Antigo Egito

Estátua de filha do faraó Amenhotep III é descoberta no Egito

(Reuters) – Uma estátua da filha do rei Amenhotep III, avô de Tutankhamun e governante do Egito há cerca de 3.350 anos, foi descoberta por uma equipe de arqueólogos egípcios e europeus. A estátua da princesa Iset foi descoberta no templo de seu pai, na margem ocidental do Nilo, na cidade de Luxor, informou o Ministério das Antiguidades do Egito nesta sexta-feira.

Estátua de 3.500 anos da filha do Faraó Amenhotep III (AFP) - Acessado: http://www.nbcnews.com/science/science-news/archaeologists-find-statue-princess-iset-king-tuts-aunt-n47411
Estátua de 3.500 anos da filha do Faraó Amenhotep III (AFP) – Acessado: http://www.nbcnews.com


A descoberta é a primeira representação conhecida de Iset sozinha com o pai, segundo o ministério. As esculturas em exposição no Museu Egípcio retratam a princesa e seus irmãos ao lado do governante da 18ª dinastia. A estátua é de apenas 1,7 metro de altura e faz parte de um enorme alabastro de 14 metros da estátua de Amenhotep 3º, que foi escavado nos últimos anos, disse o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal Mena.

A estátua foi encontrada entre os pés do rei sentado. O nome de Iset e seu título real estão inscritos perto de seus pés, mas seu rosto foi danificado pela erosão. Amenhotep 3º governou em uma época que viu o renascer da arte egípcia. Ele foi sucedido por seu filho Akhenaten, o faraó adorador do Sol apontado por alguns como o responsável por dar início à primeira religião monoteísta do mundo.

Alguns dos maiores monumentos do Egito Antigo foram construídos durante o reinado de Amenhotep 3º.

(Reportagem de Maggie Fick)

 

Fontes:

http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPEA2603B20140307

http://www.reuters.com/article/2014/03/07/us-egypt-antiquities-idUSBREA260SG20140307

http://www.arabnews.com/news/536286

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Parabens pelo site .Muito bom este formato que lembra um jornal com as ultimas noticias sobre descobertas arqueologicas no Egito e com uma linguagem clara e simples para quem nao conhece muito a respeito.Fiquei curioso para saber se o trabalho de arqueologos e historiadores esta prejudicado pela situacao politica instavel deste ano.Abraco boa sorte.

    1. Olá Pedro Henrique, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado. Atualmente os trabalhos estão tranquilos. O momento mais tenso foi quando eclodiu a revolução árabe. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo