às agênciais internacionais que a equipe encontrou a estátua por acidente enquanto levantava a parte inferior da grande estrutura de Amenhotep III. De acordo com a pesquisadora, a escultura se encontra em boas condições e ainda possui algumas cores das quais foi pintada.

Maiores informações: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/03/arqueologos-encontram-estatua-da-avo-de-tutancamon.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo