Antigo Egito

MET de nova york devolverá 19 artefatos para o Egito..

O Museu Metropolitano de Arte de Nova York concordou em retornar ao Cairo 19 artefatos que datam do tempo do adolescente rei Tutankhamon, disse no sábado a agência de notícias estatal MENA. O Egito tem feito grande pressão para a repatriação de grandes tesouros dos faraós que foram saqueados por potências estrangeiras, incluindo a Pedra de Rosetta hoje no Museu Britânico e do busto da rainha Nefertiti no Museum de Berlim.

 

 

Metropolitan Museum of Art, New York. Imagem retirada de http://nyc-architecture.com/UES/UES074.htm. Acesso em 30 de julho de 2011.

 

O acordo entre o museu de Nova York e o conselho de antiguidades do Egito sobre o retorno dos artefatos foi assinado em novembro, após uma série de negociações, segundo a MENA. Os objetos adicionados à coleção do Met no início do século 20, incluem um cão de bronze de apenas dois centímetros de altura e parte de uma pulseira em forma de esfinge adquirida pela sobrinha de Howard Carter, o arqueólogo britânico que descobriu o túmulo de Tutankhamon. Os artefatos chegarão no Cairo na terça-feira, Mohamed Abdel Maksoud, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades, foi citado pela MENA dizendo que os artefatos serão colocados em exposição no Museu Egípcio.

(Reportagem de Shaimaa Fayed, edição por Tim Pearce)

 

Fonte: http://in.reuters.com/article/2011/07/30/idINIndia-58538720110730

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo