Antigo Egito

Israel devolve tampa de sarcófago para o Egito..

Uma tampa de um sarcófago pertencente a um nobre não identificado da décima sexta dinastia do antigo Egito será devolvido por Israel depois de anos de negociações. A tampa deve chegar no Cairo dentro de duas semanas. Ela foi apreendida pelas Autoridades de Antiguidades de Israel (IAA) em um showroom de uma loja na Cidade Velha de Jerusalém, em abril do ano passado.

Osama El-Nahas, diretor-geral do Departamento de Repatriamento do Ministério de Estado para Antiguidades (MSA), disse Ahram Online que a tampa está muito bem preservada, apesar de estar partida em dois pedaços. Cada parte da tampa é feita de madeira entalhada, pintada em gesso e decoradas com coloridas cenas religiosas.

 

 

De acordo com El-Nahas, a tampa foi roubada ilegalmente e contrabandeada para fora do país, tendo sida modificada para se parecer com uma réplica. Ela foi levada para Dubai, de onde foi transportada para Israel, onde posteriormente parou em uma loja na Cidade Velha de Jerusalém.

Em setembro passado, funcionários da MSA solicitaram formalmente o retorno do objeto para o Egito. O Ministro de Estado Egípcio para Antiguidades, Mohamed Ibrahim disse que seu ministério havia enviado uma carta oficial à embaixada do Egito em Tel Aviv solicitando a Israel tomar todos os procedimentos legais e diplomáticos necessários para a devolução do objeto para o Egito.


Fonte: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/51549/Heritage/Ancient-Egypt/Israel-to-return-ancient-coffin-lid-to-Egypt.aspx

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo