Antigo Egito

Fragmentos de Estátua do deus Hapi e de Amehotep III são encontradas..

Dois fragmentos de granito vermelho do rei Amenhotep III foram desenterrados esta semana no templo mortuário de Amenhotep III (1410 – 1372 a.C), na margem oeste de Luxor. O Ministro da Cultura, Farouk Hosny anunciou que esses objetos foram encontrados durante uma escavação de rotina realizada por uma equipe egípcia no lado norte do templo. A equipe vem trabalhando para descobrir as ruínas do complexo funerário, uma vez que foi o maior templo no antigo Egito. Infelizmente, durante  algum período, o templo foi destruído e seus blocos foram reutilizados na construção de outros templos.

Dr. Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades (SCA), explicou que o primeiro artefato recém-descoberto é uma cabeça de 2.73m de altura do deus Hapi. Hapi era um dos quatro filhos de Hórus e é retratado com uma cara de babuíno. O segundo objeto é um fragmento de uma grande estátua do rei Amehotep III, que dispõe de duas pernas e a medida de 30 centímetros de altura. A Escavação está focada agora em desenterrar o resto desses fragmentos de estátuas.


Duas estátuas de granito vermelho encontradas no local do templo mortuário de Amenhotep III, na margem oeste de Luxor (Foto: SCA)



Devido ao grande número de estátuas encontradas nesta área, Hawass acredita que o lado norte do templo pode ter servido como um local de enterro de estátuas quebradas e danificadas. Porque a estatuária eram ritualmente algo que não poderia ser destruído, Hawass também acredita que os antigos egípcios reuniram as estátuas que caíram e as enterraram em um esconderijo ao lado do templo.

Abdel Ghaffar Wagdi, supervisor da equipe de escavação, disse que escavadeiras estão trabalhando agora em descobrir mais estátuas das terras agrícolas em torno do templo mortuário de Amenhotep III. Nas últimas duas temporadas arqueológicas, cinco estátuas dupla do rei Amenhotep III, acompanhada pelas divindades: Re-Horakhti, Khepri, Hórus e Hapi foram encontradas.


Fonte: www.drhawass.com

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo