Antigo Egito

Fundos para a restauração da pirâmide de Djoser são disponibilizados..

CAIRO: O recém-nomeado secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mohammad Abdel Maksoud, anunciou neste domingo que um comitê decidiu disponibilizar fundos para reiniciar as obras de restauro na pirâmide do faraó Djoser. A imprensa local vinha alertando para o interior da pirâmide que estava caindo depois da falta de pagamento à empresa que estava operando as obras de restauração. Um comunicado do conselho disse que uma comissão técnica reuniu-se domingo, e decidiu que os pagamentos seriam em três fases, com prioridade para os salários dos trabalhadores e para os pagamentos atrasados da empresa.



 

A pirâmide em degraus do faraó Djoser fica em Saqqara, cerca de 30 quilômetros ao sul de Cairo. Ela é tida como a a primeira pirâmide já construída no Egito e a construção de pedra mais antiga ainda de pé no país. Abdel-Maksoud substituiu o ex-chefe de antiguidades Zahi Hawass, conhecido por seu estilo de chapéu “Indiana Jones”. Seu substituto inicial, Abdel-Fattah el-Banna, ficou sob fogo por falta de credenciais de arqueologia para o cargo. Logo depois de Banna sair após a sua nomeação em julho, o secretário do Conselho Abdel Maksoud, ficou em seu lugar.

Uma versão deste artigo apareceu na edição impressa do The Daily Star em 08 de agosto de 2011, na página 16.

 

Fonte: http://www.dailystar.com.lb/Culture/Travel-and-Tourism/2011/Aug-08/Committee-to-fund-Zoser-pyramid-renovation.ashx#axzz1UYJaVrM7

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Oi Pessoal do Blog,como vão? A pirâmide em degraus do faraó Djoser é realmente uma obra e tanto da engenharia de sua época e de fato senão a primeira a ser construída ,pois há especulações que haviam pirâmides construídas no Período Proto-dinástico de menores proporções,é uma das primeiras que celebram a majestade do faraó além do fato de ter sido planejada e orquestrada por um dos grandes sábios do Egito Antigo-Inhotep que além de arquiteto e engenheiro era médico tendo concebido o primeiro tratado de medicina conhecido!!!!!!!!!

    1. Olá Marcelo, tudo bom? Obrigado pelas ótimas colocações feitas no comentário, enriquecendo ainda mais o conteúdo do site. Grande abraço e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo