Antigo Egito

Mito de Ísis e Osíris

Foi uma das principais crenças religiosas egípcias e fazia parte dos ritos funerários. Nenhuma cópia completa do mito egípcio de Ísis e Osíris existe, mas a melhor versão antiga vem de Plutarco, um sacerdote grego de Delfos, que escreveu “De Iside Et Osiride” por volta de 100 d.C. Os dois principais deuses, Ísis e Osíris, foram irmãos, marido e mulher.

Osíris trouxe a civilização para o Egito através da introdução da agricultura e da criação de gado para os primeiros habitantes do Nilo. Ísis ensinou para o povo a arte da tecelagem. Osíris queria também levar a agricultura e a pecuária para povos vizinhos e encarregou Ísis de vigiar o povo do Egito.

“Irmã e esposa de Osíris, a deusa Ísis foi objeto de uma admiração fervorosa pelas multidões – não somente no Egito, mas em todo o mundo antigo. Para todos, mostra-se mãe compassiva, sensível às tristezas humanas e capaz de compartilhá-las […] Frequentemente, os egípcios a representavam em companhia de seus filho Hórus[…]” (QUESNEL, 1993, p.11)

Quando Osíris retornou ao Egito depois de levar a agricultura a outros povos, Seth o recebe muito bem, já pensando em deixar de ser a sombra de seu irmão Osíris. Enquanto conversa com seu irmão, Seth vai tirando as medidas de Osíris que vão servir para a armadilha que ele pretende fazer. Com as medidas em mãos, Seth então manda construir uma caixa bonita de madeira com as mesmas medidas de Osíris. Logo em seguida, Osíris é convidado para um banquete organizado por Seth como parte de seu plano em assassinar o deus. Chegado a hora, Seth pedi que lhe traguem a caixa feita especialmente para Osíris e anuncia que a pessoa que conseguir ficar dentro dela, receberá ela como presente. Os capangas de Seth entram um a um na caixa a fim de enganar Osíris, até que chega a vez do próprio  experimentar a caixa. Osíris então deita nela e nesse instante os cúmplices de Seth, pulam sobre a tampa e trancam Osíris. A caixa é então jogada no rio Nilo.

Representação de Ísis ressuscitando Osíris

Seth conseguiu o almejado e assumiu o trono que era de Osíris, não satisfeito ele ainda sai em perseguição aos amigos do deus. Para escapar de Seth; Thoth, Anúbis e os outros deuses transformam-se em animais. Ísis não consegue parar de chorar com o destino de Osíris, mas como os outros ela também precisava achar um local seguro para se proteger. Ísis carregava consigo o filho de Osíris; Hórus. Depois de fugir de Seth e de enfrentar todos os tipos de males mandado por ele para capturá-la, Ísis continua sua caminhada para encontrar um lugar em que possa dar a luz ao seu filho. Depois de encontrado o lugar, Ísis vai atrás do corpo de Osíris, mas antes confia a guarda de Hórus para a deusa-cobra Wadjet. A tarefa de Ísis não parece ser nada fácil, já que ela não tinha pistas sobre o paradeiro do corpo de Osíris.

Ondas fortes jogaram a caixa com o corpo de Osíris às margens de Biblos na Fenícia (atual Líbano) e ela ficou encostada numa árvore que com o passar do tempo cobriu toda a caixa com galhos e folhas. O rei de Biblos chamado Malacander precisava de algumas árvores grandes para a construção de seu palácio e acabou cortando a árvore que estava a caixa com o corpo de Osíris para tal função. Enquanto procurava Osíris, Ísis teve uma visão que lhe mostrou onde estava a caixa com o corpo de seu marido. Ao saber que o corpo de Osíris estava em um pilar no palácio, Ísis trata rapidamente de fazer amizade com as servas da rainha. A rainha tinha tido um filho recém nascido e Ísis pediu para vê-lo e se tornou babá da criança. Em um dia quando Ísis realizava alguns rituais para transformar o pequeno em um ser imortal, a rainha vai até o quarto e vê a cena horrorizada, gritando alto, que faz o encanto de Ísis se quebrar.

“Culpado do covarde assassinato de Osíris, Seth aparece como um ser maléfico. No princípio, não era considerado odioso nem repulsivo. É verdade que aquele que os egípcios chamavam “deus vermelho” sempre foi considerado um ser violento e temperamental. Mas suas qualidades combativas pareciam estar ligadas à valentia e à coragem. Assim, nas versões mais antigas do mito solar podemos ver Seth brandindo uma lança e postado na proa da barca de Rá, combatendo a horrível serpente Apópis. À medida que se difunde a lenda de Osíris no Egito, entretanto, a imagem desse guerreiro leal e brilhante vai degradando-se, até que o assassino de Osíris acaba por encarnar o espírito do mal.” (QUESNEL, 1993, p.12)

O rei e a rainha ficaram espantados com a situação, mas puderam perceber que a pessoa que eles abrigaram em seu palácio era uma deusa. Com o intuito de agradar Ísis, o rei concedeu a ela um pedido. Ísis sem pensar duas vezes pediu ao rei que lhe desse o tronco de árvore esculpido agora em formato de um grande pilar. Com o pilar em mãos, Ísis volta ao Egito para realizar um funeral digno a Osíris e esconde a caixa com o corpo em meio a vegetação do Nilo. Mas antes passa no local em que tinha deixado Hórus para revê-lo. Ao voltar para as margens do Nilo, Ísis recebe a notícia de que os ajudantes de Seth teriam localizado a caixa com o corpo de Osíris e levado até Seth, que enfurecido cortou-o em quatorze pedaços e espalhou em diversos pontos do Delta.

Ísis não se conforma e chora muito por Osíris, entretanto ela não desiste e sai em busca dos pedaços do deus e encontra todos exceto um que foi devorado por peixes no Nilo. Com os pedaços reunidos, Ísis é ajudada por Néftis que começam a fazer vários rituais e pedidos para que Osíris volte a vida. Anúbis aparece para ajudar. Ele tem o poder de não deixar o corpo apodrecer e após juntar os pedaços de Osíris, ele o embalsama. Ísis e Néftis se transformam em uma grande ave e começam a bater suas asas em cima da múmia de Osíris e finalmente ele abre o olho. Osíris volta a vida e se torna o senhor do submundo (reino dos mortos).

Desse mito, podemos concluir de onde vem os sarcófagos que os egípcios usavam para seus enterros e principalmente a importância que davam para o corpo estar em perfeitas condições, já que o morto usaria o mesmo corpo para a vida pós morte. Por isso o processo de mumificação era considerado um ritual sagrado e que assegurava junto com outras etapas a certeza de uma outra vida.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Sites / Referências:

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

66 Comentários

  1. Olá, gostei muito de sua contribuição. E percebi nos comentários alguns entusiastas da conspiração dizerem que a história de Jesus é uma cópia de Osíris.
    Pelo sua narrativa baseada em Plutarco, não percebi semelhança nenhuma a não ser uma relação de divindade como são todas as religiões.
    Outra coisa que percebi que se Plutarco data do século II, não seria mais provável ele ter plagiado Cristo, se fosse o caso? Porém volto a dizer que não vi semelhança entre as duas histórias.
    Minha dúvida é se existem registros mais antigos do que Plutarco, e onde posso encontrá-los? E de onde vem as referências para os teóricos da conspiração afirmarem que Jesus é um plágio?

  2. hahaha .. querida Fernanda Cristina Fernandes isis era uma divindade, Deusa de amor puro, sua ultima reencarnação foi Maria mãe de jesus.
    hahaha
    abc

  3. Documentário espanhol diz que isis só engravida depois que junta os pedaçoes de Osiris. è uma união espiritual sem sexo que dá a luz a hórus. Mito pareccido com a Virgem Maria

    1. Olá Mariana, tudo bom?!
      Fico feliz que tenhas gostado. Era comum o casamento entre irmãos na realeza egípcia. No entanto, nesse caso do mito de Ísis e Osíris, são as diversas versões que eram contadas em épocas e locais diferentes. Dê uma olhada nesse vídeo:

  4. Olá sou totalmente viciada em historias e mitos sobre tudo que fala sobre o Egito. Certa vez fiz um teste sobre Reencarnaçao para saber quem fomos na antiguidade e adivinha só, sou a pessoa por quem mais tenho interesse a Deusa Isis, Será isto possivel de alguma forma???

    1. Olá Fernanda, tudo bom? Não posso responder sua dúvida. O site tem apenas o intuito de levar as evidências arqueológicas e históricas para o grande público. No entanto, é a primeira vez que vejo o relato de um mortal, ser a reencarnação de um DEUS. Até mais.

  5. Duas dúvidas, Isis já estava grávida quando Osíris morre? Porque vi de outras fontes que ela fecunda ao entrar em contato com o corpo mumificado, estando Osíris já morto. Portanto, segundo as fontes mais aceitas, como aconteceu a fecundação? Osíris estava vivo ou mumificado?

  6. Nossa, fiquei muito feliz em ler sobre os DEUSES Isis e Osires, uma história fascinante da mitologia, com certeza para quem gosta realmente de histórias ficará satisfeito com toda esta pesquisa enriquecedora. Amei. Meus Parabéns!!

  7. Olá, parabéns pelo site e pelos textos.

    Desejo fazer três perguntas:

    1. Osíris retorna a vida nesse mundo ou no outro mundo (o mundo pós-morte; o “além”)?

    2. Sabe dizer alguma coisa sobre a alegação da suposta virgindade de Ísis, ou seja, que ela era “virgem” ao dar a luz Hórus?

    3. Nasceu Hórus em “25 de dezembro”?

    Muitos ex cristãos, na infeliz tentativa de desacreditar o cristianismo, se utilizam de afirmações que até onde sei, simplesmente são falsas e mentirosas, por isso peço por favor esclarecimento do senhor sobre essas 3 perguntas.

    (Ainda que eu mesmo entendo que a fé cristã não é certa, não será usando mentiras sobre mitologia que estarei sendo útil e esclarecedor em argumentar contra ela.)

    Atenciosamente…

    1. Olá Douglas, tudo bom? Todo ano surge na Internet a relação do nascimento de Jesus Cristo com a mitologia egípcia. Osiris nunca saiu do “outro mundo”. Apesar de alguns autores tentarem provar que em determinado período os “deuses” foram seres históricos, a carência de provas não nos permite afirmar esse ponto. Hórus não nasceu em 25 de dezembro. Dê uma olhada como funcionava o calendário egípcio: https://antigoegito.org/?p=1852 . Até mais.

  8. Olá, eu quero saber o dia em que Osíris ressuscitou no calendário egípcio convertido para o calendário gregoriano no ano 2015. VC tem essa data??

  9. Olá

    Conhece algum livro que retrate essa narrativa de Plutarco? Pois o único livro que encontrei e de 1981 “Os mistérios de isis e osiris”, mas não esta disponível em lugar algum.
    Grato

  10. eu gostei meu professor de historia passou um trabalho sobre isso e me ajudou muito essa pag

    1. Olá Kauan, tudo bom? Qual foi a história que a sua professora contou? Há várias versões do Mito de Ísis e Osíris. Até mais.

  11. Olá,é que eu Li uma história total mente diferente na Escola.Então como eu vou fazer para fazer o trabalho,se não sei qual é a certa?

  12. Ola Lucas,não entendi porque Isis éra considerada Deusa Tambem na Grecia e Roma se essa crença nasceu no antigo Egito.

    1. Olá Adilson, tudo bom? O Culto dela se popularizou e, com as invasões que o Egito sofreu, houve uma disseminação das práticas religiosas do antigo Egito, geralmente, associando e/ou fundindo as divindades. Até mais.

  13. Ola, quero saber toda a historia completa das mitologias egipcia, gosto muito sobre o egito pode me ajudar?

  14. Boa noite, Lucas! Gostaria de parabeniza-lo pelo site. Semana que vem estarei ministrando uma aula sobre Egito Antigo, e está página está sendo uma mão na roda!!
    Muito obrigada.

  15. nossa desculpe se não me fiz entender, caro Lucas, acho que fui muito retórico, quanto ao tema, me refiro a um verso contido na Tanach onde o escritor de Isaías faz a seguinte afirmação:”Naquele tempo o Senhor terá um ALTAR no meio da terra do Egito, e uma COLUNA se erigirá ao Senhor, junto da sua fronteira e servirá de SINAL e de TESTEMUNHO ao Senhor dos Exércitos na terra do Egito, porque ao Senhor clamarão por causa dos opressores, e ele lhes enviará um SALVADOR e um PROTETOR, que os livrará. E o Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão ao Senhor naquele dia, e o adorarão com SACRIFÍCIOS e OFERTAS, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão. E ferirá o Senhor ao Egito, ferirá e o curará; e converter-se-ão ao Senhor, e mover-se-á às suas orações, e os curará; Naquele dia haverá estrada do Egito até à Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria; e os egípcios servirão com os assírios. Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra. Porque o Senhor dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança. Isaías 19,19-25.
    A quem se refere o texto? Serapis, Osiris? não parece se tratar aqui do “messias judeu” Paulo segue a mesma linha quando escreve: Outra vez diz Isaías: “Uma raiz em Jessé haverá, e naquele que se levantar para GOVERNAR os gentios, os gentios NELE esperarão”. Romanos 15,12. Isto é bíblia? profecia? especulação?? Abraços! Sydemy junior

    1. Olá Sydemy Junior, tudo bom? Realmente eu não saberia te responder a quem o texto bíblico se refere. Talvez alguém que estude a arqueologia bíblica poderia te dar uma luz. Até mais.

  16. Oi Lucas, eu adoro o mito e Isis e Osiris, muito romântico, mais sobre as mumificações, sempre achei impressionante os egípcios não darem importância ao cérebro e sim ao coração.

    1. Olá Anny, tudo bom? É um mito lindo e que teve muitas versões ao longo da civilização egípcia. A questão do coração(ib) é bem complexa e há diversas teorias dos mais renomados autores sobre o tema. Posso te indicar alguns livros que abordam com mais profundidade a mumificação . Até mais.

        1. Olá Anny, tudo bom? Segue algumas indicações:

          1º Esse aqui te dará uma boa base sobre a mitologia de forma geral: REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010

          2º BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2004.

          3º – BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

  17. Olá,

    Li uma versão dessa história em um livro didático na qual Isis engravida após a mumificação de Osiris. Pode me dizer qual versão é a mais comum?

    1. Olá Elaine, tudo bom? Ambas estão corretas. São apenas variações do mesmo Mito e não há uma precisão de qual seria mais popular já que o contexto é o mesmo. Até mais.

  18. boa tarde !!! minha professora de historia esta estudando esse mito com minha turna e eu gostaria de saber em que ano isso aconteceu? por favor me responda eu ficaria muito grata bjs s2

    1. Olá Raiane Ferreira, tudo bom? Muito legal a iniciativa da sua professora! O mito de Osíris, remonta ao tempo dos textos das pirâmides, por volta de 2400 a.C. Até mais.

    1. Olá Gabi, tudo bom? Então, não sou roteirista e acredito que só alguém na área poderia transformar esse texto em uma peça. Até mais.

  19. Caro colega:
    Poderia me responder a uma questão que me intrigou: por que o corpo de Osiris foi dividido em 14 pedaços?
    Amaro

    1. Olá Amaro Flores, tudo bom? Esse número era simbólico. O 14 segundo alguns historiadores estava ligado com o ciclo da Lua. Em alguns textos o número 14 aparece como sendo 42 pedaços (simbolizando os nomos antes da unificação do Egito). Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.

  20. Um Jesus no Egito? Um Messias antes de chegar á Israel? Sombras projetadas é paralelos não casuais?
    Por que transformaram O Egito em um Israel escatológico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo