Museu Nacional/UFRJ promove curso sobre a civilização egípcia..

Há aproximadamente 5 mil anos, o Vale do Nilo, testemunhou o desenvolvimento de uma das civilizações mais importantes da história da humanidade. A singularidade da vida às margens do Nilo originou uma sociedade sem igual. Sua escrita, suas formas artísticas, as suas crenças no Mundo Divino, habitado por uma multidão de deuses formam um todo indissociável tão característico da cultura faraônica. Além da documentação textual o objetivo desse curso é utilizar o acervo egípcio do Museu Nacional, único no país, para revelar como os recursos naturais e as técnicas somadas às estruturas sociais e políticas, motivados por um conjunto de crenças em uma visão singular do mundo, constituíram a dinâmica do desenvolvimento da civilização egípcia.

 

 
Programação:

I. A VIDA ÀS MARGENS DO NILO

II. DEUSES E MITOS: O SAGRADO NO EGITO ANTIGO

III. O FARAÓ E A SACRALIZAÇÃO DO PODER

IV. A ARTE A SERVIÇO DO SAGRADO E DO DIVINO

V- CRENÇAS E PRÁTICAS FUNERÁRIAS


Horário de 13h às 16h;
Período de aulas: 03, 10, 17, 24 e 31 de março de 2012.
Carga Horária: 15 horas
Preço: R$ 60,00

Início das inscrições: 25/01/2012. O formulário para inscrição estará disponível nesta página a partir da data acima e deverá ser encaminhado ao e-mail: coordextmn@mn.ufrj.br

Vagas Limitadas

Contato:
E-mail: coordextmn@mn.ufrj.br / Tel.: 2562-6917 (Museu Nacional)


Fonte: http://www.museunacional.ufrj.br/MuseuNacional/eventos/egito.html

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.