Início Teses / Artigos Livro Eletrônico / Artigo: O Egito Antigo de Arnoldo Walter Doberstein.

Livro Eletrônico / Artigo: O Egito Antigo de Arnoldo Walter Doberstein.

26
2
COMPARTILHAR

Autor: Doberstein, Arnoldo Walter. – Artigo: Nos últimos cinco anos (2003-2008) começou a transformar suas aulas em “polígrafos”, sempre destinados ao universo muito específico de seus alunos. O plano era ir preparando e atualizando um texto final que, ao encerrar sua carreira docente, deixaria publicado como sua contribuição na área de História Antiga. A decisão do Departamento de História de iniciar a série “História Ensinada”, honrando-o com o convite e a escolha do seu texto para iniciar a nova série, modificou esse planejamento. Apressou-se, assim, a presente publicação. Publicação de algo que ainda não estava de todo pronto. Do projeto inicial ficou a formatação: um “polígrafo” encapado que agora é oferecido a um público maior..

 

Documento: Livro Eletrônico.

Nome Completo: Arnoldo Walter Doberstein¹.
Área do Conhecimento: História Antiga.

Download: Clique Aqui (pucrs.br).

 

¹ Arnoldo Walter Doberstein é professor universitário, na PUCRS, desde 1982. Desde então, sempre trabalhou em História Antiga. Na sua trajetória acadêmica, todavia, não foi nessa área que construiu sua titulação. Mestrou-se e doutorou-se pesquisando a arte pública no Rio Grande do Sul. De seu mestrado resultou o texto Porto Alegre, 1900 – 1920: estatuária e ideologia. De seu doutorado, Estatuários, catolicismo e gauchismo. Tanto um como o outro bastante reconhecidos. Na área de História Antiga, ao longo de sua vida acadêmica, só o que fez foi estudar e dar aulas. O mesmo que fizeram, aliás, seus dois grandes mestres, João José Planella e Harry Rodrigues Bellomo. Pesquisa só por conta própria. Idiossincrasias pessoais, e corporativas, não lhe permitiram nunca ingressar nesses circuitos de mútua legitimação que oportunizam bolsas de estudo e pesquisa. Ao longo desse tempo todo, então, foi acumulando saberes e reflexões.

 

* Todos os Artigos disponibilizados no site tiveram autorização de seus autores.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de que me fornecessem, se possível,
    data e local de nascimento do Professor Arnold Walter Doberstein, para incluir no verbete que lhe dedico no meu Dicionário Crítico da Escultura no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

*